Entre em contato conosco

PÓS-GRADUAÇÃO EM

Indústria 4.0

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

INDÚSTRIA 4.0


CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

A indústria mundial passa por um período de transformação sob a ótica de uma nova lógica de produção (do virtual para o real). É cada vez maior a necessidade de implantação de processos ágeis, eficientes e produtivos. E para isso, é preciso dar um salto tecnológico

O termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez durante a Feira de Hannover em 2011 na Alemanha, onde foi proposta uma nova organização industrial com o desenvolvimento das "Smart Factories" ou Fábricas do Futuro, proporcionando uma verdadeira revolução colaborativa nos processos produtivos e criando cadeias de valor agregado revolucionárias.

De acordo com relatório apresentado pelo Boston Consukting Group (BCG) são dez as tecnologias aplicadas à Indústria 4.0:

1 - Robôs Inteligentes, capazes de interagir com outras máquinas e com os seres humanos, atuando de maneira mais flexível e colaborativa;
2 - Manufatura Aditiva, permitindo a produção através de impressoras 3D;
3 - Simulação - Etapa que permite que processos e produtos sejam testados e ensaiados durante a fase de concepção, reduzindo custos com falhas e o tempo de projeto;
4 - Integração Horizontal e Vertical dos Sistemas - Sistemas ERP que integram toda a cadeia de valor produtiva, por meio da análise e tomada de decisão de dados;
5 - Internet das Coisas - Conectividade entre os diversos dispositivos flexibilizando o acesso e controle em todo o processo produtivo;
6 - Big Data & Analytics - Sistemas inteligentes que identificam falhas nos processos, melhorando a qualidade da produção em tempo real, economizando energia e melhorando a eficiência na utilização de todos os recursos produtivos;
7 - Cloud Computing - Acesso ao banco de dados e suporte de qualquer local do planeta, permitindo a integração de sistemas e plantas em locais distintos, mesmo que distantes fisicamente. Da mesma forma o controle e o suporte podem ser efetuados de maneira global.
8 - Segurança Cibernética - Sistemas de comunicação cada vez mais seguros e evoluídos garantindo o accountability do processo de produção (Fazer certo a primeira vez, todas as vezes);
9 - Realidade Aumentada - Suporte que permite que o usuário atue dentro dos sistemas com uma visão e tutoria acertiva, indicando passo a passo todas as instruções e comandos necessários para um reparo, ou uma nova parametrização do processo.
10 - Ética - Princípios universais, ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos. Diferencia-se da moral pois, enquanto está se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica. 

A Indústria 4.0 vem trazer um aumento de produtividade e redução de custos nos processos fabris, junto a melhor utilização dos recursos e economia de energia. Com isso ele se apresenta como um sistema para auxiliar no desenvolvimento sustentável.

Diante deste contexto e por acreditar na importância da área dentro da Engenharia de Produção, Mecânica e Mecatrônica, o Instituto IDD em parceria com a Trend Innovation Labs e o Instituto Avançado de Robótica - IAR ofertam o curso de pós-graduação em Indústria 4.0, abordando com profundidade o tema que vem revolucionando o segmento industrial.

Seja um Especialista em Indústria 4.0 e atue em um campo de conhecimento atual, inovador, em crescimento e com ampla inserção no mercado de trabalho brasileiro.

OBJETIVOS DO CURSO

Ao apresentar alternativas de processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis, o curso fornece conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:

1. Adquirir alta capacidade técnica para atuar na implementação de fábricas inteligentes no Brasil.
2. Dominar ferramentas, conceitos e softwares capazes de gerenciar e interagir com sistemas ciber-físicos projetados para a manufatura avançada.
3. Analisar sistemas dinâmicos complexos, inteligência de mercado e soluções inovadoras customizadas.
4. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
5. Pesquisar soluções para problemas da área.

PÚBLICO-ALVO

O Curso de Pós Graduação em Indústria 4.0 destina-se aos profissionais graduados em Cursos de Engenharia, Tecnologia e áreas correlatas, assim como para profissionais que desejam atuar na área.

+ DO CURSO

A Pós-Graduação em Indústria 4.0 é um dos primeiros cursos do IDD que abrange outras áreas da Engenharia, se apresentando como uma grande novidade da instituição e seu trabalho que conta com mais de oito anos.

 

APOIO:

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Rogério Vitalli

Coordenador do Curso

Luciano Carstens

Coordenador do Curso

Cláudio Navarro

M.Sc.

Frank Coelho Alcantara

M.Sc.

Leandro Escobar

M.Sc.

Adriel Guimarães

Esp.

Arnaldo Clemente

M.Sc.

Fábio Albini

Dr.

Diego Angelo

Esp.

Luciano

M.Sc.

Francisco

M.Sc.

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Manufatura Aditiva e Híbrida
Internet das Coisas 
Produtrônica
Tecnologia em Big Data
Engenharia de Customização 
Sistemas Mecatrônicos Aplicados 
Sistemas Ciber-Físicos
Modelagem, Simulação e Validação Digital
Robótica Industrial Avançada
TCC - Empreendedor | Plano de Negócios

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS
  • 12 de dezembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Aprenda a especificar e executar pisos industriais

    Hoje vamos te mostrar como especificar e executar os pisos industriais, pois todo projetista deve conhecer o tipo do terreno, as características da área, o nível da agressividade (...)

  • 08 de dezembro de 2017
    Gestão e Construção
    Por: Instituto IDD

    3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

    Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

  • 07 de dezembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça tudo sobre a laje protendida!

    As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.A técnica de protensão(...)

  • 05 de dezembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tecnocimento: tudo o que você precisa saber!

    Aqui no Brasil foi desenvolvida uma tecnologia inovadora para o cimento: o tecnocimento. É visto no mercado um uso crescente desse novo material. Diferente do acabamento polimé(...)

  • 01 de dezembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    4 aplicativos incríveis para o dia a dia do Engenheiro!

    Algumas ferramentas que antes só estavam disponíveis para computadores de mesa e calculadoras científicas, hoje podem ser instaladas em qualquer dispositivo.Confira: - P(...)

  • 30 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça o Holedeck: sistema de laje que economiza mais concreto

    Você já conhece o Holedeck? É um sistema de lajes inovador que gasta 55% menos de concreto que aquele usado há tempos nas construções.  COMO FUN(...)

  • 24 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    34 fórmulas e funções do Excel que você deve saber!

    Um dos softwares que o Engenheiro precisa conhecer certamente é o Excel! Então separamos para vocês algumas fórmulas e funções importantes, confira abaixo:&nbs(...)

  • 23 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Estudos de traço para concreto em fundações pode ajudar na robustez e durabilidade

    O concreto utilizado em fundações moldadas in loco, caso das sapatas diretas, dos radiers e das estacas tipo hélice contínua, precisa dispor de propriedades espec&iacu(...)

  • 21 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Pavimentação em concreto armado: a alternativa para vias urbanas

    A substituição das placas de concreto simples por estruturas de concreto armado que são mais adaptáveis, pode aumentar a durabilidade da via pública em at&eacut(...)

  • 17 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

    1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)