A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

25 setembro, 2018

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções preventivas e corretivas e na exposição a intempéries naturais, como a chuva, ventos e ação solar.

Neste artigo vamos detalhar mais sobre a ação do meio ambiente nas construções de concreto.

A ABNT NBR 6118 possui uma tabela com a classificação da agressividade em função ao tipo de ambiente onde a estrutura estará inserida bem como o risco de deterioração associado a cada classe de agressividade. De acordo com ABNT NBR 15575 a Vida Útil do Projeto para estruturas de concreto, precisa ser igual ou superior a 50 anos.

O CONCRETO E O MAR

De todas as causas naturais, o mar é um dos principais agentes de degradação das construções. Ele oferece três níveis de deterioração às estruturas de concreto sendo elas submersas ou não, as submersas são as de menor temeridade, pois a concentração e a difusão de oxigênio nas áreas submersas são baixas.

Entretanto os pontos acima da maré alta são suscetíveis à corrosão das armaduras. A maresia leva partículas com cloreto para a superfície do concreto, o que mantém sua resistividade baixa e permite a difusão do oxigênio até a superfície das armaduras. A zona entre a maré alta e a baixa irá ser atacada tanto pela corrosão das armaduras e pela interação química entre a água do mar e os componentes da barra de cimento. Logo o concreto deteriorado sofrerá ação erosiva das ondas e movimentações das marés, perdendo seção estrutural.

NOVAS TECNOLOGIAS PARA AUMENTO DA DURABILIDADE

A cada ano surgem novas tecnologias que melhoram a durabilidade das estruturas de concreto, entre elas estão os concretos autoadensáveis, concreto com inibidores de corrosão, nano tubos de carbono, entre outros.

As armaduras acompanham a evolução do concreto, hoje elas são constituídas por materiais mais resistentes e com maior vida útil, como as armaduras com aço inoxidável, as galvanizadas, com revestimentos epoxídios e as poliméricas.

Fonte: AecWeb

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019