Entre em contato conosco

Conheça tudo sobre a laje protendida!

  • Conheça tudo sobre a laje protendida!

Conheça tudo sobre a laje protendida!

07 dezembro, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.

A técnica de protensão alonga os cabos e cordoalhas da armadura por meio de uma ação externa com macacos hidráulicos, garante esforços de tração permanentes ao aço e maior compressão ao concreto.

 

 

VANTAGES E DESVANTAGENS

Como essas lajes vencem vãos maiores do que o concreto armado convencional com uma menor espessura, a laje protendida também reduz o peso próprio da estrutura. Além disso, a solução apresenta maior durabilidade.

“Como é feita de um concreto que fica permanentemente comprimido, praticamente não tem fissuras”, explica Mario Cesar de Araujo Abreu, consultor da Odebrecht Engenharia e Construção.

Porém, a execução da laje protendida exige maior cuidado, com mais monitoramento nas diversas fases da obra. Também são necessários equipamentos especiais e mão de obra qualificada, o que pode tornar a solução mais cara do que as lajes convencionais.

‘’As lajes protendidas são amplamente utilizadas em obras com grandes vãos livres entre apoios, como centros de distribuição, shopping centers etc. Todavia, nada impede seu emprego em qualquer tipo de obra’’, afirma o Engenheiro Civil Ercio Thomaz.

E você? Quer atuar nessa área também? A Pós-Graduação 2018 do Instituto IDD pode te ajudar! Venha aprender a dimensionar lajes protendidas, vigas protendidas, calcular pré-fabricados protendidos e muito mais! Corre fazer sua inscrição! 

 

 

MÉTODOS DE EXECUÇÃO

A concretagem da laje protendida é semelhante à de estruturas convencionais. O que muda são os preparativos para a execução da protensão, que podem ser feitos por meio de dois métodos.

No primeiro, os aços são posicionados na bancada e recebem a tração nos cabos antes do lançamento do concreto. Ao serem envolvidos pelo concreto, são retirados das bancadas para proporcionar tração ao concreto por fricção ao longo de todo o cabo.

Os valores de resistência à compressão do concreto utilizado na laje protendida, geralmente, superam 30 e 35 MPa. No entanto, o cálculo varia de acordo com o vão e o carregamento a que a estrutura estará submetida.

Você pode conferir no vídeo abaixo uma animação demonstrando como é o funcionamento das lajes protendidas.

 

 

COLABORAÇÃO TÉCNICA

Ercio Thomaz – Graduado em engenharia civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem mestrado e doutorado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do IPT.

Mario Cesar de Araujo Abreu – Formado pela Escola de Engenharia Mauá em 1976, trabalha em obras de construção pesada desde 1975. É consultor da Odebrecht Engenharia e Construção desde 2001. Especialista em projetos, planejamento e obras de infraestrutura.

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: AECweb
Vídeo: Engº Fabio Costa

 

 

 

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
12 de dezembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Aprenda a especificar e executar pisos industriais

Hoje vamos te mostrar como especificar e executar os pisos industriais, pois todo projetista deve conhecer o tipo do terreno, as características da área, o nível da agressividade (...)

08 de dezembro de 2017
Gestão e Construção
Por: Instituto IDD

3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

05 de dezembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

Aqui no Brasil foi desenvolvida uma tecnologia inovadora para o cimento: o tecnocimento. É visto no mercado um uso crescente desse novo material. Diferente do acabamento polimé(...)

01 de dezembro de 2017
Conteúdo Especializado
Por: Instituto IDD

4 aplicativos incríveis para o dia a dia do Engenheiro!

Algumas ferramentas que antes só estavam disponíveis para computadores de mesa e calculadoras científicas, hoje podem ser instaladas em qualquer dispositivo.Confira: - P(...)

30 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Conheça o Holedeck: sistema de laje que economiza mais concreto

Você já conhece o Holedeck? É um sistema de lajes inovador que gasta 55% menos de concreto que aquele usado há tempos nas construções.  COMO FUN(...)

24 de novembro de 2017
Conteúdo Especializado
Por: Instituto IDD

34 fórmulas e funções do Excel que você deve saber!

Um dos softwares que o Engenheiro precisa conhecer certamente é o Excel! Então separamos para vocês algumas fórmulas e funções importantes, confira abaixo:&nbs(...)