5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

5 materiais multifuncionais que otimizam seu tempo

22 setembro, 2017

As coisas estão acontecendo cada vez mais rápido, e na Engenharia Civil não poderia ser diferente. A demanda pela agilidadeaumenta e para alcança-la, uma das estratégias mais eficazes é a redução do número de etapas que diminuem prazos de execução da obra.

Quais são esses materiais? Alvenaria estrutural com blocos, laje colaborante, concreto polido, RDM e painéis de EPS.

BLOCOS ESTRUTURAIS

São utilizados no levantamento de alvenaria estrutural, ou seja, além de materializarem paredes que dividem e vedam espaços, também resistem a cargas verticais e horizontais. Comparado ao concreto armado, a execução elimina etapas construtivas como escoramento, fôrma, lançamento de concreto, período de cura e reescoramentos. A economia em prazo e orçamento gerada por esse processo dependerá da qualidade do projeto, da organização do canteiro e da eficiência da mão de obra.

STEEL DECK

Utilizado para execução de lajes, o steel deck é um sistema composto por chapas de aço perfiladas que atuam como fôrma durante a concretagem e como armadura positiva após a cura do material. Sua aplicação reduz e até elimina a necessidade de escoras, liberando o pavimento inferior para outras operações.

CONCRETO POLIDO

Tipo de piso industrial cuja execução elimina as etapas de contrapiso, piso, argamassa e rejunte. É mais indicada para projetos residenciais, pode economizar R$ 80,00 por m² — considerando a soma aproximada de gastos com as etapas evitadas — e, em questão de prazo, economiza cerca 9 dias a cada 100m². O trabalho resume-se à concretagem da laje e ao serviço de polimento do material. Estima-se que, em uma área de 100 m², é possível fazer a primeira etapa em até 10 dias e o polimento em um único.

REVESTIMENTO DECORATIVO MONOCAMADA

Também conhecido pela sigla RDM, o revestimento decorativo monocamada é uma solução pigmentada pronta para receber acabamento. Sua aplicação cumpre as mesmas funções do revestimento tradicional, conferindo regularização, estanqueidade e acabamento à parede. Seu uso elimina a necessidade de chapisco, emboço e reboco. A arquiteta Christina de Castro Mello diz ‘’A vantagem é que o RDM já é um material impermeabilizante e já tem cor.’’ A aplicação desse material pode ser feita tanto por projeção mecânica ou manualmente.

PAINÉIS DE EPS

Fabricados em poliestireno expandido (EPS), os painéis são revestidos por chapas de aço e podem substituir a alvenaria de vedação e estrutural. Sua instalação é feita por meio do aparafusamento nas extremidades — processo que, além de ágil, também simplifica substituições. Com o uso do EPS no lugar da alvenaria, é possível eliminar a necessidade de baldrames, reboco e assentamento.

Fonte: aecweb
Imagens: faculdade asahabitissimo, soluções industriais

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 13 de julho de 2018

5 Vantagens de usar vidros refletivos!

As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

• 10 de julho de 2018

4 Materiais baratos para usar na reforma.

Precisando fazer uma reforma, mas está sem dinheiro? Nós reunimos 4 materiais baratos para você renovar a sua casa.Papel de ParedeEnjoou da decoração da sua casa e n&(...)

• 04 de julho de 2018

4 Materiais sustentáveis para sua construção

Atualmente materiais sustentáveis são elementos presentes na construção civil, conheça 8 opções sustentáveis para sua obra:Hidrocerâmica E(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

30 de novembro de 2018

O que é graute?

20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros