4 novas tendências da construção civil

4 novas tendências da construção civil

10 maio, 2018

Já estamos na metade de 2018, porém o uso de determinadas tecnologias está em alta, vamos trazer para você algumas dessas tecnologias e como são usadas para melhorar a vida no campo de obra.

Realidade Aumentada

O uso de realidade aumentada possibilita que o usuário “caminhe” através de ambientes 3D reais, visualizando e coletando informações adicionais em tempo real sobre esse ambiente.

No mercado da construção civil já existem aplicativos e softwares que fazem isso muito bem, um exemplo é o app Measurekit, ele permite o usuário interagir com objetos ou componentes de construção através da tela do smartphone, medindo e até calculando o nivelamento de superfícies.

Drones

Muitas empresas já utilizam drones, o que diminui a entrada definitiva desses objetos nos canteiros de obra, é o preço elevado do equipamento.

Drones estão sendo usados para inspecionar canteiros de obras de forma rápida e eficiente, principalmente quando o lugar é de difícil acesso ou visualização.  No Brasil foi a primeira construtora a usar drone para realizar inspeções e registros fotográficos de suas obras pelo país.

Connected Jobsites

Esse conceito envolve a comunicação instantânea entre equipamentos de obra, escritório e operadores. Com a tecnologia será possível oferecer assistência ao trabalhadores de maneira remota e instantânea, agilizando assim o trabalho em campo.

Veículos autônomos

Acredite, veículos autônomos já existem, e prometem conquistar o mundo da construção civil.

Esses equipamentos de construção podem oferecer ganhos de produtividade, pois eles são capazes de realizar as tarefas mais rápido, com mais precisão, segurança e dispensam o uso de mão de obra qualificada para opera-los.

Exemplo de caminhão autônomo ATMA produzido pela Royal Truck & Equipment:

Fonte: Construct

• 25 de maio de 2018

Os 4 edifícios mais altos do mundo!

Ao redor do mundo existem diversas construções de cair o queixo, com centenas de metros de altura, algumas edificações encantam por sua magnitude. Veja a seguir a lista dos(...)

• 18 de abril de 2018
    Arquitetura

As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

• 01 de dezembro de 2017
    Conteúdo Especializado

4 aplicativos incríveis para o dia a dia do Engenheiro!

Algumas ferramentas que antes só estavam disponíveis para computadores de mesa e calculadoras científicas, hoje podem ser instaladas em qualquer dispositivo.Confira: - P(...)

• 24 de novembro de 2017
    Conteúdo Especializado

34 fórmulas e funções do Excel que você deve saber!

Um dos softwares que o Engenheiro precisa conhecer certamente é o Excel! Então separamos para vocês algumas fórmulas e funções importantes, confira abaixo:&nbs(...)

• 14 de setembro de 2017

3 maneiras de fazer uma construção sustentável

Saiba como deixar sua construção sustentávelA sustentabilidade é o desenvolvimento que supre as necessidades do meio atual, podendo também, atender as geraç&o(...)

• 17 de agosto de 2017

Como o mercado de energia eólica cresce com novas tendências?

Como o mercado de energia eólica vem crescendo e como nós acompanhamos esse mercado?ENERGIA EÓLICA NO BRASILAposto que você não sabia que a primeira turbina de energi(...)

• 21 de junho de 2017

As 4 estruturas de pontes com que você precisa saber lidar!

Tipos de estruturas de pontes existem aos montes, mas existem quatro tipos de pontes com que todo engenheiro precisa saber trabalhar de olhos fechados! Vem saber quais são elas.Resultado de ano(...)

• 05 de junho de 2017

4 porquês para escolher o aço de protensão

Saiba os motivos que fazem os engenheiros optarem pelo material. Elemento componente das estruturas de concreto protendido, o aço de protensão é utilizado para tornar a estru(...)

• 19 de abril de 2017
    Eventos e Oportunidades

5 motivos para nunca parar de estudar sobre construção

Um estudo constante é o que vai te diferenciar frente a todo o mercado da construção. Saiba o por quê. Primeiro: é de conhecimento geral que a quantidade de normas técnicas brasileiras (NBR) da(...)

• 13 de abril de 2017

Tudo sobre industrialização e pré-fabricação na construção civil - Parte III (Final)

Vem saber tudo sobre o assunto com a terceira parte do conteúdo do Professor e Engenheiro Marcus Sterzi, para o IDD News.Ao longo dos próximos meses estarei apresentando assuntos relacio(...)

25 de maio de 2018

Os 4 edifícios mais altos do mundo!

24 de maio de 2018
Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

18 de maio de 2018

Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

17 de maio de 2018

Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

16 de maio de 2018

O que é a norma de desempenho NBR 15575?

Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)