Entre em contato conosco

Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

  • Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

28 setembro, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Os aditivos para concretos são capazes de influenciar as proporções da mistura, garantindo redução de custos e baixa permeabilidade.

Esses aditivos são adicionados à mistura entre cimento, água, areia e brita que oferecem características especiais ao concreto. Essas substâncias são capazes de alterar as propriedades do material no estado fresco e endurecido, ampliando as qualidades e minimizando desvantagens da mistura.

Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega, incorporadores de ar, entre outros. O preparo deste material pode ser feito em centrais ou nos canteiros de obras.

APLICAÇÕES ESPECIAIS

Os aditivos permitem aplicações que eram inviáveis através da mistura convencional, uma delas é o concreto projetado, muito utilizado em construções subterrâneas, os aditivos permitem uma secagem rápida ao concreto, facilita a aderência e dispensa o uso de fôrmas para conter o selamento da superfície.

Os aditivos utilizados nessa aplicação podem ser cloretos de cálcio, formiatos, trietanolaminas, silicatos e carbonatos, que aceleram o tempo de desenvolvimento de resistência e de pega do concreto.

Outra aplicação que os aditivos permitem é o concreto submerso, ficam em ambientes subaquáticos de água doce ou salgada. Os aditivos utilizados para esse tipo de concreto são os polímeros de celulose, antisegregantes, superplastificantes e redutores de água. As substâncias proporcionam maior coesão ao concreto, impedindo a dispersão dos grãos em contato com a água.

 

 

CONSUMO REDUZIDO

Aditivos redutores de água otimizam a trabalhabilidade do concreto e reduzem o consumo dos componentes do material. 

Os aditivos superplastificantes reduzem em até 40% o conteúdo de água, otimizando a trabalhabilidade do concreto e facilitando a aplicação, enquanto os hiperplastificantes podem reduzir mais de 50% de água e requerem baixo conteúdo de cimento.

Já os plastificantes convencionais reduzem em 8% a quantidade de água, mantendo a trabalhabilidade e resistência da mistura, com limitação de dosagem para não interferir no início de pega do concreto.

CUSTO REDUZIDO

Os aditivos além de reduzirem os custos na etapa da construção, estendem a durabilidade do projeto que proporciona economia em longo prazo.

O concreto leve possui agregados de baixa massa específica  (menor que 2.000kg/m³) e permite reduzir a carga e aliviar esforços exigidos sobre as estruturas onde é aplicado.

PERMEABILIDADE REDUZIDA

O uso de aditivos que reduzem a relação água-cimento, como superplastificantes, hiperplastificantes e redutores de água, é possível fabricar o concreto impermeabilizante, esse tipo de concreto também pode ser feito com cristalizantes à base de silicatos e polímeros acrílicos.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: aecweb
Imagens: ecivil

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
17 de outubro de 2017
Conteúdo Especializado
Por: Instituto IDD

A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

16 de outubro de 2017
Por: Instituto IDD

Tipos de Demolição - A importância da especialização

TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA. A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, c&(...)

05 de outubro de 2017
Novidades
Por: Instituto IDD

O incrível concreto da Roma Antiga

Recentemente foi descoberta pelos cientistas a incrível resistência do concreto criado na Roma Antiga. Os pesquisadores conseguiram desvendar os componentes químicos que havia no m(...)

26 de setembro de 2017
Por: Instituto IDD

Concreto inflável: ideia inovadora

Do que é feito o concreto? É basicamente o resultado da mistura de cimento, água, areia e brita. Na hora de prepara-lo é necessária muita atenção e cui(...)

22 de setembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidade só aumenta e para alcança-la, uma da(...)

21 de setembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O uso do solo cimento

O que é solo cimento? É um material alternativo de baixo custo que é gerado a partir das misturas de solo, cimento e pouca água, após esse processo, o solo-cimento s(...)