Entre em contato conosco

5 Dicas para passar no vestibular - Parte 1

  • 5 Dicas para passar no vestibular - Parte 1

5 Dicas para passar no vestibular - Parte 1

08 agosto, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

A matéria dessa semana traz dicas super importantes para você passar no vestibular!


Hoje você confere 5 dicas infalíveis para passar no vestibular, e na semana que vem, confere mais delas na segunda parte dessa matéria. Aproveita muito! O conteúdo é do mundovestibular!


1. Descubra o seu estilo de aprender

Saber mais sobre você mesmo ajuda muito na hora de se preparar para o exame. Descobrir de que jeito você aprende melhor economiza tempo e energia!

Algumas pessoas fixam melhor a matéria desenhando esquemas, outras precisam ler tudo em voz alta ou resolver exercícios para depois consultar a matéria. Nós não aprendemos de um jeito só, mas é preciso conhecer as preferências do seu cérebro para escolher, por exemplo, entre começar o estudo com uma ficha de resumo ou um simulado

Descubra qual é seu estilo de aprender e manda ver!


2. Faça um reconhecimento do terreno

Todo mundo tem a faculdade dos sonhos não é? E se é pra lá que você quer ir, é preciso conhecer muito bem como ela escolhe seus futuros alunos. A melhor maneira de fazer isso é analisar as questões do vestibular dos anos anteriores.

Procure os cadernos de prova e gabaritos dos três últimos anos - normalmente eles são publicados no site da própria universidade. Reproduza a mesma situação dos dias de prova, com o tempo certo exigido para a resolução das questões, água e algum lanche e apenas o material permitido na hora da prova. Depois de resolver tudo, confira o gabarito, anote o que teve dificuldade e reforce essa matéria até compreender aquilo que você não acertou. 

Depois analise o tipo de questão, se tem "pegadinha" e qual a proporção de questões fáceis, médias e difíceis de toda a prova. Isso não te faz conhecer a prova do próximo ano, mas deixa você mais tranquilo e preparado para o que está por vir.


3. Mude seu status pra off-line (só na hora de estudar!)

Na hora da prova, você não vai poder usar o celular, o computador, a calculadora ou qualquer tipo de ajuda. Na sua rotina de estudos, inclua uns momentos completamente desligado de aparelhos eletrônicos, internet, redes sociais, música, celular, calculadora.

Além de ajudar na concentração, resolver questões sozinho treina o raciocínio e a agilidade, como fazer contas de matemática sem a calculadora do celular!

 

Quer mais uma dica inovadora? Vem conhecer o primeiro Pré-Vestibular por matérias Isoladas de Curitiba, com uma grade específica para você se aprofundar nas áreas que mais precisa! É só no IDD.


4. Corpo cansado não aprende

Cuide do corpo e da mente para aguentar a maratona de estudos, ou seja, não vire a noite e não viva a base de café, refrigerante e energético. Você jamais deve esquecer de: dormir, comer e se mexer.

Dormir: estabeleça uma rotina de quantidade e qualidade de sono, com hora para dormir e acordar, respeitando os seus limites. Algumas pessoas precisam de 8 horas de sono para ter um descanso completo, outras de 5 horas. Descubra a sua quantidade ideal de sono.

Mantenha essa rotina até nos fins de semana. O contrário pode afetar o seu raciocínio, a sua concentração e a sua memória no dia seguinte. Além de que, pesquisas indicam que o organismo pode levar até 10 dias de sono normal para se recuperar de uma noite em claro!

Comer: sem excessos ou privações. Prefira os alimentos naturais aos industrializados e procure comer frutas, verduras e legumes. Eles fornecem as vitaminas que o seu cérebro vai consumir para resolver aqueles exercícios todos!

Evite o excesso de cafeína, principalmente à noite, e tome muito cuidado com os doces e chocolates em excesso. Eles dão a sensação de aumento de pique num primeiro momento, mas em seguida a glicose cai, fazendo com que você entre consuma mais e mais doces ou, dependendo do organismo, sinta-se fraco e até mesmo tenha desmaios. Vai ficar fora de casa muitas horas com aulas no cursinho? Carregue sempre um lanche leve e saudável na mochila.

Mexer: faça o possível pra encaixar uma academia ou o futebol com os amigos nesse período! Uma caminhada, natação ou passeio de bicicleta também ajudam a desestressar a mente e oxigenar o corpo.

Faça também pequenos intervalos nas horas de estudo para se mexer. Levante da cadeira, alongue a coluna, os braços e pulsos, relaxe os ombros e respire! Faça isso a cada 45 minutos, aproximadamente. Se estiver no cursinho, aproveite os intervalos para caminhar pela sala, esticar as pernas, dar uma volta pelo corredor. A tensão nos ombros e pescoço pode prejudicar o fluxo de sangue e, consequentemente, a oxigenação do cérebro, tudo o que você não quer quando está estudando!


5. Deixe a procrastinação pra depois

Deixar para a última hora é um verdadeiro tiro no pé para o vestibulando. Se você tem a tendência de arrumar desculpas para não seguir seu plano de estudo, invente técnicas suas que ajudam a manter o foco, como a Técnica do Intervalo, estudando, por exemplo, por dez minutos e descansando dois (comece assim e depois você pode ir aumentando o seu tempo de estudo, mas mantendo os dois de descanso!).


Ah, e aproveite que tem e-book novo na área! Você baixa mais altas dicas super importantes para o seu sucesso no vestibular, aqui embaixo!

Curtiu essa informaçãoCompartilhe com seus amigos!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Conteúdo de mundovestibular

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 22 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

    Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

  • 16 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é a norma de desempenho NBR 15575?

    Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)

  • 14 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Casa se monta sozinha em apenas 5 minutos!

    No final de abril de 2018, a Ten Fold Engineering apresentou ao público a primeira unidade de seu edifício auto desdobrável e transportável, chamado de TF-64.  O model(...)

  • 07 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

    Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

  • 04 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 fatores que causam rachaduras ou fissuras no concreto

    O concreto é um item essencial na construção civil, o material é feito a partir da mistura de areia, cimento, água e pedra brita. Por mais que seja resistente, o con(...)

  • 27 de abril de 2018
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    Os 5 castelos mais lindos do mundo

    Além de morada para reis e rainhas no passado, os castelos frequentemente são cenários para histórias românticas épicas e fantásticas. Os castelos s&ati(...)

  • 23 de abril de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas rápidas para alavancar a carreira na Engenharia

    Na atual crise que assola o país, é importante se destacar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Não basta ser um ótimo engenheiro, é necessário que(...)

  • 12 de abril de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas básicas sobre impermeabilização

    A impermeabilização é muito importante para evitar danos futuros com infiltração. Fazer o processo de impermeabilização corretamente e usar produtos de(...)

  • 08 de dezembro de 2017
    Gestão e Construção
    Por: Instituto IDD

    3 dicas para elaborar um incrível orçamento de obras

    Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras deve saber que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento serve para avaliações(...)

  • 17 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 10 edifícios mais altos e incríveis do mundo!

    1. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros  Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Á(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
25 de maio de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os 4 edifícios mais altos do mundo!

Ao redor do mundo existem diversas construções de cair o queixo, com centenas de metros de altura, algumas edificações encantam por sua magnitude. Veja a seguir a lista dos(...)

24 de maio de 2018
Arquitetura
Por: Instituto IDD

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

22 de maio de 2018
Por: Instituto IDD

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

18 de maio de 2018
Por: Instituto IDD

Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

17 de maio de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

16 de maio de 2018
Por: Instituto IDD

O que é a norma de desempenho NBR 15575?

Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)

***1