Lona de concreto: a tecnologia que você precisa conhecer!

Lona de concreto: a tecnologia que você precisa conhecer!

06 julho, 2017

Já pensou em incrementar a sua construção com uma... Lona de Concreto?

Material fundamental para a maioria dos projetos de construção civil, o concreto também é alvo de pesquisas e inovações para a área, por suas características de durabilidade e resistência. Justamente por isso, pesquisadores do Imperial College London desenvolveram mais uma tecnologia revolucionária: a lona de concreto, um tecido totalmente moldável e impermeável que possui as mesmas características físicas do concreto tradicional.

A lona de concreto

Os engenheiros britânicos Peter Brewin e Will Crawford começaram a desenvolver o material em 2004, ainda na faculdade, um tipo de lona geossintética a partir de compostos cimentícios. Batizada de Concrete Canvas (lona de concreto), a tecnologia foi inicialmente pensada para uso militar – os sacos de areia nas barricadas resistiram muito mais a tiros quando passaram a ser protegidos pela lona. Mais tarde o material passou a ser distribuído em áreas de refugiados ou com carência de infraestrutura.

Totalmente à prova d’água, os criadores perceberam que a lona de concreto também seria útil para a construção civil, e o material passou a ser aplicado como forro para valas de drenagem, para proteção de encostas de morros e em terraplanagens. O Concrete Shelter foi utilizado até mesmo para cobrir um gasoduto no fundo do mar no Oriente Médio.

Em funcionamento

O material é composto por concreto seco imprensado entre tecidos. Externamente, há um revestimento feito de fibras porosas, que contêm partículas de cimento. Na parte interna, uma camada plástica de PVC garante a impermeabilidade da lona à prova d’água.

Por sua característica flexível, a lona de concreto pode ser moldada em qualquer forma quando molhada, o que amplia suas possibilidades de uso. A montagem pode ser concluída em apenas duas horas e, quando finalizada, a estrutura pode ser perfurada para receber portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas conforme a necessidade. A lona de concreto ainda possui grande resistência a impactos, fissuras e até erosões químicas – propriedade fundamental para o uso de materiais estruturais em projetos de engenharia e construção.

Como incrementar a área da construção civil com ideias inovadoras? Já pensou no curso de pós-graduação do IDD em Tecnologia do Concreto e nas possibilidades que ele te ajuda a alavancar? Saiba mais em:

Preço?

Como a lona de concreto ainda não possui fabricação em larga escala, o preço ainda é alto. Apesar de consumir apenas 10% da energia utilizada na produção de materiais similares, cada unidade da lona de concreto sai por cerca de R$25 mil reais. De acordo com os criadores da tecnologia, “no início é difícil convencer engenheiros a usarem o material. Mas quando eles resolvem experimentar, nós sempre recebemos vários pedidos subsequentes.”

Confira mais sobre a lona de concreto nos vídeos dos canais da National Geographic e do Concrete Canvas.

Fonte: Conteúdo de constructapp via Blog da Engenharia e National Geographic

Imagens: constructapp | nationalgeographic | blogdaengenharia | buildabroad | jebiga

09 de janeiro de 2018

Aprenda a reparar, reforçar e recuperar o concreto.

O aprimoramento das técnicas de execução e o maior conhecimento sobre o comportamento das estruturas, associados à maior preocupação com a durabilidade das co(...)

15 de dezembro de 2017
Arquitetura

7 incríveis obras arquitetônicas

Você está preparado para ficar impressionado com extraordinárias obras da Arquitetura? Então olha só essas que separamos para te mostrar. MUSEU GUGGENHEIM, ESPAN(...)

14 de dezembro de 2017

Impermeabilização: saiba como evitar infiltrações e vazamentos em piscinas

A impermeabilização adequada começa na elaboração do projeto. A primeira providência consiste na análise das diferentes características da piscin(...)

12 de dezembro de 2017

Aprenda a especificar e executar pisos industriais

Hoje vamos te mostrar como especificar e executar os pisos industriais, pois todo projetista deve conhecer o tipo do terreno, as características da área, o nível da agressividade (...)

08 de dezembro de 2017
Gestão e Construção

3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

07 de dezembro de 2017

Conheça tudo sobre a laje protendida!

As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.A técnica de protensão(...)