Entre em contato conosco

5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

  • 5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

16 novembro, 2017
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das equipes, e uma série de outras estimativas, que resultam no que chamamos de planejamento de obras. Isso significa que planejamento e orçamento de obras andam juntos e devem ser trabalhados paralelamente para que tenhamos uma boa gestão da construção.

O planejamento de obra, como se conhece no mercado, diz respeito ao sequenciamento de atividades necessárias para a construção, estabelecendo relações de interdependência entre elas. Por exemplo: em um sistema construtivo convencional, normalmente as instalações hidráulicas são embutidas nas alvenarias. Isso significa que as instalações hidráulicas de um banheiro só serão iniciadas depois que a parede deste banheiro foi erguida. Se a parede atrasar, a instalação atrasa. Se a instalação atrasa, atrasa o reboco, e assim segue.

Essa sequência construtiva é definida como plano de ataque. Num edifício com uma série de pavimentos tipo, é ideal estudar a melhor sequência executiva disponível através da elaboração de um plano de ataque, que será escalado para os demais pavimentos, considerando a melhor alocação possível de equipes.

 

 

1. Compatibilização de projetosBIM facilita muito o trabalho de compatibilização de projetos, seja pela possibilidade de automatização de detecção de interferências quanto pela própria visão espacial. Projetos mais compatíveis diminuem a possibilidade de imprevistos na obra e melhoram a assertividade do planejamento.

2. Quantitativos: muito embora essa vantagem seja mais associada ao orçamento, uma maior precisão nos quantitativos também significa maior precisão do planejamento, já que o prazo é consequência direta da quantidade x produtividade.

3. Facilidade de compreensão: uma visualização espacial/sequencial da obra sendo construída torna muito mais fácil entender o que está sendo planejado do que através de um cronograma de Gantt ou até mesmo de uma linha de balanço. Isso facilita também a elaboração de planos de contingência caso a execução esteja se distanciando da meta planejada.

Já pensou em executar o papel de BIM Manager? Aqui no Instituto IDD, com a Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos de Engenharia e Arquitetura com Colaboração BIM e Lean Construction você vai conhecer as três principais tendências do mercado de Engenharia e Arquitetura: BIM, PMI e Lean. O curso possibilita ao aluno um ambiente prático e objetivo para que se possa planejar projetos de maneira integrada! As inscrições estão abertas!

 

 

4. Planejamento de canteiro: um planejamento 3D permite a simulação de alocação de equipamentos no canteiro ao longo da obra, bem como depósito de materiais e consequentemente simulações de logística.

5. Apelo visual: por mais que esta não seja uma vantagem diretamente associada a obra, simulações 4D são comumente utilizadas como uma forma de marketing para licitações de construção e apresentações para investidores, como uma amostra do alto nível tecnológico do planejamento que será empregado na construção.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

 

Fonte: Blog da Engenharia

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 15 de março de 2019
    Por: Instituto IDD

    4 motivos para você investir em inspeção!

    As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

  • 11 de janeiro de 2019
    Por: Instituto IDD

    5 tendências para Engenharia Civil em 2019

    Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

  • 20 de dezembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

    Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

  • 17 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 princípios básicos do Lean Construction

    O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

  • 10 de agosto de 2018
    Por: Instituto IDD

    As mais incríveis obras de Renzo Piano

    Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

  • 13 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 Vantagens de usar vidros refletivos!

    As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

  • 09 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Motivos para fazer uma Pós-Graduação

    O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, atualmente ter somente uma graduação não garante o sucesso profissional.  Neste post iremos te dar 5 bons motivos (...)

  • 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

    Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

  • 30 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

    Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

  • 29 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    3 Motivos para usar reforço estrutural com fibra de carbono

    O reforço estrutural aumenta a resistência das peças de concreto armado. Esse processo é indicado quando as construções, sendo novas ou antigas, estão s(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
15 de março de 2019
Por: Instituto IDD

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019
Por: Instituto IDD

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

11 de fevereiro de 2019
Por: Instituto IDD

Aprenda a fazer o reforço estrutural corretamente.

Apesar das várias tecnologias existentes na produção do concreto, nenhuma delas é capaz de fazer com que ele não se deteriore.  Há diversas causas para e(...)

29 de janeiro de 2019
Por: Instituto IDD

Prevenção é a chave contra o rompimento de barragens!

A mineração e o desenvolvimento do Brasil estão alinhados desde dos primórdios da colonização. Essa atividade trouxe muitas riquezas e oportunidades para o pa(...)

24 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)