3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

08 dezembro, 2017

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações iniciais em uma tomada de decisão sobre a implantação de um determinado empreendimento.

Quer elaborar orçamentos sem erros? Então confira as 3 dicas valiosas que vamos te mostrar agora.

CONHEÇA A REALIDADE DO LOCAL DE IMPLANTAÇÃO DA OBRA

Alguns profissionais cometem erros em seus orçamentos simplesmente por não realizarem uma visita de campo. Não há a necessidade do orçamentista fazer correções nos projetos de arquitetura e engenharia, mas nada impede que esse profissional faça a visita para reconhecimento da área de implantação do empreendimento, para evitar erros.

Algumas informações como por exemplo: tipo de relevo, tipo de solo e ocorrência de áreas algadiças, podem não estar especificadas no projeto de forma clara.

FIQUE ATENTO AO USO DE TABELAS REFERENCIAIS

SINAPI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil e SICRO (DNIT), são ótimos exemplos de tabelas referenciais de abrangência nacional.

O profissional deve tomar cuidado para a composição do orçamento, pois alguns valores podem apresentar distorções em relação aos que já estão sendo veiculados no mercado.

ESPECIFIQUE AO MÁXIMO OS VALORES UNITÁRIOS

Para compor o custo unitário de um determinado serviço, uma prática vista é adoção de  valores médios de custos com a produtividade e de consumo de insumos. Além disso, algumas simplificações são admitidas para o cálculo dos custos de depreciação e manutenção de máquinas e equipamentos.

Adotando essa conduta, a empresa certamente evitará distorções nos valores orçados, sendo assim, obtendo excelentes resultados positivos na qualidade final da obra.

Fonte: Mobuss Construção

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 09 de julho de 2018

Motivos para fazer uma Pós-Graduação

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, atualmente ter somente uma graduação não garante o sucesso profissional.  Neste post iremos te dar 5 bons motivos (...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

• 25 de junho de 2018

Quanto tempo dura um prédio?

Você já se perguntou por que alguns prédios duram séculos e outros são interditados logo após o seu lançamento?  Existem vários fatores intr(...)

• 15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

• 30 de maio de 2018

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

• 29 de maio de 2018

3 Motivos para usar reforço estrutural com fibra de carbono

O reforço estrutural aumenta a resistência das peças de concreto armado. Esse processo é indicado quando as construções, sendo novas ou antigas, estão s(...)

• 15 de maio de 2018

Você sabe o que faz um Tecnólogo em Construção de Edifícios?

O mercado de trabalho pede cada vez mais rapidez na formação profissional, por isso está se tornando muito comum as pessoas optarem por cursos superiores de tecnologia, esses curs(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)