4 novas tendências da construção civil

4 novas tendências da construção civil

10 maio, 2018

Já estamos na metade de 2018, porém o uso de determinadas tecnologias está em alta, vamos trazer para você algumas dessas tecnologias e como são usadas para melhorar a vida no campo de obra.

Realidade Aumentada

O uso de realidade aumentada possibilita que o usuário “caminhe” através de ambientes 3D reais, visualizando e coletando informações adicionais em tempo real sobre esse ambiente.

No mercado da construção civil já existem aplicativos e softwares que fazem isso muito bem, um exemplo é o app Measurekit, ele permite o usuário interagir com objetos ou componentes de construção através da tela do smartphone, medindo e até calculando o nivelamento de superfícies.

Drones

Muitas empresas já utilizam drones, o que diminui a entrada definitiva desses objetos nos canteiros de obra, é o preço elevado do equipamento.

Drones estão sendo usados para inspecionar canteiros de obras de forma rápida e eficiente, principalmente quando o lugar é de difícil acesso ou visualização.  No Brasil foi a primeira construtora a usar drone para realizar inspeções e registros fotográficos de suas obras pelo país.

Connected Jobsites

Esse conceito envolve a comunicação instantânea entre equipamentos de obra, escritório e operadores. Com a tecnologia será possível oferecer assistência ao trabalhadores de maneira remota e instantânea, agilizando assim o trabalho em campo.

Veículos autônomos

Acredite, veículos autônomos já existem, e prometem conquistar o mundo da construção civil.

Esses equipamentos de construção podem oferecer ganhos de produtividade, pois eles são capazes de realizar as tarefas mais rápido, com mais precisão, segurança e dispensam o uso de mão de obra qualificada para opera-los.

Exemplo de caminhão autônomo ATMA produzido pela Royal Truck & Equipment:

Fonte: Construct

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 10 de julho de 2018

4 Materiais baratos para usar na reforma.

Precisando fazer uma reforma, mas está sem dinheiro? Nós reunimos 4 materiais baratos para você renovar a sua casa.Papel de ParedeEnjoou da decoração da sua casa e n&(...)

• 04 de julho de 2018

4 Materiais sustentáveis para sua construção

Atualmente materiais sustentáveis são elementos presentes na construção civil, conheça 8 opções sustentáveis para sua obra:Hidrocerâmica E(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

• 13 de junho de 2018

4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

• 30 de maio de 2018

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

• 25 de maio de 2018

Os 4 edifícios mais altos do mundo!

Ao redor do mundo existem diversas construções de cair o queixo, com centenas de metros de altura, algumas edificações encantam por sua magnitude. Veja a seguir a lista dos(...)

• 18 de abril de 2018
    Arquitetura

As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)