As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

09 novembro, 2017

Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo!

1. ROLLING BRIDGE, Londres

O designer britânico Thomas Heatherwick, responsável por ter reprojetado o icônico ônibus de dois andares de Londres, é também o autor desta inusitada ponte, instalada em 2004 em Paddington Basin, um complexo de canais no oeste da cidade.

Uma série de cilindros hidráulicos permite que a estrutura se enrole sobre si mesma, como um caracol, dando acesso aos barcos que passam pelo local. E depois, se desenrole, estendendo a passagem aos pedestres.

2. HENDERSON WAVES, Cingapura

A mais alta ponte para pedestres em Cingapura foi construída para unir dois parques do sul da ilha. Inaugurada em 2008, foi projetada pelos escritórios de arquitetura IJP Corporation, do Reino Unido, e RSP, de Cingapura.

Sete reforços feitos em aço retorcido criam um aspecto ondulado ao longo dos 274 metros da ponte, oferecendo refúgios com bancos, onde os pedestres podem parar para se sentar.

3. HIGH TRESTLE TAIL BRIDGE, Estados Unidos

A ponte se estende por quase 800 metros, tem 40 metros de altura e se apoia sobre uma série de pilastras de concreto que ficaram conhecidas como "o Stonehenge de Iowa" quando a plataforma original foi removida.

O estúdio do designer americano David Dahlquist criou 41 quadrados de aço que foram posicionados em diferentes angulações ao longo da ponte para simular a visão que se tem de dentro de uma mina, em uma referência ao passado minerador da região.

4. PONTE DE LINGZIDI, China

A ponte de Lingzidi foi concluída em 2012 e projetada para facilitar o trânsito sobre o rio que passa perto do vilarejo de mesmo nome.

Uma curva liga dois níveis das margens do rio, permitindo que os moradores locais continuem usando o local para pescar, lavar roupa ou nadar. Outro ramal atravessa o rio, ligando o vilarejo a uma fazenda onde muitos trabalham.

5. PONTE MOISÉS, Holanda

Feita de madeira à prova d’água e com uma beirada quase nivelada com a superfície do rio, ela divide as águas para os pedestres passarem – daí seu nome inspirado na figura bíblica de Moisés.

A ponte é praticamente uma ilusão de óptica, pois é invisível à distância e se torna uma trincheira quando vista de cima. Mas a sensação de passar por ela é diferente de tudo o que já se experimentou.

6. FAN BRIDGE, Londres

Esta ponte tem sua base em uma das margens de um canal e se abre sobre ele como um leque, estendendo-se para os pedestres. O mecanismo conta com alavancas hidráulicas que dão a ela um aspecto de escultura em movimento.

Os autores do projeto são os escritórios britânicos de arquitetura e engenharia Knight Architects e AKT II. Para eles, "um design bonito e eficiente de uma ponte deveria satisfazer tanto a análise artística quanto científica".

7. MELKWEGBRIDGE, Holanda

A estrutura é, na realidade, formada por duas pontes. Uma é um arco que atinge 12 metros acima da superfície da água, permitindo a passagem de barcos e oferecendo aos pedestres uma vista panorâmica da cidade.

Já a plataforma inferior tem uma suave inclinação para dar acesso a cadeiras de rodas e bicicletas, e se abre ao meio quando um barco se aproxima. Segundo seus arquitetos, do estúdio holandês NEXT, a ponte é mais do que uma possibilidade de cruzar rapidamente o canal. "Ela própria já é uma atração", afirmam.

8. PONTE SIMONE DE BEAUVIOR, Paris

A Ponte Simone de Beauvoir, em Paris, foi inaugurada em 2006, e suas passarelas entrelaçadas permitem o acesso sobre o Sena por cima das movimentadas avenidas nas margens do rio.

Cinco passarelas ligam as diferentes alturas das margens, dando acesso ao um parque. No centro da ponte, uma área coberta oferece sombra e abrigo da chuva.

Você conhece mais alguma ponte incrível? Então deixa aqui nos comentários!

Fonte: BBC

17 de novembro de 2017

Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)

16 de novembro de 2017

5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

14 de novembro de 2017

O que você precisa saber sobre concreto compactado a rolo ou rollcrete

No final do século XIX – por volta da década de 1890 – nos Estados Unidos, começou a ser utilizada uma nova tecnologia em concreto, especial para bases de pavimen(...)

07 de novembro de 2017

Problemas com manifestações patológicas? Então vem ler!

O que são as Patologias nas Obras Civis? Como posso me prevenir desses incômodos? Essas dúvidas e outras a gente te explica agora!  A Patologia é o estudo de doen&(...)

06 de novembro de 2017

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)

01 de novembro de 2017

10 motivos para você nunca deixar de fazer a manutenção das suas obras!

O planejamento das manutenções de uma Construção Civil traz muitos ganhos, deve ser implementado sempre! A construtora aumenta seu grau de confiança nas máqui(...)