3 Principais tipos de demolição

3 Principais tipos de demolição

05 julho, 2018

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demolição para que você faça a escolha certa para a sua obra!

Demolição Mecânica

A demolição mecânica é aquela que envolve qualquer uso de equipamentos e ferramentas mecânicas para destruir ou retirar algum elemento do prédio.  Normalmente esse tipo de demolição é feita por máquinas de médio a grande porte, como as carregadeiras.
Pode ser usada para retirada total ou parcial de paredes e lajes de concreto, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos etc.  A demolição mecânica requer mão de obra especializada e é mais barata se comparada com a demolição manual.

Demolição Por Uso de Explosivos
Conhecida também por demolição por implosão, esse tipo de demolição é mais recomendado para estruturas de grande porte, como arranha-céus, pontes etc. Por acontecer em áreas urbanas, é necessário fazer um estudo detalhado sobre a estrutura, para isso contrata-se uma equipe especializada.  O excesso de explosivos pode gerar acidentes e danos financeiros.
A principal etapa para uma boa demolição, é identificar os principais elementos e áreas da estrutura para decidir qual tipo de explosivo a ser utilizado, onde posicioná-los e como temporizar as demolições.

Demolição Manual
Esse tipo de demolição é recomendada para estruturas que exijam cuidados, ou quando se deseja reaproveitar o material retirado em outro local, método conhecido como desconstrução.  A desconstrução pode ser não estrutural, ou estrutural. A não estrutural está relacionada com o reuso de componentes de uma construção anterior, como portas e janelas.  A estrutural que envolve materiais e estruturas como tijolos, vigas e blocos.

Fonte: Escola Engenharia

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

• 15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

17 de outubro de 2018