3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

20 setembro, 2018

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas no mercado da engenharia. Nesse post falaremos mais sobre alguns objetos que estão facilitando a vida dos engenheiros, confira!

TIJOLOS INTELIGENTES

Das brincadeiras infantis direto para a construção civil, os tijolos inteligentes se assemelham muito aos famosos legos. Eles possuem pinos que se fixam na parte inferior do outro elemento.  Os fabricantes dessa inovação pretendem associar a esse produto resistência, baixo custo, eficiência térmica e agilidade para os processos construtivos.

Os tijolos inteligentes são feitos de cimento, cada peça possui espaços internos para passagem de ar. Para garantir que a total fixação dos blocos, é utilizada uma fita com alta adesividade.

Segundo os fabricantes, essa tecnologia permitirá construir paredes, pisos e tetos com economia de 50% no custo e 30% no gasto de energia.

DRONES

Na construção civil os drones estão sendo usados para monitoramento e inspeção no canteiro de obras. Eles oferecem uma maior perspectiva da construção, dando assim mais produtividade, qualidade e segurança para os projetos.

Com essa tecnologia, é possível acompanhar o andamento da obra de forma mais precisa e sem colocar trabalhadores em risco, além disso também é possível acessar remotamente áreas para identificação de manifestações patológicas por meio de câmeras termográficas.

CONTRAPISO AUTONIVELANTE

A utilização desse material não é necessariamente nova, no Brasil o contrapiso autonivelante chegou nos anos 90, porém, essa tecnologia não é muito conhecida pelos engenheiros.

O sistema autonivelante consiste em basicamente uma argamassa, a base de cimento, com fluidez suficiente para permitir a auto regularização e nivelamento de camada. Com isso, é possível criar superfícies planas, resistentes e com bom acabamento para bases novas e antigas.

Entretanto a melhor qualidade do contrapiso autonivelante é a agilidade que ele dá para a construção, pois a cura desse material demora apenas 24 horas. Isso proporciona rapidez na execução do projeto, e consequentemente na entrega da obra.

Fonte: Blog Equiloc

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

30 de novembro de 2018

O que é graute?

20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)