4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

30 maio, 2018

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as maiores obras de engenharia civil localizadas no Brasil.

Usina Hidrelétrica de ITAIPU – Foz do Iguaçu

Projetada por Niemeyer, e inaugurada 1984 a ITAIPU é a segunda maior usina hidrelétrica do mundo, perdendo apenas para a Três Gargantas, que fica localizada na China.  A gestão da Usina Hidrelétrica de ITAIPU é dividida entre o Paraguai e Brasil.

Para a construção da foram usados 12.570.000 m³ de concreto além da participação de 40.00 trabalhadores.  A edificação possui 196 metros de altura, comprimento total de 7.919 metros e 1.350 km² de área alagada. A ITAIPU é capaz de gerar 14 mil megawatts por hora. Na época a construção custou em torno de 14 bilhões de dólares.

Edifício Millennium Palace – Balneário Camboriú

O Millennium Palace é o prédio mais alto do Brasil, a construção possui 46 andares e 177 metros de altura. O edifício foi inaugurado em 2014, e possui apenas 1 apartamento por andar. A fachada do Millennium Palace conta com 1800 m³ de peças de poliestireno expandido (EPS) moldado. Cada apartamento do Millennium Palace custa em cerca de 10 milhões de reais.

Ponte Rio-Niterói – Rio de Janeiro

A Ponte Rio-Niterói é a maior ponte de concreto protendido no Hemisfério-Sul e a sexta maior do mundo. Com aproximadamente 13 km de extensão e 72 metros de altura, a ponte possui mais de 2.150 km de cabos presentes no interior da sua estrutura.

O maior desafio da construção foi achar um ponto rochoso no subsolo oceânico que fosse capaz de suportar o peso da estrutura.

Projeto de Integração do Rio São Francisco - Região Nordeste

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem como objetivo levar água para mais de 12 milhões de pessoas que moram em 390 municípios do nordeste do Brasil.  É considerado a maior obra de infraestrutura hídrica do país.

Fonte:  Construct

• 15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 10 de julho de 2018

4 Materiais baratos para usar na reforma.

Precisando fazer uma reforma, mas está sem dinheiro? Nós reunimos 4 materiais baratos para você renovar a sua casa.Papel de ParedeEnjoou da decoração da sua casa e n&(...)

• 04 de julho de 2018

4 Materiais sustentáveis para sua construção

Atualmente materiais sustentáveis são elementos presentes na construção civil, conheça 8 opções sustentáveis para sua obra:Hidrocerâmica E(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)