3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

20 setembro, 2018

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas no mercado da engenharia. Nesse post falaremos mais sobre alguns objetos que estão facilitando a vida dos engenheiros, confira!

TIJOLOS INTELIGENTES

Das brincadeiras infantis direto para a construção civil, os tijolos inteligentes se assemelham muito aos famosos legos. Eles possuem pinos que se fixam na parte inferior do outro elemento.  Os fabricantes dessa inovação pretendem associar a esse produto resistência, baixo custo, eficiência térmica e agilidade para os processos construtivos.

Os tijolos inteligentes são feitos de cimento, cada peça possui espaços internos para passagem de ar. Para garantir que a total fixação dos blocos, é utilizada uma fita com alta adesividade.

Segundo os fabricantes, essa tecnologia permitirá construir paredes, pisos e tetos com economia de 50% no custo e 30% no gasto de energia.

DRONES

Na construção civil os drones estão sendo usados para monitoramento e inspeção no canteiro de obras. Eles oferecem uma maior perspectiva da construção, dando assim mais produtividade, qualidade e segurança para os projetos.

Com essa tecnologia, é possível acompanhar o andamento da obra de forma mais precisa e sem colocar trabalhadores em risco, além disso também é possível acessar remotamente áreas para identificação de manifestações patológicas por meio de câmeras termográficas.

CONTRAPISO AUTONIVELANTE

A utilização desse material não é necessariamente nova, no Brasil o contrapiso autonivelante chegou nos anos 90, porém, essa tecnologia não é muito conhecida pelos engenheiros.

O sistema autonivelante consiste em basicamente uma argamassa, a base de cimento, com fluidez suficiente para permitir a auto regularização e nivelamento de camada. Com isso, é possível criar superfícies planas, resistentes e com bom acabamento para bases novas e antigas.

Entretanto a melhor qualidade do contrapiso autonivelante é a agilidade que ele dá para a construção, pois a cura desse material demora apenas 24 horas. Isso proporciona rapidez na execução do projeto, e consequentemente na entrega da obra.

Fonte: Blog Equiloc

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)