Entre em contato conosco

5 princípios básicos do Lean Construction

  • 5 princípios básicos do Lean Construction

5 princípios básicos do Lean Construction

17 outubro, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 3

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito utilizado na construção civil, ele visa aumentar a produtividade e a eficiência através da redução de desperdícios, com isso é possível entregar o produto final aos clientes de uma forma mais rápida e com custos menores.

Para a criação desse sistema de produção foram utilizadas duas metodologias principais, a TQM (Total Quality Management) e JIT (Just In Time). Confira agora os princípios do Lean Construction:

Reduzir atividades que não agregaram valor

Muitas vezes na execução de um projeto, algumas etapas são dispensáveis pois não alteram a qualidade do produto e não agregam valor algum. Esse princípio trata-se disso, aumentar a eficiência de dos processos através da eliminação de etapas que não agregam valor ao produto final.

Aumentar o valor do produto através da consideração das necessidades dos clientes

Este conceito estabelece que as necessidades dos clientes sejam detectadas de maneira clara antes do início de qualquer projeto ou implantação de processos. É crucial disponibilizar todos os dados para os profissionais responsáveis pela execução do projeto, essas informações podem ser conseguidas por meio de pesquisas de mercado com potenciais clientes, pesquisas de satisfação com clientes antigos e também através de avaliações pós-ocupações dos edifícios.

 

 

Reduzir a variabilidade

Esse item ressalta a importância da padronização dos procedimentos, já que isso reduz a variabilidade no fluxo de processos e na transformação do bem primário em produto final. Reduzir a variabilidade é importantíssimo para que a construtora possa manter um padrão financeiro e executivo em suas obras, garantindo qualidade e uniformidade do produto final.

Reduzir o tempo de ciclo

A redução do tempo de ciclo tem origem na filosofia do Just In Time. O tempo de ciclo é dado através de todas as atividades realizadas no canteiro de obras. Ao diminuir esse tempo, a empresa acaba tendo algumas vantagens, como a entrega mais rápida para o cliente, gestão simplificada, estimativas de obras mais precisas, entre outras.

Aumentar a transparência dos processos

O aumento da transparência nos processos tende a identificar todos os possíveis erros de execução no projeto, assim como as oportunidades existentes no canteiro de obras.  A transparência pode ser alcançada por meio da remoção de obstáculos visuais no canteiro, programas de organização e limpeza no campo, adoção de indicadores de desempenho e utilização de cartazes de sinalização no canteiro.

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: InovaCivil e Construct

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 13 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 Vantagens de usar vidros refletivos!

    As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

  • 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

    Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

  • 22 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

    Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

  • 16 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é a norma de desempenho NBR 15575?

    Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)

  • 14 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Casa se monta sozinha em apenas 5 minutos!

    No final de abril de 2018, a Ten Fold Engineering apresentou ao público a primeira unidade de seu edifício auto desdobrável e transportável, chamado de TF-64.  O model(...)

  • 04 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 fatores que causam rachaduras ou fissuras no concreto

    O concreto é um item essencial na construção civil, o material é feito a partir da mistura de areia, cimento, água e pedra brita. Por mais que seja resistente, o con(...)

  • 27 de abril de 2018
    Arquitetura
    Por: Instituto IDD

    Os 5 castelos mais lindos do mundo

    Além de morada para reis e rainhas no passado, os castelos frequentemente são cenários para histórias românticas épicas e fantásticas. Os castelos s&ati(...)

  • 16 de novembro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 motivos para utilizar o BIM em planejamento de obras

    O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar. Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das(...)

  • 27 de outubro de 2017
    Por: Instituto IDD

    5 Softwares de Engenharia que você precisa conhecer! - Parte 2

    Agora você confere a segunda parte da lista dos softwares de Engenharia!AUTOCAD CIVIL 3DO AutoCAD Civil 3D é também fornecido pela AutoDesk, seu foco é a criaçã(...)

  • 26 de outubro de 2017
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Entenda BIM e Lean Construction!

    Agora vamos te mostrar as principais tendências mundiais do mercado de engenharia e arquitetura, confiraO QUE É BIM?O modelo Building Information Modeling (BIM), significa (...)

Deixe seu comentário
  1. Uelton bahia 08 de novembro, 2018 - 18h50

    Quero estudar o curso de. Onstfuc5 de edifi jo

    Deixe sua resposta
  2. Uelton bahia 08 de novembro, 2018 - 18h50

    Quero estudar o curso de. Onstfuc5 de edifi jo

    Deixe sua resposta
  3. Uelton bahia 08 de novembro, 2018 - 18h50

    Quero estudar o curso de. Onstfuc5 de edifi jo

    Deixe sua resposta
IDD NEWS
06 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

01 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

26 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

15 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

***1