EXTENSÃO EM

Inovação Tecnológica - O Uso do Drone na Engenharia - Módulo II

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - O USO DO DRONE NA ENGENHARIA - MÓDULO II

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Cada vez mais presente, o Drone é um equipamento de alta tecnologia que está gradativamente ganhando forças na utilização tanto no entretenimento das pessoas quanto em serviços técnicos de engenharia. Existem vários modelos específicos para utilização que atendem a diversas necessidades. Empresas, independente do ramo de atividade em que estão inseridas no mercado tecnológico, necessitam de alguma forma para praticar manutenções preventivas ou corretivas e assim manter o fluxo nas produções. E indústrias de grande e médio porte já visualizam que a utilização desse equipamento na área da engenharia pode proporcionar agilidade, qualidade e segurança nos monitoramentos, principalmente em áreas de difícil acesso.

Várias empresas vêm utilizando o Drone para certos tipos de serviços e tarefas, tendo sucesso na aplicação do equipamento onde antes encontravam dificuldades. O mercado de trabalho que se utiliza dessa tecnologia está em plena ascensão, haja vista a grande quantidade de empresas e áreas da engenharia que necessitam do equipamento, e principalmente do piloto. Então quais profissionais estarão aptos a operar e pilotar estes equipamentos? O mercado certamente precisa de profissionais que busquem se capacitar, adquirindo conhecimento teórico e prático para exercer suas atividades com total segurança e confiança.

Nesse contexto, o IDD, como instituição de ensino e pesquisa, visa colaborar na formação desses profissionais que buscam não somente conhecimentos técnicos e teóricos, mas conhecimentos práticos e de como atuar no mercado de forma competitiva

OBJETIVOS DO CURSO

O curso tem como objetivos gerar conhecimentos técnicos de natureza teórica-prática e proporcionar uma orientação aos futuros profissionais, com uma dinâmica multidisciplinar, para que no fim, estes possam aplicar na prática todo o conhecimento, a partir da identificação de novas oportunidades deste mercado. Além de vivenciar uma iniciação prática na arte de pilotagem, estando atentos às normas vigentes do espaço aéreo

O curso pretende:

1. Disponibilizar o conhecimento do uso de Drones nas áreas de Engenharia, como ferramenta inovadora de sistemas de planejamento e gestão;
2. Demonstrar, numa linguagem simples, os mais variados temas que se utilizam dessa tecnologia, promovendo o uso potencial dos Drones dentro da Engenharia, aos múltiplos usuários e gestores, bem como o poder de avaliar e contratar os produtos nas suas instituições;
3. Mostrar as implicações e oportunidades de uso para diferentes tarefas profissionais em diferentes áreas da Engenharia, desde o planejamento até a gestão mais eficiente de obras, serviços e aplicações na cidade e na zona rural.

PÚBLICO-ALVO

O curso de extensão em “Inovação Tecnológica - O Uso do Drone na Engenharia - Módulo II”, destina-se a Engenheiros Civis, Arquitetos, Geógrafos, Engenheiros Florestais, Engenheiros Ambientais, Engenheiros Agrícolas, Agrônomos, Tecnólogos em Geoprocessamento, Técnicos Agrícolas, Técnicos Florestais e profissionais que tenham interesse pela área.

+ DO CURSO

O curso oferece aos seus alunos:

Noções importantes do uso de Drones aplicados a Engenharia;
Apresentação de uma nova fase tecnológica para os profissionais e empresas;
Explicações de onde, como e porque aplicar o uso dos Drones nas áreas da Engenharia;
Avaliação da oportunidade de investimento na área e seu potencial de mercado;
Absorção das questões de segurança e legislações vigentes para o uso e manuseio de Drones;
Oportunidade de criação de uma especificação técnica de contratação e recebimento de produtos e serviços das empresas;
Conhecimento sobre os requisitos técnicos e legais mínimos no momento de uma contratação desta tecnologia
Avaliação dos procedimentos técnicos básicos para um voo seguro;
Preparação para uma nova profissão que surge no mercado mundial - Piloto de Drones.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Marcio Polanski

Coordenador do Curso

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

CAPÍTULO 01 – Processamento Digital de Imagens
1.1. Análise do Recobrimento Aéreo
1.2. Qual o produto esperado?

CAPÍTULO 02 - Monitoramento ou Fiscalização?
2.1. Obras Civis
2.2. Danos Ambientais

CAPÍTULO 03 – Áreas de Atuação Profissional
3.1. Civil/Ambiental/Cinematográfica