Entre em contato conosco

EXTENSÃO EM

Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção e Demolição para Pavimentação de Estradas Rurais

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PARA PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS RURAIS



CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

O desenvolvimento humano e a ocupação urbana em ritmo crescente tem demandado o uso de espaços territoriais cada vez maiores. Para atender a demanda populacional por moradia e o crescimento econômico, o setor da construção civil tem demandado novas construções, reformas ou a modernização (retrofit) de espaços já existentes. Estes processos de construção e demolição geram grandes volumes de resíduos que precisam ser gerenciados e receber tratamento adequado a fim de evitar impactos ambientais, sociais e econômicos. Uma forma de otimizar e agregar valor no emprego dos resíduos da construção e demolição (RCD) é emprega-los como matéria-prima para a pavimentação de estradas rurais e vicinais, evitando custos de destinação final e contribuindo para a redução da exploração dos recursos naturais

O uso dos RCD mostra-se como uma excelente opção na pavimentação de estradas rurais e vicinais, uma vez que pode substituir técnica e economicamente os materiais convencionais para estas atividades de pavimentação de estradas. O setor rural demanda materiais para pavimentação de estradas a fim de garantir o tráfego e comércio contínuo dos produtos agrossilvipastoris aos centros consumidores e processadores em áreas urbanas. E a integração entre as áreas rurais e urbanas é fundamental para a economia nacional, uma vez que o seu desenvolvimento baseia-se na segurança da cadeia produtiva do Agronegócio

A gestão dos RCD está fundamentada em leis e normas técnicas que apresentam e viabilizam o uso destes materiais em obras civis não estruturais como pavimentação de estradas rurais e também urbanas, construção de calçadas, passeios públicos, pavimentação de estacionamentos e parques. Contudo, apesar da viabilidade da gestão, tratamento, reciclagem e uso dos RCD, a sua gestão é ainda pouco conhecida e os processos irregulares para sua destinação são bastante frequentes.  

Hoje, no entanto, propostas de integração setorial, como neste caso a do setor florestal e da construção civil, têm sido entendidas como avanços para o desenvolvimento sustentável, uma vez que congregam ações positivas, de baixo impacto para ambos os setores, e também promovem soluções associadas de alto valor e grandes benefícios ambiental, social e econômico.  O uso dos RCD caracteriza-se como uma inovação tecnológica de grande valor ambiental, pois evita a extração de resíduos naturais, degradação de áreas naturais, agiliza processos de liberação do uso de recursos minerais, facilita ações gerenciais e operacionais, e promove a disposição correta e de baixo impacto dos resíduos urbanos oriundos da construção civil e demolição. Esta inovação atende aos princípios da economia circular; correlaciona-se diretamente ao programa de iniciativa ao ciclo de vida para a avaliação do ciclo de vida do produto (ACV) do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP/SETAC) e também aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e a Lei brasileira 12.305 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos. 

A prática de gestão dos RCD com tratamento, processamento e transformação dos RCD em agregados de resíduos mistos (ARM) e agregados de resíduos de concreto (ARC) vem sendo incentivada por organizações internacionais, pelo governo brasileiro e recebendo a atenção de instituições financeiras para o seu desenvolvimento, uma vez que a sua implantação e desenvolvimento pode contribuir para geração de empregos, receitas e ganhos ambientais para toda a sociedade. E é diante deste contexto de oportunidades que o IDD oferece o curso em “Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção e Demolição para Pavimentação de Estradas Rurais”.

OBJETIVOS DO CURSO

Capacitar os participantes a compreender as possibilidades de gestão dos Resíduos da Construção e Demolição (RCD), do uso dos Agregados de Resíduos Mistos (ARM) e dos Agregados dos Resíduos de Concretos (ARC) oriundos da Construção e Demolição na pavimentação de estradas rurais e vicinais. Além de:

1. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
2. Pesquisar soluções para problemas dentro deste cenário. 

PÚBLICO-ALVO

O curso de “Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção e Demolição para Pavimentação de Estradas Rurais” destina-se a engenheiros civis, engenheiros florestais, engenheiros agronômicos, engenheiros ambientais, representantes dos governos municipal, estadual e federal, empresas e profissionais da construção civil e edificação de estradas rurais, e a profissionais que tenham interesse pela área.

MAIS DO CURSO

O curso abrangerá os domínios sobre as políticas nacionais vigentes sobre resíduos sólidos da construção e demolição (RCD); Caracterização dos RCD, limites e possibilidades de utilização dos ARM/ARC; Conhecimento sobre a cadeia de geração de resíduos da construção e demolição; Tecnologias de tratamento, processamento e transformação dos resíduos da construção e demolição; Sistema de classificação e infraestrutura das malhas viárias rurais; Técnicas de construção de pavimentação de estradas rurais com ARM/ARC; Aplicação prática de casos reais; Análise do ciclo de vida dos RCD e Análise da economia circular dos RCD.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Marcelo Langer

Coordenador do Curso

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Introdução sobre Geração de Resíduos Sólidos da Construção e Demolição (RCD)
Políticas Nacionais Vigentes
Caracterização Prática e Gravimetria dos RCD 
Sistemas Tecnológicos de Tratamento, Processamento e Transformação dos RCD e Geração dos ARM/ARC
Sistemas de Malhas Viárias Rurais em Realidades Brasileiras e Internacionais
Técnicas de Pavimentação das Estradas Rurais e Vicinais com ARM/ARC com Exemplos Reais de Sucesso
Avaliação do Ciclo de Vida dos RCD e ARM/ARC
Análise da Economia Circular dos RCD e ARM/ARC

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS