5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

22 setembro, 2017

As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidadeaumenta e para alcança-la, uma das estratégias mais eficazes é a redução do número de etapas que diminuem prazos de execução da obra.

Quais são esses materiais? Alvenaria estrutural com blocos, laje colaborante, concreto polido, RDM e painéis de EPS.

BLOCOS ESTRUTURAIS

São utilizados no levantamento de alvenaria estrutural, ou seja, além de materializarem paredes que dividem e vedam espaços, também resistem a cargas verticais e horizontais. Comparado ao concreto armado, a execução elimina etapas construtivas como escoramento, fôrma, lançamento de concreto, período de cura e reescoramentos. A economia em prazo e orçamento gerada por esse processo dependerá da qualidade do projeto, da organização do canteiro e da eficiência da mão de obra.

STEEL DECK

Utilizado para execução de lajes, o steel deck é um sistema composto por chapas de aço perfiladas que atuam como fôrma durante a concretagem e como armadura positiva após a cura do material. Sua aplicação reduz e até elimina a necessidade de escoras, liberando o pavimento inferior para outras operações.

CONCRETO POLIDO

Tipo de piso industrial cuja execução elimina as etapas de contrapiso, piso, argamassa e rejunte. É mais indicada para projetos residenciais, pode economizar R$ 80,00 por m² — considerando a soma aproximada de gastos com as etapas evitadas — e, em questão de prazo, economiza cerca 9 dias a cada 100m². O trabalho resume-se à concretagem da laje e ao serviço de polimento do material. Estima-se que, em uma área de 100 m², é possível fazer a primeira etapa em até 10 dias e o polimento em um único.

REVESTIMENTO DECORATIVO MONOCAMADA

Também conhecido pela sigla RDM, o revestimento decorativo monocamada é uma solução pigmentada pronta para receber acabamento. Sua aplicação cumpre as mesmas funções do revestimento tradicional, conferindo regularização, estanqueidade e acabamento à parede. Seu uso elimina a necessidade de chapisco, emboço e reboco. A arquiteta Christina de Castro Mello diz ‘’A vantagem é que o RDM já é um material impermeabilizante e já tem cor.’’ A aplicação desse material pode ser feita tanto por projeção mecânica ou manualmente.

PAINÉIS DE EPS

Fabricados em poliestireno expandido (EPS), os painéis são revestidos por chapas de aço e podem substituir a alvenaria de vedação e estrutural. Sua instalação é feita por meio do aparafusamento nas extremidades — processo que, além de ágil, também simplifica substituições. Com o uso do EPS no lugar da alvenaria, é possível eliminar a necessidade de baldrames, reboco e assentamento.

Fonte: aecweb
Imagens: faculdade asahabitissimo, soluções industriais

12 de dezembro de 2017

Aprenda a especificar e executar pisos industriais

Hoje vamos te mostrar como especificar e executar os pisos industriais, pois todo projetista deve conhecer o tipo do terreno, as características da área, o nível da agressividade (...)

08 de dezembro de 2017
Gestão e Construção

3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

07 de dezembro de 2017

Conheça tudo sobre a laje protendida!

As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.A técnica de protensão(...)

05 de dezembro de 2017

Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

Aqui no Brasil foi desenvolvida uma tecnologia inovadora para o cimento: o tecnocimento. É visto no mercado um uso crescente desse novo material. Diferente do acabamento polimé(...)

01 de dezembro de 2017
Conteúdo Especializado

4 aplicativos incríveis para o dia a dia do Engenheiro!

Algumas ferramentas que antes só estavam disponíveis para computadores de mesa e calculadoras científicas, hoje podem ser instaladas em qualquer dispositivo.Confira: - P(...)

30 de novembro de 2017

Conheça o Holedeck: sistema de laje que economiza mais concreto

Você já conhece o Holedeck? É um sistema de lajes inovador que gasta 55% menos de concreto que aquele usado há tempos nas construções.  COMO FUN(...)