10 erros para não cometer na redação do Enem!

10 erros para não cometer na redação do Enem!

11 julho, 2017

Saber o que não fazer pode ser uma grande ajuda quando as dúvidas batem na hora da prova.

Ao contrário do que muitos colegas podem dizer, escrever bem é um grande desafio e perder pontos com erros primários, pode te fazer perder ainda mais pontos na sua redação. Então, pra você ficar esperto, a gente tem 10 dicas do que você não deve fazer na sua redação. As orientações são do professor Wilson Rochenbach. Confira!

01. Não fale com o leitor da redação como se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.” Nunca escreva “ditando regras”, você precisa conquistar o leitor com argumentos.

02. Não use ditados populares, eles empobrecem seu texto. Seja criativo e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo “lugar comum”. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas.

03. Não escreva com letras grandes apenas com o intuito de ocupar linhas. Isso será notado pelo corretor e só te fará perder pontos. Observe o limite mínimo e o máximo de linhas a serem escritas e trabalhe dentro das regras.

04. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”; “Todos os políticos são corruptos”. Argumentos assim não têm consistência. Também existem pessoas que obedecem às leis de trânsito e políticos honestos.

05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta

06. Não confunda o significado das conjunções.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência imperdoável na sua redação.

07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos “que, quem, o qual” (e flexões), “cujo”. Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: “A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…”.

08. Deixe o “internetês” para a internet. Não use “vc”, “tbm”, ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.  É só manter a atenção e revisar seu texto para não escorregar nesses erros básicos.

Aproveitando nossa dicas, se você está se preparando para o vestibular e o Enem e ainda não conhece o primeiro pré-vestibular por matérias isoladas de Curitiba, essa é uma ótima oportunidade de conhecer um pré-vestibular onde você pode montar a sua grade para complementar e ter um maior enfoque nos seus estudos e na sua área! Vem ver!

09. Jamais “encha linguiça” na sua redação. Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.

10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeite os direitos humanos

Curtiu essa informaçãoCompartilhe com seus amigos!

Fonte: Conteúdo de blogdoenem

Ah, e aproveite que tem e-book novo na área! Você baixa mais altas dicas super importantes para o seu sucesso no vestibular, aqui embaixo!

20 de julho de 2017

Como conseguir melhores resultados com concretagem submersa

Confira como o concreto deve ser utilizado em ambientes subaquáticos!A construção de pontes, barragens ou outras estruturas localizadas parcial ou totalmente dentro da água(...)

19 de julho de 2017

5 pontos essenciais para elaborar um projeto de fundação

Um bom projeto de fundação é essencial para a construção de qualquer tipo de edificação, justamente porque tudo irá depender dessa fundaç(...)

18 de julho de 2017

13 blogs para quem está estudando para o vestibular

Com uma linguagem fácil e rápida, os blogs são ótimas ferramentas para tirar dúvidas e ter aquela ajuda extra na hora de estudar.Porque os estudantes têm cada (...)

17 de julho de 2017

Estruturas de concreto protendido: fatos que você precisa conhecer

Se você quer trabalhar com o material, precisa saber de alguns fatos básicos para se sair bem na sua construção. Vem conferir eles com a gente!Antes de falar sobre o assunto(...)

13 de julho de 2017

6 etapas para aplicar uma bela gestão em construção de estradas

A gestão da construção de estradas é um trabalho que inicia bem antes das ações nos canteiros de obras. E você confere tudo o que ela agrega ao projeto,(...)

06 de julho de 2017

Lona de concreto: a tecnologia que você precisa conhecer!

Já pensou em incrementar a sua construção com uma... Lona de Concreto? Material fundamental para a maioria dos projetos de construção civil, o concreto tamb&eac(...)