Entre em contato conosco

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

  • 3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

20 setembro, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas no mercado da engenharia. Nesse post falaremos mais sobre alguns objetos que estão facilitando a vida dos engenheiros, confira!

 

TIJOLOS INTELIGENTES

Das brincadeiras infantis direto para a construção civil, os tijolos inteligentes se assemelham muito aos famosos legos. Eles possuem pinos que se fixam na parte inferior do outro elemento.  Os fabricantes dessa inovação pretendem associar a esse produto resistência, baixo custo, eficiência térmica e agilidade para os processos construtivos.

Os tijolos inteligentes são feitos de cimento, cada peça possui espaços internos para passagem de ar. Para garantir que a total fixação dos blocos, é utilizada uma fita com alta adesividade.

Segundo os fabricantes, essa tecnologia permitirá construir paredes, pisos e tetos com economia de 50% no custo e 30% no gasto de energia.

 

 

DRONES

Na construção civil os drones estão sendo usados para monitoramento e inspeção no canteiro de obras. Eles oferecem uma maior perspectiva da construção, dando assim mais produtividade, qualidade e segurança para os projetos.

Com essa tecnologia, é possível acompanhar o andamento da obra de forma mais precisa e sem colocar trabalhadores em risco, além disso também é possível acessar remotamente áreas para identificação de manifestações patológicas por meio de câmeras termográficas.

 

 

CONTRAPISO AUTONIVELANTE

A utilização desse material não é necessariamente nova, no Brasil o contrapiso autonivelante chegou nos anos 90, porém, essa tecnologia não é muito conhecida pelos engenheiros.

O sistema autonivelante consiste em basicamente uma argamassa, a base de cimento, com fluidez suficiente para permitir a auto regularização e nivelamento de camada. Com isso, é possível criar superfícies planas, resistentes e com bom acabamento para bases novas e antigas.

Entretanto a melhor qualidade do contrapiso autonivelante é a agilidade que ele dá para a construção, pois a cura desse material demora apenas 24 horas. Isso proporciona rapidez na execução do projeto, e consequentemente na entrega da obra.

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Blog Equiloc

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 11 de abril de 2019
    Por: Instituto IDD

    4 tipos de pontes que você precisa conhecer

    Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

  • 22 de janeiro de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é Retrofit ?

    A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

  • 11 de janeiro de 2019
    Por: Instituto IDD

    5 tendências para Engenharia Civil em 2019

    Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

  • 20 de dezembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

    Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

  • 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

    Por que as paredes estouram?

    Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

  • 30 de novembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é graute?

    Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

  • 15 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Uso dos gabiões na engenharia civil

    Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

  • 10 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

    No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

  • 07 de agosto de 2018
    Por: Instituto IDD

    Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

    Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

  • 02 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

    A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
11 de abril de 2019
Por: Instituto IDD

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

15 de março de 2019
Por: Instituto IDD

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019
Por: Instituto IDD

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

11 de fevereiro de 2019
Por: Instituto IDD

Aprenda a fazer o reforço estrutural corretamente.

Apesar das várias tecnologias existentes na produção do concreto, nenhuma delas é capaz de fazer com que ele não se deteriore.  Há diversas causas para e(...)

29 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)