3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

20 setembro, 2018

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas no mercado da engenharia. Nesse post falaremos mais sobre alguns objetos que estão facilitando a vida dos engenheiros, confira!

TIJOLOS INTELIGENTES

Das brincadeiras infantis direto para a construção civil, os tijolos inteligentes se assemelham muito aos famosos legos. Eles possuem pinos que se fixam na parte inferior do outro elemento.  Os fabricantes dessa inovação pretendem associar a esse produto resistência, baixo custo, eficiência térmica e agilidade para os processos construtivos.

Os tijolos inteligentes são feitos de cimento, cada peça possui espaços internos para passagem de ar. Para garantir que a total fixação dos blocos, é utilizada uma fita com alta adesividade.

Segundo os fabricantes, essa tecnologia permitirá construir paredes, pisos e tetos com economia de 50% no custo e 30% no gasto de energia.

DRONES

Na construção civil os drones estão sendo usados para monitoramento e inspeção no canteiro de obras. Eles oferecem uma maior perspectiva da construção, dando assim mais produtividade, qualidade e segurança para os projetos.

Com essa tecnologia, é possível acompanhar o andamento da obra de forma mais precisa e sem colocar trabalhadores em risco, além disso também é possível acessar remotamente áreas para identificação de manifestações patológicas por meio de câmeras termográficas.

CONTRAPISO AUTONIVELANTE

A utilização desse material não é necessariamente nova, no Brasil o contrapiso autonivelante chegou nos anos 90, porém, essa tecnologia não é muito conhecida pelos engenheiros.

O sistema autonivelante consiste em basicamente uma argamassa, a base de cimento, com fluidez suficiente para permitir a auto regularização e nivelamento de camada. Com isso, é possível criar superfícies planas, resistentes e com bom acabamento para bases novas e antigas.

Entretanto a melhor qualidade do contrapiso autonivelante é a agilidade que ele dá para a construção, pois a cura desse material demora apenas 24 horas. Isso proporciona rapidez na execução do projeto, e consequentemente na entrega da obra.

Fonte: Blog Equiloc

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019