Entre em contato conosco

EXTENSÃO EM

Dimensionamento, Projeto e Detalhamento de Estruturas Pré-Fabricadas

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

DIMENSIONAMENTO, PROJETO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

O uso da informática e softwares de engenharia são uma realidade no mercado de projetos. Para os profissionais que atuam como projetistas de estruturas, ou os que ainda pretendem entrar nesta nobre área da engenharia, dominar uma ferramenta computacional é vital num mercado cada vez mais competitivo.

As ferramentas computacionais, além da produtividade, possibilitam uma infinidade de outros benefícios para o engenheiros, tais como: possibilidade de diversos modelos matemáticos; possibilidade de criação de diversos sistemas estruturais para uma mesma edificação; maior velocidade na tomada de decisões; eliminação de cálculos repetitivos; maior precisão nas análises estruturais, maior agilidade na emissão de documentos, como planta de formas, armação de peças, etc.

Para as estruturas pré-fabricadas de concreto, existe ainda uma lacuna na parte de projetos, onde grande parte das empresas deste setor realizam os cálculos estruturais das peças por planilhas e/ou programas desenvolvidos dentro da própria empresa. Embora isso funcione relativamente bem do ponto de vista do cálculo estrutural, esse modelo gera uma grande perda de produtividade, principalmente com relação a emissão de documentos e desenhos referentes ao projeto de fabricação das peças, que são de grande importância para a indústria da pré-fabricação em concreto.

Atualmente temos diversos softwares comerciais desenvolvidos para a área de pré-fabricação do concreto, sendo um dos principais no mercado brasileiro o TQS® PREO. O curso de extensão em "Dimensionamento, Projeto e Detalhamento de Estruturas Pré-Fabricadas", oferecido pelo IDD, quer atender a alunos e projetistas de estruturas que desejam não só aprender a trabalhar com a ferramenta TQS PREO, como também aprender conceitos estruturais de estruturas pré-fabricadas de concreto.

OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo do curso é que ao final de 24 h.a., o aluno saia capacitado a lançar, analisar, detalhar e emitir todos os documentos de uma edificação pré-fabricada em concreto, utilizando a ferramenta computacional TQS® PREO. Fazem parte do objetivo geral do curso:

1. Apresentar conceitos teóricos fundamentais sobre o cálculo de estruturas pré-fabricadas;
2. Rever os principais itens normativos referentes a estruturas pré-fabricadas de concreto;
3. Lançar, dentro do softaware TQS, uma edificação pré-fabricada com aproximadamente 2000 m² de área construída, com fundações, mezanino e cobertura;
4. Calibrar diversos critérios do software, como critérios de modelo, ligações, vento, etapas construtivas, estabilidade global, etc;
5. Analisar esta edificação aos esforços gerados e ao modelo proposto;
6. Emitir documentos relativos a fabricação das peças de concreto pré-fabricado (plantas de formas, fabricação de lajes, vigas, pilares, etc);
7. Calcular as armaduras passivas das peças pré-fabricadas (cálices e colarinhos, vigas, pilares, consolos);
8. Fazer a montagem das pranchas e emissão de todos os documentos referentes ao projeto da edificação pré-fabricada em concreto;
9. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
10. Pesquisar soluções para problemas de engenharia.

PÚBLICO ALVO

O curso de extensão em "Dimensionamento, Projeto e Detalhamento de Estruturas Pré-Fabricadas", destina-se a engenheiros que atuam no mercado de projetos de estruturas de concreto moldadas in loco e que desejam conhecer mais sobre projetos de estruturas pré-fabricadas de concreto; engenheiros que atuam diretamente no mercado de pré-fabricação de concreto, que desejam aprender ou reforçar seus conhecimentos referentes ao cálculo estrutural, com auxílio de ferramenta computacional; estudantes de engenharia civil a partir no 9º período, que tenham conhecimentos básicos de cálculo estrutural, e que desejam aprender ou aprimorar conhecimentos de estruturas pré-fabricadas com auxílio de ferramenta computacional.

+ DO CURSO

Foco e trabalho em galpão pré-fabricado com mezanino.

Para este curso, não é necessário que o aluno tenha conhecimento prévio do software TQS®. Durante as aulas haverão professores auxiliares para ajudar alunos que ainda não tiveram contato com o software.

O curso será totalmente HANDS ON, ou seja, o aluno terá a oportunidade de manipular o software e fazer a edificação proposta em conjunto com os professores. Para tanto, as aulas serão ministradas em nosso laboratório de informática, com computadores disponíveis aos alunos, não sendo necessário trazer laptop.

O curso terá duração de dois finais de semana (aulas na sexta a noite, sábado de manhã e a tarde). Durante o período do curso, os alunos terão acesso a uma licença temporária do programa TQS, para que possam estudar em casa, facilitando assim o aprendizado.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Aurélio Franceschi

Coordenador do Curso

Mauer Egas

Esp. (AS ESTRUTURAS)

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

PROGRAMA

Conceitos teóricos das estruturas pré fabricadas;
Manipulação dos inputs no sistema TQS®;
Definição das etapas construtivas e regiões de construção;
Lançamento estrutural dos elementos pré moldados dentro do TQS PREO®;
Configuração de seções catalogadas de vigas e lajes;
Configuração de seções solidarizadas;
Configuração de critérios dentro do TQS PREO®: ligações, pórtico espacial, grelhas planas, modelos IV e VI;
Modelos mistos pré-moldado e moldado in loco;
Cálculo dos esforços globais e estabilidade global de todas as etapas construtivas;
Cálculo de situações intermediárias: saque, içamento, montagem;
Cálculo de armações de vigas sem protensão, pilares, consolos de pilares;
Cálculo de blocos de fundação, cálices e colarinhos para apoio de pilares pré fabricados;
Emissão dos principais documentos de elementos pré fabricados de concreto (planta de formas, projeto de fabricação de formas, projeto executivo de armaduras);
Detalhamento final e plotagem de pranchas.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS