Entre em contato conosco

PÓS-GRADUAÇÃO EM

Lean Supply Chain Management

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

LEAN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Nos últimos 15 anos, a logística empresarial deixou de ser uma função operacional e passou a se tornar algo essencialmente estratégico, de importância fundamental no desempenho das organizações. Denominada então de Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain, passou a se preocupar com o conceito de Logística Total, desde o desenvolvimento do produto até seu destino final, passando por vários níveis de fornecimento e distribuição, além de compras, marketing, serviços pós-venda, etc.

As fronteiras da empresa não mais seriam o foco da logística empresarial, mas sim o conjunto de entidades que fazem parte da cadeia de valor de um produto ou serviço. Este conjunto de entidades, ou network, está intimamente envolvido em processos e atividades que produzem valor na forma de produtos ou serviços, focado no nível e serviço ao consumidor final e sustentabilidade do negócio em todos os sentidos.

“Não há no mercado de trabalho pessoas realmente qualificadas em Supply Chain Management”. Esta frase é falada, escrita ou pensada inúmeras vezes por gestores de vários ramos e setores de indústrias e serviços, ao buscarem profissionais para vagas estratégicas das empresas da região. De fato, profissionais da área de Supply Chain Management se deslocam entre empresas ocupando cargos gerenciais e ao se movimentarem deixam lacunas difíceis de se preencher.

A partir desta realidade, o curso de Lean Supply Chain Management (IDD - LM Lab) visa atualizar os profissionais que atuem em áreas relacionadas à gestão da cadeia de suprimentos, ou que tenham interesse em atuar neste valorizado campo de atuação, apresentando aos estudantes as melhores práticas e conceitos aplicados à gestão da cadeia de suprimentos, seu impacto no desempenho da empresa em indicadores de planejamento estratégico de uma cadeia de suprimentos eficiente, eficaz e sustentável.

O curso de Lean Supply Chain Management foi criado por gestores e especialistas da cadeia de suprimentos de organizações de manufatura e serviços Classe Mundial, baseado em anseios e necessidades destas empresas ao buscar profissionais de SCM (Supply Chain Management) no mercado de trabalho.

Estes profissionais sêniores de empresas de manufatura e serviços assumem o papel de professores que ministram aulas baseados não somente na teoria acadêmica, mas em suas experiências no mercado de trabalho, procurando formar indivíduos alinhados com as necessidades das empresas no momento atual e vislumbrando o futuro. 

Alinhando o planejamento estratégico e tático da cadeia de suprimentos, com a técnica da consagrada metodologia Lean Six Sigma e professores atuantes no mercado de trabalho da área, o curso de Lean Supply Chain Management abordará aspectos teóricos e práticos do planejamento de longo e médio prazos da cadeia de suprimentos e da logística empresarial, além de explorar através de um estudo prático, os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a execução de um Projeto de Melhoria usando conhecimentos adquiridos pela formação Six Sigma Yellow Belt.

Ao final do curso, o estudante receberá além do Certificado de Especialista Lean Supply Chain Management, o Certificado de Six Sigma Yellow Belt, atestando conhecimentos teóricos e práticos na metodologia Six Sigma e na ferramenta DMAIC, super valorizada no mercado.

É por acreditar na importância da área dentro da estratégia das organizações, que o Instituto IDD, em parceria com o Lean Management Lab (LM Lab), oferta o curso de pós-graduação a nível de especialização em Lean Supply Chain Management, que abrange com profundidade os temas pertinentes a esta função, e aliado a Dupla Certificação Especialista + Six Sigma Yellow Belt, garante profundo aprendizado teórico e prático.

OBJETIVOS DO CURSO

1. Preparar, atualizar e qualificar profissionais envolvidos com quaisquer sistemas da cadeia de suprimentos em todos os tipos de organizações, em quaisquer setores ou ramos de atividade;
2. Possibilitar uma visão mais ampla da gestão estratégica e inteligente da cadeia de suprimentos, entendendo sua percepção como um sistema complexo intimamente relacionado com o desempenho das organizações participantes desta cadeia de valor, e que impacta diretamente em custos, receitas e na imagem destas no mercado;
3. Capacitar o estudante a gerenciar e implantar processos modernos visando o aumento da produtividade e a melhoria contínua dos processos em todos os tipos de organizações, públicas ou privadas, em quaisquer ramos de atividade, buscando aumentar a competitividade das empresas no mercado; 
4. Desenvolver a análise crítica dos processos internos e externos impactantes na cadeia de suprimentos da organização, mantendo o foco no resultado;
5. Criar a cultura do trabalho em equipe, desenvolvendo a liderança e a proatividade - Transformar profissionais em agentes de mudança com foco na melhoria contínua de processos necessários para o mercado de trabalho no momento em que vivemos;
6. Dominar técnicas e ferramentas da gestão da cadeia de suprimentos em sua totalidade;
7. Certificar o estudante como Six Sigma Yellow Belt, atestando o conhecimento básico da metodologia Six Sigma;
8. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
9. Pesquisar soluções para problemas da área.

PÚBLICO-ALVO

O curso de pós-graduação em Lean Supply Chain Management destina-se aos profissionais sêniores com formação superior reconhecida pelo MEC, atuantes em empresas públicas ou privadas, em quaisquer áreas e que estejam envolvidos direta ou indiretamente com cadeia de suprimentos (Supply Chain), logística empresarial, ou ainda, que pretendam ingressar nesta área de trabalho tão promissora.

+ DO CURSO

O curso oferece Dupla Certificação fornecendo aos estudantes o Certificado de Especialista em Lean Supply Chain Management, e também o Certificado Six Sigma Yellow Belt, ao término do TCC HANDS ON.

Conta ainda com aulas ministradas por professores da área, atuantes como profissionais sêniores de empresas reconhecidamente Classe Mundial. O corpo docente ministra aulas baseadas não somente na teoria acadêmica, mas em suas experiências no mercado de trabalho, procurando formar indivíduos alinhados com as necessidades das empresas para o momento atual em que vivemos.
 

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA?

Evandro Minato

Coordenador do Curso

Maximiliano Vargas

Coordenador Local | Ph.D. (Instituto NOMM | LM Lab)

Elton Voltolini

Dr. (EXCENT Consultoria)

Fernando Guiraud De Brito

M.Sc. (Exodus Treinamentos | CORE/PR)

Gustavo Baranhuk Basem

M.Sc. (Desjoyaux Pools)

Alexandre De Lima Sewald

Esp. (Electrolux)

André Perez

Esp.

Henrique Brickman Areno

Esp. (Groupe Renault)

Janine Ferro

Esp.

Luciano Fábio De Figueiredo

Esp. (SFQuality Consulting)

Washington Luis Spejorim

Esp.

Luiz Friedrich

Esp. (WHB Fundição e Usinagem)

*Professores Convidados.

**O Instituto IDD se reserva ao direito de alterar o corpo docente quando necessário.

***O corpo docente pode variar conforme a sede do curso.

Cultura Organizacional e Liderança em Gestão | 30 h.a.
Tomada de Decisão e Gestão de Crise | 30 h.a.
Fundamentos do Lean Six Sigma - LSS (Certificação Yellow Belt) | 30 h.a.
Gerenciamento e Decisão em Transportes | 30 h.a.
Visão Estratégica de Custos | 30 h.a.
Gestão de Projetos Logísticos | 30 h.a.
Planejamento de Demandas e Recursos (S&OP) | 30 h.a.
Gestão de Demanda, Recursos e Estoques na Operação | 30 h.a.
Gestão de Contratos, Aquisições  e Fornecedores | 30 h.a.
Logística Internacional e Operações Globais | 30 h.a.
Green Supply Chain Management | 30 h.a.
Visão Estratégica da Cadeia de Suprimentos e Integração de Operações | 30 h.a.
TCC Hands On | 60 h.a.

Atividade Complementares

Carga Horária Total | 432 h.a.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
IDD NEWS
  • 22 de setembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

    As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidade só aumenta e para alcança-la, uma da(...)

  • 21 de setembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O uso do solo cimento

    O que é solo cimento? É um material alternativo de baixo custo que é gerado a partir das misturas de solo, cimento e pouca água, após esse processo, o solo-cimento s(...)

  • 19 de setembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    5 aplicativos: praticidade para os Engenheiros

    Se você está buscando praticidade para o seu dia a dia na Engenharia, confira uma lista com 5 aplicativos que podem simplificar seus problemas:AutoCAD 360 Você poderá te(...)

  • 15 de setembro de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    Segurança nas alturas: sistemas de proteção

    Saiba como manter sua obra seguraO Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) possui soluções que s&ati(...)

  • 14 de setembro de 2017
    Por: Instituto IDD

    3 maneiras de fazer uma construção sustentável

    Saiba como deixar sua construção sustentávelA sustentabilidade é o desenvolvimento que supre as necessidades do meio atual, podendo também, atender as geraç&o(...)

  • 29 de agosto de 2017
    Conteúdo Especializado
    Por: Instituto IDD

    5 maneiras de avaliarem a sua redação no Enem!

    Conheça quais são os critérios de avaliação das provas de redação para o Enem e se prepare para a sua! Para o Enem 2016 o Ministério da Edu(...)

  • 28 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Segurança de barragens para iniciantes

    Conheça os pontos essenciais para a construção de projetos de barragens seguras e saiba como ser o profissional responsável por elas.Segundo estudo feito pela e-Construmark(...)

  • 24 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    A Patologia sob a visão do engenheiro Antônio Carmona Filho

    Tudo o que você sempre quis ouvir de um especialista em Patologia das Construções!O engenheiro Antônio Carmona Filho produziu um super conteúdo especializado para a AE(...)

  • 23 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    3 dicas para erros comuns que você pode cometer no orçamento de obras

    Confira como evitar erros comuns e bem fáceis de cometer durante o orçamento da sua obra.Grandes erros ou pequenas distorções em qualquer documento de um projeto de obra po(...)

  • 17 de agosto de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como o mercado de energia eólica cresce com novas tendências?

    Como o mercado de energia eólica vem crescendo e como nós acompanhamos esse mercado?ENERGIA EÓLICA NO BRASILAposto que você não sabia que a primeira turbina de energi(...)