Lona de concreto: a tecnologia que você precisa conhecer!

Lona de concreto: a tecnologia que você precisa conhecer!

06 julho, 2017

Já pensou em incrementar a sua construção com uma... Lona de Concreto?

Material fundamental para a maioria dos projetos de construção civil, o concreto também é alvo de pesquisas e inovações para a área, por suas características de durabilidade e resistência. Justamente por isso, pesquisadores do Imperial College London desenvolveram mais uma tecnologia revolucionária: a lona de concreto, um tecido totalmente moldável e impermeável que possui as mesmas características físicas do concreto tradicional.

A lona de concreto

Os engenheiros britânicos Peter Brewin e Will Crawford começaram a desenvolver o material em 2004, ainda na faculdade, um tipo de lona geossintética a partir de compostos cimentícios. Batizada de Concrete Canvas (lona de concreto), a tecnologia foi inicialmente pensada para uso militar – os sacos de areia nas barricadas resistiram muito mais a tiros quando passaram a ser protegidos pela lona. Mais tarde o material passou a ser distribuído em áreas de refugiados ou com carência de infraestrutura.

Totalmente à prova d’água, os criadores perceberam que a lona de concreto também seria útil para a construção civil, e o material passou a ser aplicado como forro para valas de drenagem, para proteção de encostas de morros e em terraplanagens. O Concrete Shelter foi utilizado até mesmo para cobrir um gasoduto no fundo do mar no Oriente Médio.

Em funcionamento

O material é composto por concreto seco imprensado entre tecidos. Externamente, há um revestimento feito de fibras porosas, que contêm partículas de cimento. Na parte interna, uma camada plástica de PVC garante a impermeabilidade da lona à prova d’água.

Por sua característica flexível, a lona de concreto pode ser moldada em qualquer forma quando molhada, o que amplia suas possibilidades de uso. A montagem pode ser concluída em apenas duas horas e, quando finalizada, a estrutura pode ser perfurada para receber portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas conforme a necessidade. A lona de concreto ainda possui grande resistência a impactos, fissuras e até erosões químicas – propriedade fundamental para o uso de materiais estruturais em projetos de engenharia e construção.

Como incrementar a área da construção civil com ideias inovadoras? Já pensou no curso de pós-graduação do IDD em Tecnologia do Concreto e nas possibilidades que ele te ajuda a alavancar? Saiba mais em:

Preço?

Como a lona de concreto ainda não possui fabricação em larga escala, o preço ainda é alto. Apesar de consumir apenas 10% da energia utilizada na produção de materiais similares, cada unidade da lona de concreto sai por cerca de R$25 mil reais. De acordo com os criadores da tecnologia, “no início é difícil convencer engenheiros a usarem o material. Mas quando eles resolvem experimentar, nós sempre recebemos vários pedidos subsequentes.”

Confira mais sobre a lona de concreto nos vídeos dos canais da National Geographic e do Concrete Canvas.

Fonte: Conteúdo de constructapp via Blog da Engenharia e National Geographic

Imagens: constructapp | nationalgeographic | blogdaengenharia | buildabroad | jebiga

17 de novembro de 2017

Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)

16 de novembro de 2017

5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

14 de novembro de 2017

O que você precisa saber sobre concreto compactado a rolo ou rollcrete

No final do século XIX – por volta da década de 1890 – nos Estados Unidos, começou a ser utilizada uma nova tecnologia em concreto, especial para bases de pavimen(...)

09 de novembro de 2017
Conteúdo Especializado

As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

07 de novembro de 2017

Problemas com manifestações patológicas? Então vem ler!

O que são as Patologias nas Obras Civis? Como posso me prevenir desses incômodos? Essas dúvidas e outras a gente te explica agora!  A Patologia é o estudo de doen&(...)

06 de novembro de 2017

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)