Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

28 setembro, 2017

Os aditivos para concretos são capazes de influenciar as proporções da mistura, garantindo redução de custos e baixa permeabilidade.

Esses aditivos são adicionados à mistura entre cimento, água, areia e brita que oferecem características especiais ao concreto. Essas substâncias são capazes de alterar as propriedades do material no estado fresco e endurecido, ampliando as qualidades e minimizando desvantagens da mistura.

Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega, incorporadores de ar, entre outros. O preparo deste material pode ser feito em centrais ou nos canteiros de obras.

APLICAÇÕES ESPECIAIS

Os aditivos permitem aplicações que eram inviáveis através da mistura convencional, uma delas é o concreto projetado, muito utilizado em construções subterrâneas, os aditivos permitem uma secagem rápida ao concreto, facilita a aderência e dispensa o uso de fôrmas para conter o selamento da superfície.

Os aditivos utilizados nessa aplicação podem ser cloretos de cálcio, formiatos, trietanolaminas, silicatos e carbonatos, que aceleram o tempo de desenvolvimento de resistência e de pega do concreto.

Outra aplicação que os aditivos permitem é o concreto submerso, ficam em ambientes subaquáticos de água doce ou salgada. Os aditivos utilizados para esse tipo de concreto são os polímeros de celulose, antisegregantes, superplastificantes e redutores de água. As substâncias proporcionam maior coesão ao concreto, impedindo a dispersão dos grãos em contato com a água.

CONSUMO REDUZIDO

Aditivos redutores de água otimizam a trabalhabilidade do concreto e reduzem o consumo dos componentes do material.

Os aditivos superplastificantes reduzem em até 40% o conteúdo de água, otimizando a trabalhabilidade do concreto e facilitando a aplicação, enquanto os hiperplastificantes podem reduzir mais de 50% de água e requerem baixo conteúdo de cimento.

Já os plastificantes convencionais reduzem em 8% a quantidade de água, mantendo a trabalhabilidade e resistência da mistura, com limitação de dosagem para não interferir no início de pega do concreto.

CUSTO REDUZIDO

Os aditivos além de reduzirem os custos na etapa da construção, estendem a durabilidade do projeto que proporciona economia em longo prazo.

O concreto leve possui agregados de baixa massa específica  (menor que 2.000kg/m³) e permite reduzir a carga e aliviar esforços exigidos sobre as estruturas onde é aplicado.

PERMEABILIDADE REDUZIDA

O uso de aditivos que reduzem a relação água-cimento, como superplastificantes, hiperplastificantes e redutores de água, é possível fabricar o concreto impermeabilizante, esse tipo de concreto também pode ser feito com cristalizantes à base de silicatos e polímeros acrílicos.

Fonte: aecweb
Imagens: ecivil

12 de dezembro de 2017

Aprenda a especificar e executar pisos industriais

Hoje vamos te mostrar como especificar e executar os pisos industriais, pois todo projetista deve conhecer o tipo do terreno, as características da área, o nível da agressividade (...)

08 de dezembro de 2017
Gestão e Construção

3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

07 de dezembro de 2017

Conheça tudo sobre a laje protendida!

As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.A técnica de protensão(...)

05 de dezembro de 2017

Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

Aqui no Brasil foi desenvolvida uma tecnologia inovadora para o cimento: o tecnocimento. É visto no mercado um uso crescente desse novo material. Diferente do acabamento polimé(...)

01 de dezembro de 2017
Conteúdo Especializado

4 aplicativos incríveis para o dia a dia do Engenheiro!

Algumas ferramentas que antes só estavam disponíveis para computadores de mesa e calculadoras científicas, hoje podem ser instaladas em qualquer dispositivo.Confira: - P(...)

30 de novembro de 2017

Conheça o Holedeck: sistema de laje que economiza mais concreto

Você já conhece o Holedeck? É um sistema de lajes inovador que gasta 55% menos de concreto que aquele usado há tempos nas construções.  COMO FUN(...)