5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

22 setembro, 2017

As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidadeaumenta e para alcança-la, uma das estratégias mais eficazes é a redução do número de etapas que diminuem prazos de execução da obra.

Quais são esses materiais? Alvenaria estrutural com blocos, laje colaborante, concreto polido, RDM e painéis de EPS.

BLOCOS ESTRUTURAIS

São utilizados no levantamento de alvenaria estrutural, ou seja, além de materializarem paredes que dividem e vedam espaços, também resistem a cargas verticais e horizontais. Comparado ao concreto armado, a execução elimina etapas construtivas como escoramento, fôrma, lançamento de concreto, período de cura e reescoramentos. A economia em prazo e orçamento gerada por esse processo dependerá da qualidade do projeto, da organização do canteiro e da eficiência da mão de obra.

STEEL DECK

Utilizado para execução de lajes, o steel deck é um sistema composto por chapas de aço perfiladas que atuam como fôrma durante a concretagem e como armadura positiva após a cura do material. Sua aplicação reduz e até elimina a necessidade de escoras, liberando o pavimento inferior para outras operações.

CONCRETO POLIDO

Tipo de piso industrial cuja execução elimina as etapas de contrapiso, piso, argamassa e rejunte. É mais indicada para projetos residenciais, pode economizar R$ 80,00 por m² — considerando a soma aproximada de gastos com as etapas evitadas — e, em questão de prazo, economiza cerca 9 dias a cada 100m². O trabalho resume-se à concretagem da laje e ao serviço de polimento do material. Estima-se que, em uma área de 100 m², é possível fazer a primeira etapa em até 10 dias e o polimento em um único.

REVESTIMENTO DECORATIVO MONOCAMADA

Também conhecido pela sigla RDM, o revestimento decorativo monocamada é uma solução pigmentada pronta para receber acabamento. Sua aplicação cumpre as mesmas funções do revestimento tradicional, conferindo regularização, estanqueidade e acabamento à parede. Seu uso elimina a necessidade de chapisco, emboço e reboco. A arquiteta Christina de Castro Mello diz ‘’A vantagem é que o RDM já é um material impermeabilizante e já tem cor.’’ A aplicação desse material pode ser feita tanto por projeção mecânica ou manualmente.

PAINÉIS DE EPS

Fabricados em poliestireno expandido (EPS), os painéis são revestidos por chapas de aço e podem substituir a alvenaria de vedação e estrutural. Sua instalação é feita por meio do aparafusamento nas extremidades — processo que, além de ágil, também simplifica substituições. Com o uso do EPS no lugar da alvenaria, é possível eliminar a necessidade de baldrames, reboco e assentamento.

Fonte: aecweb
Imagens: faculdade asahabitissimo, soluções industriais

• 17 de outubro de 2017

A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

• 19 de setembro de 2017

5 aplicativos: praticidade para os Engenheiros

Se você está buscando praticidade para o seu dia a dia na Engenharia, confira uma lista com 5 aplicativos que podem simplificar seus problemas:AutoCAD 360 Você poderá te(...)

• 29 de agosto de 2017
    Conteúdo Especializado

5 maneiras de avaliarem a sua redação no Enem!

Conheça quais são os critérios de avaliação das provas de redação para o Enem e se prepare para a sua! Para o Enem 2016 o Ministério da Edu(...)

• 23 de agosto de 2017

3 dicas para erros comuns que você pode cometer no orçamento de obras

Confira como evitar erros comuns e bem fáceis de cometer durante o orçamento da sua obra.Grandes erros ou pequenas distorções em qualquer documento de um projeto de obra po(...)

• 15 de agosto de 2017

Mais 5 Dicas para passar no vestibular - Parte 2

A matéria dessa semana traz mais dicas super importantes para você passar no vestibular!Hoje você confere mais 5 dicas infalíveis para passar no vestibular! Vem com a gente. (...)

• 10 de agosto de 2017

Novo sistema construtivo é barateza e reduz em 50% o tempo de uma construção!

Vem conhecer a inovação em sistemas de blocos de concreto.Em meio ao desenvolvimento atual, o setor da construção civil também vem buscando novas possibilidades e en(...)

• 08 de agosto de 2017

5 Dicas para passar no vestibular - Parte 1

A matéria dessa semana traz dicas super importantes para você passar no vestibular!Hoje você confere 5 dicas infalíveis para passar no vestibular, e na semana que vem, confer(...)

• 07 de agosto de 2017

O que saber para escolher o tipo de barragem ideal?

Existem vários tipos de barragens e você precisa entender suas diferenças e desafios para saber lidar com cada um deles.Barragens podem ser construídas de forma natural ou a(...)

• 19 de julho de 2017

5 pontos essenciais para elaborar um projeto de fundação

Um bom projeto de fundação é essencial para a construção de qualquer tipo de edificação, justamente porque tudo irá depender dessa fundaç(...)