Entre em contato conosco

5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

  • 5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

22 setembro, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidadeaumenta e para alcança-la, uma das estratégias mais eficazes é a redução do número de etapas que diminuem prazos de execução da obra. 

Quais são esses materiais? Alvenaria estrutural com blocos, laje colaborante, concreto polido, RDM e painéis de EPS.

BLOCOS ESTRUTURAIS

São utilizados no levantamento de alvenaria estrutural, ou seja, além de materializarem paredes que dividem e vedam espaços, também resistem a cargas verticais e horizontais. Comparado ao concreto armado, a execução elimina etapas construtivas como escoramento, fôrma, lançamento de concreto, período de cura e reescoramentos. A economia em prazo e orçamento gerada por esse processo dependerá da qualidade do projeto, da organização do canteiro e da eficiência da mão de obra.

STEEL DECK

Utilizado para execução de lajes, o steel deck é um sistema composto por chapas de aço perfiladas que atuam como fôrma durante a concretagem e como armadura positiva após a cura do material. Sua aplicação reduz e até elimina a necessidade de escoras, liberando o pavimento inferior para outras operações.

CONCRETO POLIDO

Tipo de piso industrial cuja execução elimina as etapas de contrapiso, piso, argamassa e rejunte. É mais indicada para projetos residenciais, pode economizar R$ 80,00 por m² — considerando a soma aproximada de gastos com as etapas evitadas — e, em questão de prazo, economiza cerca 9 dias a cada 100m². O trabalho resume-se à concretagem da laje e ao serviço de polimento do material. Estima-se que, em uma área de 100 m², é possível fazer a primeira etapa em até 10 dias e o polimento em um único.

REVESTIMENTO DECORATIVO MONOCAMADA

Também conhecido pela sigla RDM, o revestimento decorativo monocamada é uma solução pigmentada pronta para receber acabamento. Sua aplicação cumpre as mesmas funções do revestimento tradicional, conferindo regularização, estanqueidade e acabamento à parede. Seu uso elimina a necessidade de chapisco, emboço e reboco. A arquiteta Christina de Castro Mello diz ‘’A vantagem é que o RDM já é um material impermeabilizante e já tem cor.’’ A aplicação desse material pode ser feita tanto por projeção mecânica ou manualmente.

PAINÉIS DE EPS

Fabricados em poliestireno expandido (EPS), os painéis são revestidos por chapas de aço e podem substituir a alvenaria de vedação e estrutural. Sua instalação é feita por meio do aparafusamento nas extremidades — processo que, além de ágil, também simplifica substituições. Com o uso do EPS no lugar da alvenaria, é possível eliminar a necessidade de baldrames, reboco e assentamento.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: aecweb
Imagens: faculdade asahabitissimo, soluções industriais

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 17 de outubro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

    De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

  • 19 de setembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    5 aplicativos: praticidade para os Engenheiros

    Se você está buscando praticidade para o seu dia a dia na Engenharia, confira uma lista com 5 aplicativos que podem simplificar seus problemas:AutoCAD 360 Você poderá te(...)

  • 29 de agosto de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    5 maneiras de avaliarem a sua redação no Enem!

    Conheça quais são os critérios de avaliação das provas de redação para o Enem e se prepare para a sua! Para o Enem 2016 o Ministério da Edu(...)

  • 23 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    3 dicas para erros comuns que você pode cometer no orçamento de obras

    Confira como evitar erros comuns e bem fáceis de cometer durante o orçamento da sua obra.Grandes erros ou pequenas distorções em qualquer documento de um projeto de obra po(...)

  • 15 de agosto de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    Mais 5 Dicas para passar no vestibular - Parte 2

    A matéria dessa semana traz mais dicas super importantes para você passar no vestibular!Hoje você confere mais 5 dicas infalíveis para passar no vestibular! Vem com a gente. (...)

  • 10 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Novo sistema construtivo é barateza e reduz em 50% o tempo de uma construção!

    Vem conhecer a inovação em sistemas de blocos de concreto.Em meio ao desenvolvimento atual, o setor da construção civil também vem buscando novas possibilidades e en(...)

  • 08 de agosto de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    5 Dicas para passar no vestibular - Parte 1

    A matéria dessa semana traz dicas super importantes para você passar no vestibular!Hoje você confere 5 dicas infalíveis para passar no vestibular, e na semana que vem, confer(...)

  • 07 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que saber para escolher o tipo de barragem ideal?

    Existem vários tipos de barragens e você precisa entender suas diferenças e desafios para saber lidar com cada um deles.Barragens podem ser construídas de forma natural ou a(...)

  • 19 de julho de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 pontos essenciais para elaborar um projeto de fundação

    Um bom projeto de fundação é essencial para a construção de qualquer tipo de edificação, justamente porque tudo irá depender dessa fundaç(...)

  • 18 de julho de 2017
    Novidades
    Por: Instituto IDD

    13 blogs para quem está estudando para o vestibular

    Com uma linguagem fácil e rápida, os blogs são ótimas ferramentas para tirar dúvidas e ter aquela ajuda extra na hora de estudar.Porque os estudantes têm cada (...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
17 de outubro de 2017
Conteúdo Especializado
Por: Instituto IDD

A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

16 de outubro de 2017
Por: Instituto IDD

Tipos de Demolição - A importância da especialização

TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA. A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, c&(...)

05 de outubro de 2017
Novidades
Por: Instituto IDD

O incrível concreto da Roma Antiga

Recentemente foi descoberta pelos cientistas a incrível resistência do concreto criado na Roma Antiga. Os pesquisadores conseguiram desvendar os componentes químicos que havia no m(...)

28 de setembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

Os aditivos para concretos são capazes de influenciar as proporções da mistura, garantindo redução de custos e baixa permeabilidade.Esses aditivos são adicion(...)

26 de setembro de 2017
Por: Instituto IDD

Concreto inflável: ideia inovadora

Do que é feito o concreto? É basicamente o resultado da mistura de cimento, água, areia e brita. Na hora de prepara-lo é necessária muita atenção e cui(...)

21 de setembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O uso do solo cimento

O que é solo cimento? É um material alternativo de baixo custo que é gerado a partir das misturas de solo, cimento e pouca água, após esse processo, o solo-cimento s(...)