10 erros para não cometer na redação do Enem!

10 erros para não cometer na redação do Enem!

11 julho, 2017

Saber o que não fazer pode ser uma grande ajuda quando as dúvidas batem na hora da prova.

Ao contrário do que muitos colegas podem dizer, escrever bem é um grande desafio e perder pontos com erros primários, pode te fazer perder ainda mais pontos na sua redação. Então, pra você ficar esperto, a gente tem 10 dicas do que você não deve fazer na sua redação. As orientações são do professor Wilson Rochenbach. Confira!

01. Não fale com o leitor da redação como se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.” Nunca escreva “ditando regras”, você precisa conquistar o leitor com argumentos.

02. Não use ditados populares, eles empobrecem seu texto. Seja criativo e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo “lugar comum”. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas.

03. Não escreva com letras grandes apenas com o intuito de ocupar linhas. Isso será notado pelo corretor e só te fará perder pontos. Observe o limite mínimo e o máximo de linhas a serem escritas e trabalhe dentro das regras.

04. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”; “Todos os políticos são corruptos”. Argumentos assim não têm consistência. Também existem pessoas que obedecem às leis de trânsito e políticos honestos.

05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta

06. Não confunda o significado das conjunções.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência imperdoável na sua redação.

07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos “que, quem, o qual” (e flexões), “cujo”. Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: “A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…”.

08. Deixe o “internetês” para a internet. Não use “vc”, “tbm”, ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.  É só manter a atenção e revisar seu texto para não escorregar nesses erros básicos.

Aproveitando nossa dicas, se você está se preparando para o vestibular e o Enem e ainda não conhece o primeiro pré-vestibular por matérias isoladas de Curitiba, essa é uma ótima oportunidade de conhecer um pré-vestibular onde você pode montar a sua grade para complementar e ter um maior enfoque nos seus estudos e na sua área! Vem ver!

09. Jamais “encha linguiça” na sua redação. Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.

10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeite os direitos humanos

Curtiu essa informaçãoCompartilhe com seus amigos!

Fonte: Conteúdo de blogdoenem

Ah, e aproveite que tem e-book novo na área! Você baixa mais altas dicas super importantes para o seu sucesso no vestibular, aqui embaixo!

17 de novembro de 2017

Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)

16 de novembro de 2017

5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

14 de novembro de 2017

O que você precisa saber sobre concreto compactado a rolo ou rollcrete

No final do século XIX – por volta da década de 1890 – nos Estados Unidos, começou a ser utilizada uma nova tecnologia em concreto, especial para bases de pavimen(...)

09 de novembro de 2017
Conteúdo Especializado

As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

07 de novembro de 2017

Problemas com manifestações patológicas? Então vem ler!

O que são as Patologias nas Obras Civis? Como posso me prevenir desses incômodos? Essas dúvidas e outras a gente te explica agora!  A Patologia é o estudo de doen&(...)

06 de novembro de 2017

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)