Entre em contato conosco

6 dicas para melhorar o seu estudo no cursinho

  • 6 dicas para melhorar o seu estudo no cursinho

6 dicas para melhorar o seu estudo no cursinho

04 julho, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Vai uma ajudinha aí?


Você tomou a grande decisão de fazer um cursinho pré-vestibular, mesmo sabendo que o ano seria duro e de muito estudo. Infelizmente não existe fórmula para se dar bem nessa fase, mas especialistas colocam como palavras de ordem nessa fase, foco e organização.


Qual é o seu objetivo?

Liamar Fernandes, psicóloga e coach licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching, coloca que “antes de tudo, o vestibulando precisa ter claro o que ele quer e o que ele realmente gosta”. 

Por isso, defina seus objetivos, que tudo fica mais fácil!


Falando de rotina de estudos...

Quem disse que o aluno precisa se organizar e planejar uma rotina de estudos que deve durar o ano todo, foi o Alexandre Takata, coordenador pedagógico e professor de história do cursinho Henfil. Segundo ele, “O estudante tem que ser pontual. Deve ter horário para acordar, estudar e dormir. Além das aulas, deve pegar todas as matérias que vão cair nas provas e dividir pelos dias da semana e pelo tempo que terá disponível para estudar”.

Dentro de um plano de estudos para o ano, você pode selecionar as matérias pelo grau de dificuldade e montar um cronograma de forma que as mais difíceis venham primeiro e as mais fáceis, depois. A psicóloga Liamar ainda coloca que “Isso deve ser repetido diariamente e o vestibulando deve levar a sério o dia de estudo como se fosse um dia de trabalho.”


Mas distrações são tão boas!

É, a gente sabe que se atualizar nas redes sociais e distrair a cabeça jogando videogame são boas distrações e ao mesmo tempo, maneiras de se aprender. O importante aqui, é que essas atividades também estejam no cronograma da semana, e com tempo limitado. A coach Liamar Fernandes observa que boa parte dos vestibulandos com quem trabalha acaba desperdiçando horas em atividades como essas. Em certos momentos, elas serão boas atividades, mas você precisa ter consciência de que serão momentos mais breves. Pelo menos até o resultado positivo do vestibular!

O professor Takata também explica que seguir uma rotina facilita a preparação do corpo e da mente. Por isso quanto mais tempo o candidato passa sentado e concentrado nos estudos, mais resistência ele terá nos dias das provas reais.


Sobre família

A coordenadora pedagógica do cursinho da FEA-USP, Leticia Povala Li, também coloca que é muito importante buscar o apoio da família. Assim como buscar autocontrole e autoconhecimento são tarefas essenciais nessa época.

 

Pra finalizar, aqui vão, resumidas, as 6 dicas que vão te ajudar a melhorar o seu estudo e o seu desempenho durante o cursinho. Olha só!

1. Foque em seu objetivo sempre. Tenha claro o que realmente gosta e onde deseja chegar;

2. Defina horários para acordar, para estudar e para dormir. Seja pontual;

3. Tenha algumas fontes de energia para as aulas, como barrinha de cereal, bolacha e frutas;

4. Quanto mais tempo você se acostumar a ficar sentado e concentrado, mais fácil será enfrentar os dias de provas;

5. Frequente atividades extras oferecidas pelo cursinho ou por outras instituições. Aliás, se você ainda não conhece, precisa conhecer o pré-vestibular por matérias isoladas do IDD, um pré-vestibular onde você pode montar a sua grade para complementar e ter um maior enfoque nos seus estudos e na sua área!

6. Busque autocontrole e autoconhecimento no apoio da sua família e dos seus amigos;

7. Ninguém está falando que fazer cursinho é fácil, mas com foco, dedicação e organização, é uma fase como qualquer outra, e que irá passar com sucesso!

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Conteúdo de canaldoensino


Ah, e aproveite que tem e-book novo na área! Você baixa mais altas dicas super importantes para o seu sucesso no vestibular, aqui embaixo!

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
17 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)

16 de novembro de 2017
Por: Instituto IDD

5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

14 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que você precisa saber sobre concreto compactado a rolo ou rollcrete

No final do século XIX – por volta da década de 1890 – nos Estados Unidos, começou a ser utilizada uma nova tecnologia em concreto, especial para bases de pavimen(...)

09 de novembro de 2017
Conteúdo Especializado
Por: Instituto IDD

As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

07 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Problemas com manifestações patológicas? Então vem ler!

O que são as Patologias nas Obras Civis? Como posso me prevenir desses incômodos? Essas dúvidas e outras a gente te explica agora!  A Patologia é o estudo de doen&(...)

06 de novembro de 2017
Por: Instituto IDD

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)