4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

30 maio, 2018

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as maiores obras de engenharia civil localizadas no Brasil.

Usina Hidrelétrica de ITAIPU – Foz do Iguaçu

Projetada por Niemeyer, e inaugurada 1984 a ITAIPU é a segunda maior usina hidrelétrica do mundo, perdendo apenas para a Três Gargantas, que fica localizada na China.  A gestão da Usina Hidrelétrica de ITAIPU é dividida entre o Paraguai e Brasil.

Para a construção da foram usados 12.570.000 m³ de concreto além da participação de 40.00 trabalhadores.  A edificação possui 196 metros de altura, comprimento total de 7.919 metros e 1.350 km² de área alagada. A ITAIPU é capaz de gerar 14 mil megawatts por hora. Na época a construção custou em torno de 14 bilhões de dólares.

Edifício Millennium Palace – Balneário Camboriú

O Millennium Palace é o prédio mais alto do Brasil, a construção possui 46 andares e 177 metros de altura. O edifício foi inaugurado em 2014, e possui apenas 1 apartamento por andar. A fachada do Millennium Palace conta com 1800 m³ de peças de poliestireno expandido (EPS) moldado. Cada apartamento do Millennium Palace custa em cerca de 10 milhões de reais.

Ponte Rio-Niterói – Rio de Janeiro

A Ponte Rio-Niterói é a maior ponte de concreto protendido no Hemisfério-Sul e a sexta maior do mundo. Com aproximadamente 13 km de extensão e 72 metros de altura, a ponte possui mais de 2.150 km de cabos presentes no interior da sua estrutura.

O maior desafio da construção foi achar um ponto rochoso no subsolo oceânico que fosse capaz de suportar o peso da estrutura.

Projeto de Integração do Rio São Francisco - Região Nordeste

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem como objetivo levar água para mais de 12 milhões de pessoas que moram em 390 municípios do nordeste do Brasil.  É considerado a maior obra de infraestrutura hídrica do país.

Fonte:  Construct

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 10 de julho de 2018

4 Materiais baratos para usar na reforma.

Precisando fazer uma reforma, mas está sem dinheiro? Nós reunimos 4 materiais baratos para você renovar a sua casa.Papel de ParedeEnjoou da decoração da sua casa e n&(...)

• 04 de julho de 2018

4 Materiais sustentáveis para sua construção

Atualmente materiais sustentáveis são elementos presentes na construção civil, conheça 8 opções sustentáveis para sua obra:Hidrocerâmica E(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

• 13 de junho de 2018

4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)