Entre em contato conosco

O que você precisa saber sobre concreto compactado a rolo ou rollcrete

  • O que você precisa saber sobre concreto compactado a rolo ou rollcrete

O que você precisa saber sobre concreto compactado a rolo ou rollcrete

14 novembro, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

No final do século XIX – por volta da década de 1890 – nos Estados Unidos, começou a ser utilizada uma nova tecnologia em concreto, especial para bases de pavimentações.

Tratava-se de uma fina camada, feita com massa de baixo consumo de cimento, compactada manualmente por pressão. Com o tempo, esse método foi denominado de concreto rolado, concreto enrolado, rollcrete ou CCR – concreto compactado a rolo.

 

 

- A composição do CCR – concreto compactado a rolo

A composição do concreto compactado a rolo é basicamente simples. Sua mistura é semelhante à do concreto convencional – com cimento, areia, água, agregados e aditivos, se necessário. 

Devem-se utilizar britas do tipo um, dois ou três; ou, então, seixos rolados. Esses grãos não podem apresentar um diâmetro maior, ou muito menor, do que trinta e oito milímetros. Já os líquidos precisam ser dosados com mais cuidado, para que a massa não fique nem mole demais, que possa colar nos equipamentos compressores; e nem dura demais, que impeça a boa aplicação do produto sobre o solo.

O resultado final da aparência do CCR é semelhante à do concreto convencional.

 

 

O CCR serve para obras de grande porte que dispensam elevados índices de resistência à tração e flexão.

Ele pode ser utilizado em pavimentações, tanto como base quanto como sub-base. São exemplos disso as vias urbanas, as alto-estradas, as pistas de aeroportos e estacionamentos comuns. Em canteiro de obras, o concreto compactado a rolo é visto aplicado em contrapisos ou na contenção de estruturas de barragens do tipo gravidade e comportas.

pós-graduação em Gerenciamento e Execução de obras do Instituto IDD, de maneira única no mercado, abrange as técnicas de gestão, de planejamento e de execução de obras, técnicas e processos de impermeabilizaçãotecnologia do concreto e processos construtivos, para que você possa atuar com excelência no mercado de trabalho!

 

 

- Aplicação do material

O CCR é ideal para obras de grande porte, que dispensam elevados índices de resistência à tração e flexão. Ele pode ser utilizado em pavimentações, tanto como base quanto como sub-base. São exemplos disso as vias urbanas, as alto-estradas, as pistas de aeroportos e estacionamentos comuns. Em canteiro de obras, o concreto compactado a rolo é visto aplicado em contrapisos ou na contenção de estruturas de barragens do tipo gravidade e comportas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

As principais vantagens da utilização do CCR é, principalmente, o baixo custo do material e o menor tempo de execução de obra. Além disso, ele apresenta muita durabilidade, com poucos riscos de surgirem fissuras; e uma alta resistência às compressões e às erosões, o que varia de acordo com as especificações do projeto.

Grandes volumes de massa necessitam de um controle rigoroso, principalmente em relação ao calor gerado pela hidratação. Mas, o CCR é de difícil dosagem, quase impossível de ser avaliado em laboratório. Camadas mal feitas podem manifestar graves patologias. E a possibilidade de reparos futuros irá depender de como e onde foi aplicado o material. Se o problema surgir apenas na superfície, pode-se utilizar uma vedação flexível ou refazer o trecho danificado.

 

 

APLICAÇÃO DO CONCRETO A ROLO

A aplicação do CCR é muito prática, mas exige equipamentos de boa qualidade e mão de obra altamente treinada. O transporte do material deve ser realizado somente caminhões caçamba ou betoneira. Já seu lançamento, sobre o solo preparado, é feito através de trator esteira, motoniveladora, pá carregadeira ou com espalhadores de concreto manual.

No caso do CCR receber uma placa adicional de concreto convencional, indica-se uma execução de uma pintura com emulsão betuminosa. De todo modo, essa fase é bem rápida. Em menos tempo do que se espera o tráfego, de pessoas ou veículos, já pode ser liberado.

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Blog da Engenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 09 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

    Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

  • 31 de outubro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os sistemas de impermeabilização que você deve saber!

    A importância da impermeabilização pode ser medida por sua quase onipresença nas diferentes partes da edificação. Da base ao topo, passando pela fachada e os a(...)

  • 27 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 2

    Agora você confere a segunda parte da lista dos softwares de Engenharia!AUTOCAD CIVIL 3DO AutoCAD Civil 3D é também fornecido pela AutoDesk, seu foco é a criaçã(...)

  • 27 de outubro de 2017
    Novidades
    Por: Instituto IDD

    O telhado curvo de concreto ultrafino!

    Os Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurich (ETHZ) criaram um protótipo de telhado de concreto ultrafino, usando métodos inovadores de design e fabricação(...)

  • 20 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    O que preciso saber para começar um projeto estrutural?

    Para a elaboração de um projeto estrutural adequado, o Engenheiro de estruturas precisa dispor de um conjunto de informações preliminares antes de iniciar o seu trabal(...)

  • 20 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 1

    Aqui vai uma lista para você que está iniciando sua carreira profissional ou que deseja conhecer um pouco mais do mundo da Engenharia!AutoCAD É um dos softwares tipo CAD mais (...)

  • 18 de outubro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    Tudo sobre a Bioconstrução

    O Ministério do Meio Ambiente disponibiliza uma Cartilha sobre a bioconstrução!Afinal, o que é bioconstrução? É toda a construção qu(...)

  • 05 de outubro de 2017
    Novidades
    Por: Instituto IDD

    O incrível concreto da Roma Antiga

    Recentemente foi descoberta pelos cientistas a incrível resistência do concreto criado na Roma Antiga. Os pesquisadores conseguiram desvendar os componentes químicos que havia no m(...)

  • 28 de setembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

    Os aditivos para concretos são capazes de influenciar as proporções da mistura, garantindo redução de custos e baixa permeabilidade.Esses aditivos são adicion(...)

  • 26 de setembro de 2017
    Por: Instituto IDD

    Concreto inflável: ideia inovadora

    Do que é feito o concreto? É basicamente o resultado da mistura de cimento, água, areia e brita. Na hora de prepara-lo é necessária muita atenção e cui(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
17 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)

16 de novembro de 2017
Por: Instituto IDD

5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

09 de novembro de 2017
Conteúdo Especializado
Por: Instituto IDD

As 8 pontes que desafiam a Engenharia!

Agora a gente te mostra as oito das mais incríveis pontes já projetadas e instaladas ao redor do mundo! 1. ROLLING BRIDGE, Londres  O designer britânico Thomas Heath(...)

07 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Problemas com manifestações patológicas? Então vem ler!

O que são as Patologias nas Obras Civis? Como posso me prevenir desses incômodos? Essas dúvidas e outras a gente te explica agora!  A Patologia é o estudo de doen&(...)

06 de novembro de 2017
Por: Instituto IDD

Iniciando minha vida profissional! Parte 2

Agora você pode conferir a segunda parte das vagas de estágio que separamos para você!  ATIVIDADES: Auxiliar na elaboração de relatórios, em proj(...)

01 de novembro de 2017
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

10 motivos para você nunca deixar de fazer a manutenção das suas obras!

O planejamento das manutenções de uma Construção Civil traz muitos ganhos, deve ser implementado sempre! A construtora aumenta seu grau de confiança nas máqui(...)