Entre em contato conosco

5 Dicas para passar no vestibular - Parte 1

  • 5 Dicas para passar no vestibular - Parte 1

5 Dicas para passar no vestibular - Parte 1

08 agosto, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A matéria dessa semana traz dicas super importantes para você passar no vestibular!


Hoje você confere 5 dicas infalíveis para passar no vestibular, e na semana que vem, confere mais delas na segunda parte dessa matéria. Aproveita muito! O conteúdo é do mundovestibular!


1. Descubra o seu estilo de aprender

Saber mais sobre você mesmo ajuda muito na hora de se preparar para o exame. Descobrir de que jeito você aprende melhor economiza tempo e energia!

Algumas pessoas fixam melhor a matéria desenhando esquemas, outras precisam ler tudo em voz alta ou resolver exercícios para depois consultar a matéria. Nós não aprendemos de um jeito só, mas é preciso conhecer as preferências do seu cérebro para escolher, por exemplo, entre começar o estudo com uma ficha de resumo ou um simulado

Descubra qual é seu estilo de aprender e manda ver!


2. Faça um reconhecimento do terreno

Todo mundo tem a faculdade dos sonhos não é? E se é pra lá que você quer ir, é preciso conhecer muito bem como ela escolhe seus futuros alunos. A melhor maneira de fazer isso é analisar as questões do vestibular dos anos anteriores.

Procure os cadernos de prova e gabaritos dos três últimos anos - normalmente eles são publicados no site da própria universidade. Reproduza a mesma situação dos dias de prova, com o tempo certo exigido para a resolução das questões, água e algum lanche e apenas o material permitido na hora da prova. Depois de resolver tudo, confira o gabarito, anote o que teve dificuldade e reforce essa matéria até compreender aquilo que você não acertou. 

Depois analise o tipo de questão, se tem "pegadinha" e qual a proporção de questões fáceis, médias e difíceis de toda a prova. Isso não te faz conhecer a prova do próximo ano, mas deixa você mais tranquilo e preparado para o que está por vir.


3. Mude seu status pra off-line (só na hora de estudar!)

Na hora da prova, você não vai poder usar o celular, o computador, a calculadora ou qualquer tipo de ajuda. Na sua rotina de estudos, inclua uns momentos completamente desligado de aparelhos eletrônicos, internet, redes sociais, música, celular, calculadora.

Além de ajudar na concentração, resolver questões sozinho treina o raciocínio e a agilidade, como fazer contas de matemática sem a calculadora do celular!

 

Quer mais uma dica inovadora? Vem conhecer o primeiro Pré-Vestibular por matérias Isoladas de Curitiba, com uma grade específica para você se aprofundar nas áreas que mais precisa! É só no IDD.


4. Corpo cansado não aprende

Cuide do corpo e da mente para aguentar a maratona de estudos, ou seja, não vire a noite e não viva a base de café, refrigerante e energético. Você jamais deve esquecer de: dormir, comer e se mexer.

Dormir: estabeleça uma rotina de quantidade e qualidade de sono, com hora para dormir e acordar, respeitando os seus limites. Algumas pessoas precisam de 8 horas de sono para ter um descanso completo, outras de 5 horas. Descubra a sua quantidade ideal de sono.

Mantenha essa rotina até nos fins de semana. O contrário pode afetar o seu raciocínio, a sua concentração e a sua memória no dia seguinte. Além de que, pesquisas indicam que o organismo pode levar até 10 dias de sono normal para se recuperar de uma noite em claro!

Comer: sem excessos ou privações. Prefira os alimentos naturais aos industrializados e procure comer frutas, verduras e legumes. Eles fornecem as vitaminas que o seu cérebro vai consumir para resolver aqueles exercícios todos!

Evite o excesso de cafeína, principalmente à noite, e tome muito cuidado com os doces e chocolates em excesso. Eles dão a sensação de aumento de pique num primeiro momento, mas em seguida a glicose cai, fazendo com que você entre consuma mais e mais doces ou, dependendo do organismo, sinta-se fraco e até mesmo tenha desmaios. Vai ficar fora de casa muitas horas com aulas no cursinho? Carregue sempre um lanche leve e saudável na mochila.

Mexer: faça o possível pra encaixar uma academia ou o futebol com os amigos nesse período! Uma caminhada, natação ou passeio de bicicleta também ajudam a desestressar a mente e oxigenar o corpo.

Faça também pequenos intervalos nas horas de estudo para se mexer. Levante da cadeira, alongue a coluna, os braços e pulsos, relaxe os ombros e respire! Faça isso a cada 45 minutos, aproximadamente. Se estiver no cursinho, aproveite os intervalos para caminhar pela sala, esticar as pernas, dar uma volta pelo corredor. A tensão nos ombros e pescoço pode prejudicar o fluxo de sangue e, consequentemente, a oxigenação do cérebro, tudo o que você não quer quando está estudando!


5. Deixe a procrastinação pra depois

Deixar para a última hora é um verdadeiro tiro no pé para o vestibulando. Se você tem a tendência de arrumar desculpas para não seguir seu plano de estudo, invente técnicas suas que ajudam a manter o foco, como a Técnica do Intervalo, estudando, por exemplo, por dez minutos e descansando dois (comece assim e depois você pode ir aumentando o seu tempo de estudo, mas mantendo os dois de descanso!).


Ah, e aproveite que tem e-book novo na área! Você baixa mais altas dicas super importantes para o seu sucesso no vestibular, aqui embaixo!

Curtiu essa informaçãoCompartilhe com seus amigos!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Conteúdo de mundovestibular

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 17 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

    1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)

  • 16 de novembro de 2017
    Por: Instituto IDD

    5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

    O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

  • 06 de novembro de 2017
    Por: Instituto IDD

    Iniciando minha vida profissional! Parte 2

    Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)

  • 01 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    10 motivos para você nunca deixar de fazer a manutenção das suas obras!

    O planejamento das manutenções de uma Construção Civil traz muitos ganhos, deve ser implementado sempre! A construtora aumenta seu grau de confiança nas máqui(...)

  • 27 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 2

    Agora você confere a segunda parte da lista dos softwares de Engenharia!AUTOCAD CIVIL 3DO AutoCAD Civil 3D é também fornecido pela AutoDesk, seu foco é a criaçã(...)

  • 23 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    Iniciando minha vida profissional! Parte 1

    Você é estudante de Engenharia Civil e quer muito começar a atuar no mercado? Então confere algumas vagas que separamos especialmente para você!ATIVIDADES: Trabal(...)

  • 20 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 1

    Aqui vai uma lista para você que está iniciando sua carreira profissional ou que deseja conhecer um pouco mais do mundo da Engenharia!AutoCAD É um dos softwares tipo CAD mais (...)

  • 17 de outubro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

    De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

  • 22 de setembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

    As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidade só aumenta e para alcança-la, uma da(...)

  • 19 de setembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    5 aplicativos: praticidade para os Engenheiros

    Se você está buscando praticidade para o seu dia a dia na Engenharia, confira uma lista com 5 aplicativos que podem simplificar seus problemas:AutoCAD 360 Você poderá te(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
17 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)

16 de novembro de 2017
Por: Instituto IDD

5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

14 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que você precisa saber sobre concreto compactado a rolo ou rollcrete

No final do século XIX – por volta da década de 1890 – nos Estados Unidos, começou a ser utilizada uma nova tecnologia em concreto, especial para bases de pavimen(...)

09 de novembro de 2017
Conteúdo Especializado
Por: Instituto IDD

As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

07 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Problemas com manifestações patológicas? Então vem ler!

O que são as Patologias nas Obras Civis? Como posso me prevenir desses incômodos? Essas dúvidas e outras a gente te explica agora!  A Patologia é o estudo de doen&(...)

06 de novembro de 2017
Por: Instituto IDD

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)