5 tendências para Engenharia Civil em 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

11 janeiro, 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses veículos aéreos não tripulados são geralmente utilizados para mapeamento topográfico, além disso, eles garantem segurança e praticidade para os operários das obras.

Outra tecnologia em alta é a impressão 3D, essa ferramenta é usada para a produção de projetos que englobam o reaproveitamento de materiais recicláveis, porém já existem casos que casas inteiras foram construídas através da impressão 3D.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA COM COLABORAÇÃO BIM E LEAN CONSTRUCTION

CRESCIMENTO

Um motivo para o aumento do uso e do desenvolvimento de tecnologias é o crescimento do Índice de Confiança da Construção (ICST), em outubro de 2018 o mesmo avançou 1.5 pontos alcançando 81.8 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) também é um forte indicador desse crescimento, ele apresentou aumento de 1.6% e expansão de 1.2% na construção.  Em 2019 a construção civil tende a avançar.

Diante desse cenário promissor, outras tecnologias estão sendo desenvolvidas para otimizar ainda mais o canteiro de obras.

TENDÊNCIAS DA ENGENHARIA CIVIL EM 2019

Realidade aumentada:  as plantas 3D estão cada vez mais presentes nos escritórios de engenharia e arquitetura. Além da possibilidade de vislumbrar o projeto pronto, a realidade aumentada facilita a execução da estrutura, diminuindo erros e desperdícios.

Robótica: as máquinas estão em constante evolução, acredita-se que em breve robôs serão usados para atividades operacionais, como transporte de equipamentos e posicionamento de tijolos.

Concreto auto regenerativo: o concreto é o segundo material mais usado no mundo depois da água. Perante esse fato, deu-se a criação de um concreto que se regenera sozinho. O concreto auto regenerativo contém em sua composição presença de bactérias e de material orgânico, a ação reparadora desse material pode durar até 200 anos.

Construção modular e de pré-fabricados: esse tipo de construção vem crescendo a cada ano, a tendência continua para 2019. Essas construções são feitas de elementos estruturais feitos fora do canteiro de obras, somente a montagem é feita no mesmo. Desse modo a execução do projeto é mais rápida e otimizada.

BIM: a tecnologia Building Information Modeling (BIM) também é presença obrigatória nos projetos modernos. O BIM diminui falhas e possíveis interferências.

Fonte: Mobuss Construção.

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 13 de julho de 2018

5 Vantagens de usar vidros refletivos!

As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

• 13 de junho de 2018

4 canais no Youtube para estudantes de engenharia

A maioria dos estudantes recorrem à internet na hora dos estudos. Muitos utilizam o Youtube para aprender o que não conseguiram em sala de aula, pensando nisso, o IDDNews garimpou os mel(...)

• 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades

Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

• 30 de maio de 2018

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)