3 Principais tipos de demolição

3 Principais tipos de demolição

05 julho, 2018

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demolição para que você faça a escolha certa para a sua obra!

Demolição Mecânica

A demolição mecânica é aquela que envolve qualquer uso de equipamentos e ferramentas mecânicas para destruir ou retirar algum elemento do prédio.  Normalmente esse tipo de demolição é feita por máquinas de médio a grande porte, como as carregadeiras.
Pode ser usada para retirada total ou parcial de paredes e lajes de concreto, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos etc.  A demolição mecânica requer mão de obra especializada e é mais barata se comparada com a demolição manual.

Demolição Por Uso de Explosivos
Conhecida também por demolição por implosão, esse tipo de demolição é mais recomendado para estruturas de grande porte, como arranha-céus, pontes etc. Por acontecer em áreas urbanas, é necessário fazer um estudo detalhado sobre a estrutura, para isso contrata-se uma equipe especializada.  O excesso de explosivos pode gerar acidentes e danos financeiros.
A principal etapa para uma boa demolição, é identificar os principais elementos e áreas da estrutura para decidir qual tipo de explosivo a ser utilizado, onde posicioná-los e como temporizar as demolições.

Demolição Manual
Esse tipo de demolição é recomendada para estruturas que exijam cuidados, ou quando se deseja reaproveitar o material retirado em outro local, método conhecido como desconstrução.  A desconstrução pode ser não estrutural, ou estrutural. A não estrutural está relacionada com o reuso de componentes de uma construção anterior, como portas e janelas.  A estrutural que envolve materiais e estruturas como tijolos, vigas e blocos.

Fonte: Escola Engenharia

• 15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

• 29 de maio de 2018

3 Motivos para usar reforço estrutural com fibra de carbono

O reforço estrutural aumenta a resistência das peças de concreto armado. Esse processo é indicado quando as construções, sendo novas ou antigas, estão s(...)

• 11 de abril de 2018

3 Obras Sustentáveis no Brasil

O Brasil é o 4º país do mundo no ranking de construções sustentáveis certificadas pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), em um mundo o onde (...)

• 09 de abril de 2018

As duas principais manifestações patológicas do concreto

A utilização do concreto em obras de engenharia é praticamente indispensável, porém algumas condições pode comprometer o uso deste material traze(...)

• 08 de dezembro de 2017
    Gestão e Construção

3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

• 24 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado

34 fórmulas e funções do Excel que você deve saber!

Um dos softwares que o Engenheiro precisa conhecer certamente é o Excel! Então separamos para vocês algumas fórmulas e funções importantes, confira abaixo:&nbs(...)

• 24 de outubro de 2017

A primeira ponte impressa em 3D do Mundo!

Holanda inaugura a primeira ponte de concreto impressa em 3D do mundo!Na semana passada (17) foi inaugurada a primeira ponte impressa em 3D, na Holanda. Ela foi impressa pela Universidade de Tecn(...)

• 16 de outubro de 2017

Tipos de Demolição - A importância da especialização

TIPOS DE DEMOLIÇÃO - A IMPORTÂNCIA DE SE ESPECIALIZAR NA ÁREA. A demolição é um dos passos da construção civil que mais exige cuidados, c&(...)

• 14 de setembro de 2017

3 maneiras de fazer uma construção sustentável

Saiba como deixar sua construção sustentávelA sustentabilidade é o desenvolvimento que supre as necessidades do meio atual, podendo também, atender as geraç&o(...)

• 23 de agosto de 2017

3 dicas para erros comuns que você pode cometer no orçamento de obras

Confira como evitar erros comuns e bem fáceis de cometer durante o orçamento da sua obra.Grandes erros ou pequenas distorções em qualquer documento de um projeto de obra po(...)

13 de julho de 2018

5 Vantagens de usar vidros refletivos!

As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

11 de julho de 2018

Quais são as funções do CREA ?

A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, possui entidades em cada estado do Brasil e constituem a incorporação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agr(...)

10 de julho de 2018

4 Materiais baratos para usar na reforma.

Precisando fazer uma reforma, mas está sem dinheiro? Nós reunimos 4 materiais baratos para você renovar a sua casa.Papel de ParedeEnjoou da decoração da sua casa e n&(...)

09 de julho de 2018

Motivos para fazer uma Pós-Graduação

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, atualmente ter somente uma graduação não garante o sucesso profissional.  Neste post iremos te dar 5 bons motivos (...)