10 erros para não cometer na redação do Enem!

10 erros para não cometer na redação do Enem!

11 julho, 2017

Saber o que não fazer pode ser uma grande ajuda quando as dúvidas batem na hora da prova.

Ao contrário do que muitos colegas podem dizer, escrever bem é um grande desafio e perder pontos com erros primários, pode te fazer perder ainda mais pontos na sua redação. Então, pra você ficar esperto, a gente tem 10 dicas do que você não deve fazer na sua redação. As orientações são do professor Wilson Rochenbach. Confira!

01. Não fale com o leitor da redação como se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.” Nunca escreva “ditando regras”, você precisa conquistar o leitor com argumentos.

02. Não use ditados populares, eles empobrecem seu texto. Seja criativo e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo “lugar comum”. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas.

03. Não escreva com letras grandes apenas com o intuito de ocupar linhas. Isso será notado pelo corretor e só te fará perder pontos. Observe o limite mínimo e o máximo de linhas a serem escritas e trabalhe dentro das regras.

04. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”; “Todos os políticos são corruptos”. Argumentos assim não têm consistência. Também existem pessoas que obedecem às leis de trânsito e políticos honestos.

05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta

06. Não confunda o significado das conjunções.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência imperdoável na sua redação.

07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos “que, quem, o qual” (e flexões), “cujo”. Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: “A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…”.

08. Deixe o “internetês” para a internet. Não use “vc”, “tbm”, ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.  É só manter a atenção e revisar seu texto para não escorregar nesses erros básicos.

Aproveitando nossa dicas, se você está se preparando para o vestibular e o Enem e ainda não conhece o primeiro pré-vestibular por matérias isoladas de Curitiba, essa é uma ótima oportunidade de conhecer um pré-vestibular onde você pode montar a sua grade para complementar e ter um maior enfoque nos seus estudos e na sua área! Vem ver!

09. Jamais “encha linguiça” na sua redação. Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.

10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeite os direitos humanos

Curtiu essa informaçãoCompartilhe com seus amigos!

Fonte: Conteúdo de blogdoenem

Ah, e aproveite que tem e-book novo na área! Você baixa mais altas dicas super importantes para o seu sucesso no vestibular, aqui embaixo!

23 de abril de 2018

Dicas rápidas para alavancar a carreira na Engenharia

Na atual crise que assola o país, é importante se destacar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Não basta ser um ótimo engenheiro, é necessário que(...)

20 de abril de 2018

Termos que todo engenheiro deve conhecer

No mundo da engenharia existe muitos termos, neste post nós vamos ensinar os significados de alguns deles, vem com a gente aprender! Agregado – Nome dado à areia (agregado mi&(...)

19 de abril de 2018
Arquitetura

2 arquitetas que você precisa conhecer!

Atualmente mulheres são maioria nos cursos de arquitetura do país, entretanto alguns anos atrás não era exatamente o que acontecia, nesta publicação vamos dar(...)

18 de abril de 2018
Arquitetura

As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

17 de abril de 2018

Pontes incríveis pelo mundo!

Hoje vamos conhecer algumas das mais incríveis pontes ao redor do mundo, modernas ou tradicionais as pontes são um grande desafio para os engenheiros e arquitetos.  Ponte de Vi(...)

16 de abril de 2018

Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

As casas pré-moldadas de concreto estão casa vez mais presentes na construção civil, por utilizar processos construtivos industrializados esse tipo de construç&atild(...)