Lona de concreto: a tecnologia que você precisa conhecer!

Lona de concreto: a tecnologia que você precisa conhecer!

06 julho, 2017

Já pensou em incrementar a sua construção com uma... Lona de Concreto?

Material fundamental para a maioria dos projetos de construção civil, o concreto também é alvo de pesquisas e inovações para a área, por suas características de durabilidade e resistência. Justamente por isso, pesquisadores do Imperial College London desenvolveram mais uma tecnologia revolucionária: a lona de concreto, um tecido totalmente moldável e impermeável que possui as mesmas características físicas do concreto tradicional.

A lona de concreto

Os engenheiros britânicos Peter Brewin e Will Crawford começaram a desenvolver o material em 2004, ainda na faculdade, um tipo de lona geossintética a partir de compostos cimentícios. Batizada de Concrete Canvas (lona de concreto), a tecnologia foi inicialmente pensada para uso militar – os sacos de areia nas barricadas resistiram muito mais a tiros quando passaram a ser protegidos pela lona. Mais tarde o material passou a ser distribuído em áreas de refugiados ou com carência de infraestrutura.

Totalmente à prova d’água, os criadores perceberam que a lona de concreto também seria útil para a construção civil, e o material passou a ser aplicado como forro para valas de drenagem, para proteção de encostas de morros e em terraplanagens. O Concrete Shelter foi utilizado até mesmo para cobrir um gasoduto no fundo do mar no Oriente Médio.

Em funcionamento

O material é composto por concreto seco imprensado entre tecidos. Externamente, há um revestimento feito de fibras porosas, que contêm partículas de cimento. Na parte interna, uma camada plástica de PVC garante a impermeabilidade da lona à prova d’água.

Por sua característica flexível, a lona de concreto pode ser moldada em qualquer forma quando molhada, o que amplia suas possibilidades de uso. A montagem pode ser concluída em apenas duas horas e, quando finalizada, a estrutura pode ser perfurada para receber portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas conforme a necessidade. A lona de concreto ainda possui grande resistência a impactos, fissuras e até erosões químicas – propriedade fundamental para o uso de materiais estruturais em projetos de engenharia e construção.

Como incrementar a área da construção civil com ideias inovadoras? Já pensou no curso de pós-graduação do IDD em Tecnologia do Concreto e nas possibilidades que ele te ajuda a alavancar? Saiba mais em:

Preço?

Como a lona de concreto ainda não possui fabricação em larga escala, o preço ainda é alto. Apesar de consumir apenas 10% da energia utilizada na produção de materiais similares, cada unidade da lona de concreto sai por cerca de R$25 mil reais. De acordo com os criadores da tecnologia, “no início é difícil convencer engenheiros a usarem o material. Mas quando eles resolvem experimentar, nós sempre recebemos vários pedidos subsequentes.”

Confira mais sobre a lona de concreto nos vídeos dos canais da National Geographic e do Concrete Canvas.

Fonte: Conteúdo de constructapp via Blog da Engenharia e National Geographic

Imagens: constructapp | nationalgeographic | blogdaengenharia | buildabroad | jebiga

20 de julho de 2017

Como conseguir melhores resultados com concretagem submersa

Confira como o concreto deve ser utilizado em ambientes subaquáticos!A construção de pontes, barragens ou outras estruturas localizadas parcial ou totalmente dentro da água(...)

19 de julho de 2017

5 pontos essenciais para elaborar um projeto de fundação

Um bom projeto de fundação é essencial para a construção de qualquer tipo de edificação, justamente porque tudo irá depender dessa fundaç(...)

18 de julho de 2017

13 blogs para quem está estudando para o vestibular

Com uma linguagem fácil e rápida, os blogs são ótimas ferramentas para tirar dúvidas e ter aquela ajuda extra na hora de estudar.Porque os estudantes têm cada (...)

17 de julho de 2017

Estruturas de concreto protendido: fatos que você precisa conhecer

Se você quer trabalhar com o material, precisa saber de alguns fatos básicos para se sair bem na sua construção. Vem conferir eles com a gente!Antes de falar sobre o assunto(...)

13 de julho de 2017

6 etapas para aplicar uma bela gestão em construção de estradas

A gestão da construção de estradas é um trabalho que inicia bem antes das ações nos canteiros de obras. E você confere tudo o que ela agrega ao projeto,(...)

11 de julho de 2017
Conteúdo Especializado

10 erros para não cometer na redação do Enem!

Saber o que não fazer pode ser uma grande ajuda quando as dúvidas batem na hora da prova.Ao contrário do que muitos colegas podem dizer, escrever bem é um grande desafio e (...)