Entre em contato conosco

EXTENSÃO EM

Projeto de Usinas Hidrelétricas

APOIADORES DO CURSO
  • Cbdb
    Alconpat
  • Ibracom

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

PROJETO DE USINAS HIDRELÉTRICAS

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

No contexto de mudanças climáticas, aumenta a importância da construção de barragens com objetivo de gerar energia e reservar a água para os grandes centros urbanos, bem como regularizar a vazão dos rios, enchentes e estiagens que tornam-se mais frequentes, indicando a necessidade de reservatórios ainda maiores e barragens de regularização.  

A precipitação média anual no planeta é de 800 mm. No Brasil, é maior ainda: 1800 mm, e na Amazônia, excede 2400 mm. As três maiores concentrações de potencial hidrelétrico do planeta estão na América do Sul, duas delas no Brasil (Gomide, 2016).

No Brasil, a energia gerada é predominantemente hidráulica (grandes usinas/barragens), porém necessita de investimentos de grande monta em novos empreendimentos. Para melhor utilização dos recursos financeiros, execução dos projetos de usinas hidrelétricas e/ou barragens de usos múltiplos é necessário mitigar riscos, verificar a capacidade executiva visando minimizar a interferência ambiental, realizar avaliação econômico-financeira, levando em conta o arranjo físico geral e o cronograma de obras com possíveis antecipações de receita.

Em 2010 foi instituída a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), pela Lei Federal nº. 12.334/2010, tem como objetivo o acompanhamento de todo o ciclo de vida de uma barragem, na medida em que estabeleceu como um de seus objetivos, regular as ações de segurança a realizar nas fases de planejamento, de projeto, construção, primeiro enchimento e primeiro vertimento, operação, desativação e de usos futuros de barragens.

OBJETIVOS DO CURSO

1. Apresentar o passo a passo dos projetos, visando minimizar erros. Sendo um curso multidisciplinar e prático aborda de forma ordenada, simples e objetiva, as diversas fases de projetos.

2. Promover o raciocínio e fornecer conhecimentos e ferramentas  para a concepção de alternativas de arranjos das obras;

3. Incentivar o pensamento integrado para verificar a adequabilidade do sítio;

4. Promover o raciocínio  para conceber as etapas de construção;

5. Promover o raciocínio  para dimensionar as diversas estruturas; escolher a turbina; orçar o empreendimento;

6. Conhecer a utilização de  técnicas e produtos relacionados com a área;

7. Pesquisar soluções para problemas dentro deste cenário. 

O material didático, ''Projeto de Usinas Hidrelétricas passo a passo'', do professor Geraldo Magela Pereira será disponibilizado aos alunos do curso.

 

 

 

 

 

 

PÚBLICO-ALVO

O curso de extensão em “Projetos de Usinas Hidrelétricas” destina-se a Engenheiros Civis, Engenheiros de Produção, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros Eletricistas, Arquitetos e técnicos que trabalham ou pretendem trabalhar nos projetos de barragens e obras do setor elétrico, mas atinge, de maneira geral, todos os envolvidos com obras hidráulicas de saneamento básico, bem como os estudantes de engenharia.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Geraldo Magela Pereira

Coordenador do Curso

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Introdução; Fases de Estudos
Critérios de Projetos
Levantamentos de Campo
Estudos Básicos: Topográficos, Hidrológicos e Geológico-geotécnicos
Arranjos, Estudos de Alternativas
Dimensionamento das Estruturas
Turbinas, Circuito Hidráulico de Geração
Planejamento da Construção
Segurança, Riscos e O&M.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS