Entre em contato conosco

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

  • 4 tipos de pontes que você precisa conhecer

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

11 abril, 2019
Por : Instituto IDD
Comentários : 1

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa, cantiléver, estaiada e treliça.

É crucial que todos os engenheiros conheçam essas estruturas, isso evita constrangimentos com possíveis clientes, além de prevenir acidentes ocasionados por escolhas erradas.

O uso da protensão é essencial na execução desses projetos, pois ela garante a absorção correta da energia acumulada nas pistas das pontes. Além disso, a protensão dá flexibilidade para a estrutura, o uso dessa técnica também diminui o risco de quebras.

 

PONTE SUSPENSA 

Também conhecida como ponte pênsil, a ponte de suspensão é o tipo em que o tabuleiro (pavimento da ponte, estrutura que suporta as cargas) fica pendurado por cabos de suspensão verticais, que atuam como suspensórios.

A tecnologia dessa estrutura é simples:

O primeiro passo é a construção das torres verticais, essas estruturas são a conexão da ponte com o solo. Na verdade, são elas que suportam o peso tabuleiro e do trafego acima da ponte.

O peso do tabuleiro não é distribuído diretamente nas torres, e sim transmitido para elas por meio dos cabos de suspenção.

Há um cabo de longa extensão que liga uma torre a outra, e cabos secundários que se ligam no cabo principal.

É comum encontramos esse tipo de ponte em regiões montanhosas.

As pontes suspensas precisam ter um excelente sistema de protensão, para que não haja risco de quebra da estrutura de concreto.

Essa ponte é a melhor opção para quem busca uma estrutura que possui um ótimo sistema de dispersão de energia. Os primeiros modelos desse estilo surgiram no início o século XIX, o ápice aconteceu no XX com a construção da Ponte Golden Gate.

 

 

PONTE ESTAIDA

 

De aparência muito semelhante à da ponte suspensa, as pontes estaiadas não precisam de duas torres para garantir a sustentação do tabuleiro. Os cabos são conectados diretamente à torre, não havendo necessidade de um cabo principal. Por este motivo, as pontes estaiadas sempre possuem os cabos em posição diagonal.

A torre de uma ponte estaiada é responsável por absorver e lidar com forças de compreensão. É recomendado a utilização de aço no sistema de protensão, esse material garante maior segurança e absorção dos impactos sobre o tabuleiro.

 

 

PONTE CANTILÉVER

 

O nome cantiléver deriva-se do tipo de estrutura utilizada nessas pontes. São sustentações que devem estar apoiadas a uma estrutura sólida em apenas uma de suas extremidades.

O tabuleiro dessa ponte necessita se apoiar em vigas, que irão dissipar a energia gravitacional e cinética dos carros. Esse sistema não necessita de cabos interligando o tabuleiro e vigas. Entretanto, se a ponte tiver uma alta intensidade de tráfego rodoviário ou ferroviário, necessitam do uso de treliças fabricadas com aço estrutural.

As pontes com tabuleiros suspensos devem usar aço no sistema de protensão para evitar rachaduras ou até menos quebras da estrutura.  As primeiras pontes nesse estilo foram fabricadas no século XIX, para melhorar a infraestrutura do transporte ferroviário.

 

 

PONTES DE TRELIÇA

 

Essas pontes são compostas por treliças (sistemas de barras entrelaçadas) para manterem sua sustentação. As treliças das pontes são feitas de muitas barras de aço, que quando estão juntas, apoiam uma enorme quantidade de peso e podem se estender por longas distâncias.

Geralmente a fabricação e montagem das treliças são simples, porém, quando montadas, as treliças ocupam um espaço relativamente maior aos modelos anteriores. As vigas de ação ocupam uma extensão 20 vezes maior que um cabo de aço.

As treliças são estruturas muito rígidas e transferem a carga a partir de um único ponto a uma área muito mais ampla, o que garante a absorção do peso e do impacto.

Apesar de não serem muito populares no Brasil, as pontes de treliça apareceram cedo na história das pontes modernas. Elas são indicadas para pequenas distâncias e proporcionam uma enorme segurança.

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Awa Comercial

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 15 de março de 2019
    Por: Instituto IDD

    4 motivos para você investir em inspeção!

    As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

  • 22 de janeiro de 2019
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é Retrofit ?

    A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

  • 20 de dezembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

    Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

  • 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

    Por que as paredes estouram?

    Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

  • 30 de novembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    O que é graute?

    Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

  • 26 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

    A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

  • 01 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de barragens mais usadas na engenharia

    A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

  • 20 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

    Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

  • 13 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

    Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

  • 10 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

    No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

Deixe seu comentário
  1. Juliana 19 de abril, 2019 - 20h03

    Parabéns pelo artigo. Pontes sempre chamam atenção e devem ser um grande desafio para os engenheiros que as projetam.

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
15 de março de 2019
Por: Instituto IDD

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019
Por: Instituto IDD

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

11 de fevereiro de 2019
Por: Instituto IDD

Aprenda a fazer o reforço estrutural corretamente.

Apesar das várias tecnologias existentes na produção do concreto, nenhuma delas é capaz de fazer com que ele não se deteriore.  Há diversas causas para e(...)

29 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

24 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)