Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

05 dezembro, 2017

Aqui no Brasil foi desenvolvida uma tecnologia inovadora para o cimento: o tecnocimento. É visto no mercado um uso crescente desse novo material. Diferente do acabamento polimérico - uma versão conhecida popularmente como cimento queimado - esse revestimento tem a mais simples e econômica aplicação, ideal para reformas arquitetônicas. Seu conceito foi muito bem aceito em países da Europa e Estados Unidos.

SEU USO NA ARQUITETURA

Há múltiplas funcionalidades para o tecnocimento. Ele pode ser aplicado em pisos, paredes e tetos, em áreas internas e externas, mesmo que sobre superfícies já existentes, como cerâmica. A variedade de cores disponíveis é grande e o acabamento é feito com uma resina impermeabilizante nas versões semifosco, acetinado ou brilhante.

É a transformação de um simples cimento em algo verdadeiramente arrojado, de alto padrão estético. E o mais interessante é que, de algum modo, os aspectos visuais mais interessantes da matéria-prima ainda são preservados.

O CONCEITO DE APLICAÇÃO

Ele também é composto de pó de limestone, pó de mármore e de quartzo. Sua aplicação deve ser feita como uma massa corrida, com o uso de uma desempenadeira de aço.

Indica-se que o manuseio desse material seja realizado apenas por pintores, aplicadores de massa ou de textura, gesseiros e pedreiros.

VANTANGES E DESVANTAGENS

alta tecnologia dessa composição resulta em um acabamento de baixa espessura, sem juntas e trincas. Esse é o resultado de sua boa trabalhabilidade – resistente às mudanças de temperatura, à abrasão e à mecânica.

O tecnocimento também é muito durável, tem secagem rápida e é de fácil manutenção e limpeza.

Pode-se encontrar relatos na internet de pessoas contando sobre problemas enfrentados pela má execução na aplicação do material. Não é incomum aparecerem problemas, já que o processo é quase todo artesanal.

Podem surgir manchas e escurecimentos, devido à possíveis infiltrações ou umidades; desgaste no verniz de proteção, principalmente por causa do contato com produtos agressivos de limpeza; e mais.

Na foto abaixo é possível perceber claramente a patologia sofrida pelo tecnocimento

Você pode conferir agora, no vídeo abaixo, todo o procedimento de aplicação do tecnocimento!

Fonte: Blog da Engenharia

12 de dezembro de 2017

Aprenda a especificar e executar pisos industriais

Hoje vamos te mostrar como especificar e executar os pisos industriais, pois todo projetista deve conhecer o tipo do terreno, as características da área, o nível da agressividade (...)

08 de dezembro de 2017
Gestão e Construção

3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

07 de dezembro de 2017

Conheça tudo sobre a laje protendida!

As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.A técnica de protensão(...)

01 de dezembro de 2017
Conteúdo Especializado

4 aplicativos incríveis para o dia a dia do Engenheiro!

Algumas ferramentas que antes só estavam disponíveis para computadores de mesa e calculadoras científicas, hoje podem ser instaladas em qualquer dispositivo.Confira: - P(...)

30 de novembro de 2017

Conheça o Holedeck: sistema de laje que economiza mais concreto

Você já conhece o Holedeck? É um sistema de lajes inovador que gasta 55% menos de concreto que aquele usado há tempos nas construções.  COMO FUN(...)

24 de novembro de 2017
Conteúdo Especializado

34 fórmulas e funções do Excel que você deve saber!

Um dos softwares que o Engenheiro precisa conhecer certamente é o Excel! Então separamos para vocês algumas fórmulas e funções importantes, confira abaixo:&nbs(...)