10 erros para não cometer na redação do Enem!

10 erros para não cometer na redação do Enem!

11 julho, 2017

Saber o que não fazer pode ser uma grande ajuda quando as dúvidas batem na hora da prova.

Ao contrário do que muitos colegas podem dizer, escrever bem é um grande desafio e perder pontos com erros primários, pode te fazer perder ainda mais pontos na sua redação. Então, pra você ficar esperto, a gente tem 10 dicas do que você não deve fazer na sua redação. As orientações são do professor Wilson Rochenbach. Confira!

01. Não fale com o leitor da redação como se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.” Nunca escreva “ditando regras”, você precisa conquistar o leitor com argumentos.

02. Não use ditados populares, eles empobrecem seu texto. Seja criativo e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo “lugar comum”. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas.

03. Não escreva com letras grandes apenas com o intuito de ocupar linhas. Isso será notado pelo corretor e só te fará perder pontos. Observe o limite mínimo e o máximo de linhas a serem escritas e trabalhe dentro das regras.

04. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”; “Todos os políticos são corruptos”. Argumentos assim não têm consistência. Também existem pessoas que obedecem às leis de trânsito e políticos honestos.

05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta

06. Não confunda o significado das conjunções.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência imperdoável na sua redação.

07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos “que, quem, o qual” (e flexões), “cujo”. Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: “A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…”.

08. Deixe o “internetês” para a internet. Não use “vc”, “tbm”, ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.  É só manter a atenção e revisar seu texto para não escorregar nesses erros básicos.

Aproveitando nossa dicas, se você está se preparando para o vestibular e o Enem e ainda não conhece o primeiro pré-vestibular por matérias isoladas de Curitiba, essa é uma ótima oportunidade de conhecer um pré-vestibular onde você pode montar a sua grade para complementar e ter um maior enfoque nos seus estudos e na sua área! Vem ver!

09. Jamais “encha linguiça” na sua redação. Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.

10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeite os direitos humanos

Curtiu essa informaçãoCompartilhe com seus amigos!

Fonte: Conteúdo de blogdoenem

Ah, e aproveite que tem e-book novo na área! Você baixa mais altas dicas super importantes para o seu sucesso no vestibular, aqui embaixo!

22 de setembro de 2017

5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidade só aumenta e para alcança-la, uma da(...)

21 de setembro de 2017

O uso do solo cimento

O que é solo cimento? É um material alternativo de baixo custo que é gerado a partir das misturas de solo, cimento e pouca água, após esse processo, o solo-cimento s(...)

19 de setembro de 2017

5 aplicativos: praticidade para os Engenheiros

Se você está buscando praticidade para o seu dia a dia na Engenharia, confira uma lista com 5 aplicativos que podem simplificar seus problemas:AutoCAD 360 Você poderá te(...)

15 de setembro de 2017
Conteúdo Especializado

Segurança nas alturas: sistemas de proteção

Saiba como manter sua obra seguraO Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) possui soluções que s&ati(...)

14 de setembro de 2017

3 maneiras de fazer uma construção sustentável

Saiba como deixar sua construção sustentávelA sustentabilidade é o desenvolvimento que supre as necessidades do meio atual, podendo também, atender as geraç&o(...)

29 de agosto de 2017
Conteúdo Especializado

5 maneiras de avaliarem a sua redação no Enem!

Conheça quais são os critérios de avaliação das provas de redação para o Enem e se prepare para a sua! Para o Enem 2016 o Ministério da Edu(...)