Entre em contato conosco

Estruturas de concreto protendido: fatos que você precisa conhecer

  • Estruturas de concreto protendido: fatos que você precisa conhecer

Estruturas de concreto protendido: fatos que você precisa conhecer

17 julho, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Se você quer trabalhar com o material, precisa saber de alguns fatos básicos para se sair bem na sua construção. Vem conferir eles com a gente!


Antes de falar sobre o assunto de hoje, que é o concreto protendido, precisamos falar sobre duas propriedades mecânicas bastante importantes para o controle de qualidade do concreto.

A primeira delas é a resistência à compressão, chamada “fck”. Em geral, o concreto tem boa resistência à compressão, o que significa que ele é capaz de resistir aos esforços de compressão (encurtamento) aos quais a estrutura é submetida, como peso próprio, vento, sobrecarga de utilização, terremotos e outras cargas que podem causar deformações na estrutura. A segunda é a resistência do concreto à tração, que é pequena e imprecisa se comparada à de compressão. Isso quer dizer que o material resiste pouco aos esforços de tração, que são as forças de alongamento que podem romper a estrutura.

É aqui que entra a protensão, técnica empregada para aumentar a resistência do concreto à tração e melhorar o seu comportamento. Significa “incrementar” uma compressão a mais no concreto, por meio de cabos de aço, de forma que material tenha maior capacidade de resistir aos esforços de tração. Um exemplo clássico encontrado na literatura é o seguinte: imagine um conjunto de livros dispostos lado a lado. Para movimentá-los, é preciso exercer uma força de compressão nesse conjunto, ou seja, apertar um livro contra o outro, para que o atrito na capa equilibre os seus pesos. Com o concreto protendido é a mesma coisa.


Fazer protensão

A protensão pode ser aplicada através de duas técnicas.

A primeira delas aplica a protensão antes da concretagem (a chamada pré-tração ou pré-tensão). Em estruturas pré-fabricadas, o processo é feito pela pré-tração, na maioria das vezes.

A segunda, conhecida como pós-tensão ou pós-tração, é a técnica empregada depois da concretagem. É o que acontece na construção de pontes e viadutos, por exemplo.

 

Se você quer investir e se aperfeiçoar na área, precisa aproveitar oportunidades como a que o IDD oferece nesse segundo semestre, com o curso de pós-graduação em Estruturas Protendidas, em Curitiba! Vem saber mais de como impulsionar a sua carreira na área da protensão.


Maiores vantagens

O concreto protendido é amplamente utilizado no Brasil na construção de pontes e viadutos com vãos superiores a 20 metros, reservatórios, plataformas marítimas de exploração de petróleo e gás etc. Entre as vantagens da tecnologia, destacam-se:

1. Menos fissuras e deformações

Com a aplicação da técnica da protensão, o risco de fissuras é menor. As deformações também são controladas ou eliminadas, o que diminui as chances de trincas em alvenarias, por exemplo.

2. Vãos maiores

Outra vantagem, em comparação ao concreto armado convencional, é a oportunidade de vencer vãos maiores em uma mesma seção de viga ou laje. A ponte Rio-Niterói, que liga as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, é considerada até hoje a maior ponte de concreto protendido do hemisfério Sul.

3. Maior liberdade de layout

A técnica de protensão deu aos projetistas maior liberdade de concepção arquitetônica e abriu espaço para uma arquitetura mais leve e ousada, com menos pilares. Exemplo disso é a obra do Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa de Belo Horizonte, projetado por Oscar Niemeyer.

4. Economia de material

Como a protensão fornece mais resistência às estruturas, a quantidade de materiais (aço e concreto) necessária para a construção é menor.


Desvantagens

Apesar de interessante, a solução apresenta algumas desvantagens que listamos abaixo:

1. Custo

O concreto protendido ainda é mais caro do que outros tipos de concreto armado e demais materiais de construção. Por outro lado, a manutenção é mais simples e barata do que as estruturas de aço e madeira, por exemplo.

2. Rigoroso controle tecnológico

Para garantir a segurança e a vida útil das construções que utilizam concreto protendido, é preciso maior controle dos materiais e serviços. Planejar os materiais que serão ensaiados e acompanhar a aplicação deles estão entre as medidas. O controle de execução também é mais rigoroso.

3. Mão de obra especializada

Equipes qualificadas e com amplo conhecimento em protensão devem ser contratadas para conduzir obras que utilizam concreto protendido. Execução inadequada e falta de detalhamento suficiente no projeto podem gerar fissuras e outras patologias na construção.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Conteúdo de preconengenharia

Imagem: sh

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
09 de janeiro de 2018
Por: Instituto IDD

Aprenda a reparar, reforçar e recuperar o concreto.

O aprimoramento das técnicas de execução e o maior conhecimento sobre o comportamento das estruturas, associados à maior preocupação com a durabilidade das co(...)

15 de dezembro de 2017
Arquitetura
Por: Instituto IDD

7 incríveis obras arquitetônicas

Você está preparado para ficar impressionado com extraordinárias obras da Arquitetura? Então olha só essas que separamos para te mostrar. MUSEU GUGGENHEIM, ESPAN(...)

14 de dezembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Impermeabilização: saiba como evitar infiltrações e vazamentos em piscinas

A impermeabilização adequada começa na elaboração do projeto. A primeira providência consiste na análise das diferentes características da piscin(...)

12 de dezembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Aprenda a especificar e executar pisos industriais

Hoje vamos te mostrar como especificar e executar os pisos industriais, pois todo projetista deve conhecer o tipo do terreno, as características da área, o nível da agressividade (...)

08 de dezembro de 2017
Gestão e Construção
Por: Instituto IDD

3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

07 de dezembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Conheça tudo sobre a laje protendida!

As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.A técnica de protensão(...)