Entre em contato conosco

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

  • 5 tendências para Engenharia Civil em 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

11 janeiro, 2019
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses veículos aéreos não tripulados são geralmente utilizados para mapeamento topográfico, além disso, eles garantem segurança e praticidade para os operários das obras.

Outra tecnologia em alta é a impressão 3D, essa ferramenta é usada para a produção de projetos que englobam o reaproveitamento de materiais recicláveis, porém já existem casos que casas inteiras foram construídas através da impressão 3D.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA COM COLABORAÇÃO BIM E LEAN CONSTRUCTION

CRESCIMENTO

Um motivo para o aumento do uso e do desenvolvimento de tecnologias é o crescimento do Índice de Confiança da Construção (ICST), em outubro de 2018 o mesmo avançou 1.5 pontos alcançando 81.8 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) também é um forte indicador desse crescimento, ele apresentou aumento de 1.6% e expansão de 1.2% na construção.  Em 2019 a construção civil tende a avançar.

Diante desse cenário promissor, outras tecnologias estão sendo desenvolvidas para otimizar ainda mais o canteiro de obras.

 

TENDÊNCIAS DA ENGENHARIA CIVIL EM 2019

Realidade aumentada:  as plantas 3D estão cada vez mais presentes nos escritórios de engenharia e arquitetura. Além da possibilidade de vislumbrar o projeto pronto, a realidade aumentada facilita a execução da estrutura, diminuindo erros e desperdícios.

 

 

Robótica: as máquinas estão em constante evolução, acredita-se que em breve robôs serão usados para atividades operacionais, como transporte de equipamentos e posicionamento de tijolos.

Concreto auto regenerativo: o concreto é o segundo material mais usado no mundo depois da água. Perante esse fato, deu-se a criação de um concreto que se regenera sozinho. O concreto auto regenerativo contém em sua composição presença de bactérias e de material orgânico, a ação reparadora desse material pode durar até 200 anos.

 

 

Construção modular e de pré-fabricados: esse tipo de construção vem crescendo a cada ano, a tendência continua para 2019. Essas construções são feitas de elementos estruturais feitos fora do canteiro de obras, somente a montagem é feita no mesmo. Desse modo a execução do projeto é mais rápida e otimizada.

BIM: a tecnologia Building Information Modeling (BIM) também é presença obrigatória nos projetos modernos. O BIM diminui falhas e possíveis interferências.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA COM COLABORAÇÃO BIM E LEAN CONSTRUCTION

 

 

 

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Mobuss Construção.

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 20 de dezembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

    Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

  • 17 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    5 princípios básicos do Lean Construction

    O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

  • 15 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Uso dos gabiões na engenharia civil

    Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

  • 01 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de barragens mais usadas na engenharia

    A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

  • 20 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

    Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

  • 13 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 Vantagens de usar vidros refletivos!

    As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

  • 26 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Normas Regulamentadoras para Construção Civil

    As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

  • 13 de junho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

    A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

  • 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades
    Por: Instituto IDD

    Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

    Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

  • 30 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

    Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
15 de janeiro de 2019
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

20 de dezembro de 2018
Por: Instituto IDD

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

30 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

20 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

06 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)