A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

25 setembro, 2018

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções preventivas e corretivas e na exposição a intempéries naturais, como a chuva, ventos e ação solar.

Neste artigo vamos detalhar mais sobre a ação do meio ambiente nas construções de concreto.

A ABNT NBR 6118 possui uma tabela com a classificação da agressividade em função ao tipo de ambiente onde a estrutura estará inserida bem como o risco de deterioração associado a cada classe de agressividade. De acordo com ABNT NBR 15575 a Vida Útil do Projeto para estruturas de concreto, precisa ser igual ou superior a 50 anos.

O CONCRETO E O MAR

De todas as causas naturais, o mar é um dos principais agentes de degradação das construções. Ele oferece três níveis de deterioração às estruturas de concreto sendo elas submersas ou não, as submersas são as de menor temeridade, pois a concentração e a difusão de oxigênio nas áreas submersas são baixas.

Entretanto os pontos acima da maré alta são suscetíveis à corrosão das armaduras. A maresia leva partículas com cloreto para a superfície do concreto, o que mantém sua resistividade baixa e permite a difusão do oxigênio até a superfície das armaduras. A zona entre a maré alta e a baixa irá ser atacada tanto pela corrosão das armaduras e pela interação química entre a água do mar e os componentes da barra de cimento. Logo o concreto deteriorado sofrerá ação erosiva das ondas e movimentações das marés, perdendo seção estrutural.

NOVAS TECNOLOGIAS PARA AUMENTO DA DURABILIDADE

A cada ano surgem novas tecnologias que melhoram a durabilidade das estruturas de concreto, entre elas estão os concretos autoadensáveis, concreto com inibidores de corrosão, nano tubos de carbono, entre outros.

As armaduras acompanham a evolução do concreto, hoje elas são constituídas por materiais mais resistentes e com maior vida útil, como as armaduras com aço inoxidável, as galvanizadas, com revestimentos epoxídios e as poliméricas.

Fonte: AecWeb

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)