3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

20 setembro, 2018

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas no mercado da engenharia. Nesse post falaremos mais sobre alguns objetos que estão facilitando a vida dos engenheiros, confira!

TIJOLOS INTELIGENTES

Das brincadeiras infantis direto para a construção civil, os tijolos inteligentes se assemelham muito aos famosos legos. Eles possuem pinos que se fixam na parte inferior do outro elemento.  Os fabricantes dessa inovação pretendem associar a esse produto resistência, baixo custo, eficiência térmica e agilidade para os processos construtivos.

Os tijolos inteligentes são feitos de cimento, cada peça possui espaços internos para passagem de ar. Para garantir que a total fixação dos blocos, é utilizada uma fita com alta adesividade.

Segundo os fabricantes, essa tecnologia permitirá construir paredes, pisos e tetos com economia de 50% no custo e 30% no gasto de energia.

DRONES

Na construção civil os drones estão sendo usados para monitoramento e inspeção no canteiro de obras. Eles oferecem uma maior perspectiva da construção, dando assim mais produtividade, qualidade e segurança para os projetos.

Com essa tecnologia, é possível acompanhar o andamento da obra de forma mais precisa e sem colocar trabalhadores em risco, além disso também é possível acessar remotamente áreas para identificação de manifestações patológicas por meio de câmeras termográficas.

CONTRAPISO AUTONIVELANTE

A utilização desse material não é necessariamente nova, no Brasil o contrapiso autonivelante chegou nos anos 90, porém, essa tecnologia não é muito conhecida pelos engenheiros.

O sistema autonivelante consiste em basicamente uma argamassa, a base de cimento, com fluidez suficiente para permitir a auto regularização e nivelamento de camada. Com isso, é possível criar superfícies planas, resistentes e com bom acabamento para bases novas e antigas.

Entretanto a melhor qualidade do contrapiso autonivelante é a agilidade que ele dá para a construção, pois a cura desse material demora apenas 24 horas. Isso proporciona rapidez na execução do projeto, e consequentemente na entrega da obra.

Fonte: Blog Equiloc

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)