Entre em contato conosco

Concreto inflável: ideia inovadora

  • Concreto inflável: ideia inovadora

Concreto inflável: ideia inovadora

26 setembro, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Do que é feito o concreto? É basicamente o resultado da mistura de cimento, água, areia e brita. Na hora de prepara-lo é necessária muita atenção e cuidado ao colocar a quantidade de água, pois, é responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Caso a quantidade seja menor, a reação não ficará completa, e se for maior a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.

Como o concreto já é deriva de milhares de anos acabou passando por mudanças, e uma delas é o chamado ‘’concreto inflável’’.

O processo é denominado de ‘’Formação Pneumática de Concreto Endurecido (PFHC)’’ e foi inventado pelo Dr. Benjamin Kromoser e Prof. Johann Kollegger no Instituto de Engenharia Estrutural. A ideia é que se coloque uma almofada de ar embaixo e apoie-a com sistema de tendão de pós-tensão para transformar uma laje de concreto plana em uma concha de concreto curvo. O processo não se utiliza de mão de obra e materiais excessivos, o que resulta em significativa redução de custos.

 

Múltiplas cunhas em forma de placas de concreto são lançadas sobre uma superfície plana. Uma vez que o concreto é curado uma almofada de ar é colocada por baixo é o mesmo é inflado. Os tendões de pós-tensionamento circundam toda a superfície e adicionam tensão para evitar que as lajes deslizem.

 

 

O método simples e eficaz dará aos Engenheiros e Arquitetos a liberdade de realizar grandes edifícios com uma maior eficiência.

O processo de construção inflável é suscetível em várias implementações e modificações. Irá otimizar o tempo de obra e reduzir custos e mão de obra. Esse tipo de técnica provavelmente será muito utilizado na construção de viadutos, passagens de animais e diversos projetos arquitetônicos. O novo método já está patenteado e muitas empresas ferroviárias estão interessadas.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Engenharia é
Imagens: blog do pet civilinovação tecnológica

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
17 de outubro de 2017
Conteúdo Especializado
Por: Instituto IDD

A Irregularidade das 25 barragens no Brasil

De acordo com a agência, das 22.920 barragens identificadas em todo o Brasil, apenas 12.590 estão regularizadas,  o que significa que 45% de todas barragens identificadas no Brasil e(...)

16 de outubro de 2017
Por: Instituto IDD

Tipos de Demolição - A importância da especialização

TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA. A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, c&(...)

05 de outubro de 2017
Novidades
Por: Instituto IDD

O incrível concreto da Roma Antiga

Recentemente foi descoberta pelos cientistas a incrível resistência do concreto criado na Roma Antiga. Os pesquisadores conseguiram desvendar os componentes químicos que havia no m(...)

28 de setembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

Os aditivos para concretos são capazes de influenciar as proporções da mistura, garantindo redução de custos e baixa permeabilidade.Esses aditivos são adicion(...)

22 de setembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidade só aumenta e para alcança-la, uma da(...)

21 de setembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O uso do solo cimento

O que é solo cimento? É um material alternativo de baixo custo que é gerado a partir das misturas de solo, cimento e pouca água, após esse processo, o solo-cimento s(...)