4 novas tendências da construção civil

4 novas tendências da construção civil

10 maio, 2018

Já estamos na metade de 2018, porém o uso de determinadas tecnologias está em alta, vamos trazer para você algumas dessas tecnologias e como são usadas para melhorar a vida no campo de obra.

Realidade Aumentada

O uso de realidade aumentada possibilita que o usuário “caminhe” através de ambientes 3D reais, visualizando e coletando informações adicionais em tempo real sobre esse ambiente.

No mercado da construção civil já existem aplicativos e softwares que fazem isso muito bem, um exemplo é o app Measurekit, ele permite o usuário interagir com objetos ou componentes de construção através da tela do smartphone, medindo e até calculando o nivelamento de superfícies.

Drones

Muitas empresas já utilizam drones, o que diminui a entrada definitiva desses objetos nos canteiros de obra, é o preço elevado do equipamento.

Drones estão sendo usados para inspecionar canteiros de obras de forma rápida e eficiente, principalmente quando o lugar é de difícil acesso ou visualização.  No Brasil foi a primeira construtora a usar drone para realizar inspeções e registros fotográficos de suas obras pelo país.

Connected Jobsites

Esse conceito envolve a comunicação instantânea entre equipamentos de obra, escritório e operadores. Com a tecnologia será possível oferecer assistência ao trabalhadores de maneira remota e instantânea, agilizando assim o trabalho em campo.

Veículos autônomos

Acredite, veículos autônomos já existem, e prometem conquistar o mundo da construção civil.

Esses equipamentos de construção podem oferecer ganhos de produtividade, pois eles são capazes de realizar as tarefas mais rápido, com mais precisão, segurança e dispensam o uso de mão de obra qualificada para opera-los.

Exemplo de caminhão autônomo ATMA produzido pela Royal Truck & Equipment:

Fonte: Construct

• 10 de julho de 2018

4 Materiais baratos para usar na reforma.

Precisando fazer uma reforma, mas está sem dinheiro? Nós reunimos 4 materiais baratos para você renovar a sua casa.Papel de ParedeEnjoou da decoração da sua casa e n&(...)

• 04 de julho de 2018

4 Materiais sustentáveis para sua construção

Atualmente materiais sustentáveis são elementos presentes na construção civil, conheça 8 opções sustentáveis para sua obra:Hidrocerâmica E(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

• 13 de junho de 2018

4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

• 30 de maio de 2018

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

• 25 de maio de 2018

Os 4 edifícios mais altos do mundo!

Ao redor do mundo existem diversas construções de cair o queixo, com centenas de metros de altura, algumas edificações encantam por sua magnitude. Veja a seguir a lista dos(...)

• 18 de abril de 2018
    Arquitetura

As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

• 01 de dezembro de 2017
    Conteúdo Especializado

4 aplicativos incríveis para o dia a dia do Engenheiro!

Algumas ferramentas que antes só estavam disponíveis para computadores de mesa e calculadoras científicas, hoje podem ser instaladas em qualquer dispositivo.Confira: - P(...)

• 24 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado

34 fórmulas e funções do Excel que você deve saber!

Um dos softwares que o Engenheiro precisa conhecer certamente é o Excel! Então separamos para vocês algumas fórmulas e funções importantes, confira abaixo:&nbs(...)

• 14 de setembro de 2017

3 maneiras de fazer uma construção sustentável

Saiba como deixar sua construção sustentávelA sustentabilidade é o desenvolvimento que supre as necessidades do meio atual, podendo também, atender as geraç&o(...)

14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)