6 vantagens da laje nervurada.

6 vantagens da laje nervurada.

01 novembro, 2018

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil a laje mais utilizada é a maciça, entretanto nos últimos anos houve um aumento considerável do uso de laje nervurada, pois esse modelo possui diversas vantagens.

A laje nervurada é constituída por nervuras interligadas por uma capa.  O modelo de execução tem capacidade para cargas elevadas e por utilizar menos material garante economia.

Conheça seis vantagens do uso das lajes nervuradas:

REDUÇÃO DE CONCRETO E AÇO

A utilização da laje nervurada elimina o concreto que não tem função estrutural. Com isso a estrutura fica mais leve, a técnica reduz o uso de concreto e aço em até 40%.

MAIOR AGILIDADE NA OBRA

A laje nervurada não requer o uso de mão de obra especializada, pois a instalação das formas é realizada nas guias. A montagem facilitada agiliza o processo construtivo, gera menos resíduos e é mais segura para os operários.

REDUÇÃO DAS FUNÇÕES

Geralmente a laje nervurada é 15% mais leve do que as construções com laje maciça. Com isso, os custos de escavação e fundação da edificação são proporcionalmente reduzidos.

MAIS SEGURA

Esse modelo de laje possui um sistema de distribuição de peso reforçado, por esse motivo dificilmente vemos acidentes envolvendo esse tipo de estrutura.

MAIS ESPAÇO LIVRE

Nesse tipo de laje há liberação de grandes vãos, ou seja, mais espaço útil. Isso facilita o trânsito de objetos e veículos, pois excessos de vigas dificultam as manobras.

DURABILIDADE

As lajes nervuradas são extremamente resistentes a corrosão.

Fonte: Atex e Blog Equiloc

­

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

• 13 de julho de 2018

5 Vantagens de usar vidros refletivos!

As fachadas de vidros são extremante apreciadas e usadas em empreendimentos urbanos.  Além de chamar atenção, os prédios com vidro refletivos são extrema(...)

• 14 de junho de 2018

Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)

• 11 de junho de 2018

Vantagens e Desvantagens da Alvenaria Estrutural

O uso da alvenaria estrutural, dispensa o uso de vigas e pilares para a sustentação do edifício, pois são as próprias paredes da edificação fazem a fun(...)

• 25 de abril de 2018

Vantagens e desvantagens das casas de containers

Os containers estão ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Construídos primariamente para transportar cargas marítimas, os containers vêm se(...)

• 24 de abril de 2018

Como fazer um telhado verde em uma laje de concreto

Os telhados verdes são ótimas soluções para o meio ambiente, além de mudar a cara da sua residência, também melhoram a qualidade de vida dos usuá(...)

• 16 de abril de 2018

Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

As casas pré-moldadas de concreto estão casa vez mais presentes na construção civil, por utilizar processos construtivos industrializados esse tipo de construç&atild(...)

• 07 de dezembro de 2017

Conheça tudo sobre a laje protendida!

As lajes protendidas são também conhecidas por lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão.A técnica de protensão(...)

• 30 de novembro de 2017

Conheça o Holedeck: sistema de laje que economiza mais concreto

Você já conhece o Holedeck? É um sistema de lajes inovador que gasta 55% menos de concreto que aquele usado há tempos nas construções.  COMO FUN(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)