Entre em contato conosco

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

  • 7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

03 setembro, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construção inadequada. A melhor forma de prevenir o aparecimento de problemas nos pavimentos é prestar atenção na qualidade dos três itens citados anteriormente.

Os erros no projeto normalmente decorrem de diferentes fatores, entre eles estão: no dimensionamento estrutural ou na dificuldade de descobrir o real tráfego no período do projeto.

A execução exige um engenheiro civil capacitado, além disso a construção precisa contar com mão de obra treinada.  Após a execução é importante pensar na manutenção, esse passo aumenta consideravelmente a vida útil do pavimento.

Ao passar do tempo, surgem defeitos, esses são ocasionados pela perda de propriedades físicas e químicas dos agregados e dos ligantes betuminosos. Os defeitos podem ser classificados como estruturais ou funcionais.

Os estruturais são diretamente relacionados à diminuição da capacidade do pavimento de suportar cargas, em perder sua integridade estrutural. Já os funcionais estão associados às condições de segurança e trafegabilidade do pavimento em termos de rolamento como afirma DNIT 2006.

 

PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES PATOLOGIAS EXISTENTES

Fenda:

São aberturas na superfície asfálticas e podem ser classificados como fissuras (abertura perceptível a olho nu, ou apenas à distância inferior a 1,5m) ou tricas (abertura superior a fissura). Esse tipo de problema é muito comum nos pavimentos brasileiros.

 

Afundamentos:

São derivados de deformações permanentes do revestimento asfálticos ou de suas camadas posteriores, incluindo o subleito (base e sub-base). São classificados como: afundamento por consolidação (quando as depressões ocorrem por densificação diferencial) ou afundamentos plásticos (quando as depressões são decorrentes principalmente da fluência do revestimento asfáltico, há também uma compensação volumétrica, com solevamento da massa asfáltico junto às bordas do afundamento.  Com excesso de carga e um solo sem compactação, malha asfáltica começa a apresentar sinais de enfraquecimento, tendo deformações e afundado em alguns pontos onde o trânsito de veículos pesados é maior ou com grande fluxo de automóveis.

 

Corrugações/Ondulações transversais

De acordo Souza (2004), corrugações são deformações transversais ao eixo da pista, em geral compensatórias, com depressões intercaladas de elevações, com comprimento de onda entre duas cristas podem variar poucos milímetros a vários centímetros, formando uma progressão aritmética. Essa manifestação patológica ocorre principalmente em solos arenosos, com ausência de maciço rochoso ou aterramento, terraplanagem e compactação do solo mal executada.

Se caso exista um alto trafego de veículos pesados em uma pista, a malha asfáltica pode sofrer uma elevação nas bordas, praticamente no mesmo nível do meio fio. Esse tipo de problema principalmente acontece devido a recapeamento mal executado.

 

 

Exsudação

Essa manifestação patológica ocorre pelo surgimento de ligante betuminoso em excesso da superfície da malha e da fluência do revestimento asfáltico, em geral junto ás depressões localizadas. Possuem aparência de manchas escuras.

 

 

Desgaste ou desagregação

Decorre através do desprendimento de agregados da superfície ou ainda da perda de mástique junto aos agregados que provavelmente não eram de natureza totalmente inerte e tão pouco muito facetados.

 

 

Panela/buraco

É uma depressão no revestimento asfáltico, geralmente com forma circular, podendo ou não atingir camadas subjacentes (base e sub-base).

 

 

Remendos

Os remendos em si não são defeitos, eles visam a conservação da superfície asfáltica, como o preenchimento de qualquer cavidade na malha asfáltica. Porém, quando os remendos são mal executados, podem ocorrer uma patologia maior.

 

 

Logo mais falaremos das soluções para a recuperação dessas manifestações patológicas, fique ligado no IDD News.

Achou relevante essa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redes, FacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte:  LikedIn - Gabriel Luan Paixão Mota

 

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 26 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

    A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

  • 01 de outubro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Tipos de barragens mais usadas na engenharia

    A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

  • 13 de setembro de 2018
    Por: Instituto IDD

    Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

    Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

  • 10 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

    No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

  • 05 de setembro de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

    Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

  • 28 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

    Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

  • 22 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

    Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

  • 24 de julho de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Conheça os tipos de estacas para fundação

    Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

  • 05 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    3 Principais tipos de demolição

    Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

  • 16 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é a norma de desempenho NBR 15575?

    Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
06 de novembro de 2018
Por: Instituto IDD

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

01 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

26 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

17 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

15 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

***1