A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

25 setembro, 2018

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções preventivas e corretivas e na exposição a intempéries naturais, como a chuva, ventos e ação solar.

Neste artigo vamos detalhar mais sobre a ação do meio ambiente nas construções de concreto.

A ABNT NBR 6118 possui uma tabela com a classificação da agressividade em função ao tipo de ambiente onde a estrutura estará inserida bem como o risco de deterioração associado a cada classe de agressividade. De acordo com ABNT NBR 15575 a Vida Útil do Projeto para estruturas de concreto, precisa ser igual ou superior a 50 anos.

O CONCRETO E O MAR

De todas as causas naturais, o mar é um dos principais agentes de degradação das construções. Ele oferece três níveis de deterioração às estruturas de concreto sendo elas submersas ou não, as submersas são as de menor temeridade, pois a concentração e a difusão de oxigênio nas áreas submersas são baixas.

Entretanto os pontos acima da maré alta são suscetíveis à corrosão das armaduras. A maresia leva partículas com cloreto para a superfície do concreto, o que mantém sua resistividade baixa e permite a difusão do oxigênio até a superfície das armaduras. A zona entre a maré alta e a baixa irá ser atacada tanto pela corrosão das armaduras e pela interação química entre a água do mar e os componentes da barra de cimento. Logo o concreto deteriorado sofrerá ação erosiva das ondas e movimentações das marés, perdendo seção estrutural.

NOVAS TECNOLOGIAS PARA AUMENTO DA DURABILIDADE

A cada ano surgem novas tecnologias que melhoram a durabilidade das estruturas de concreto, entre elas estão os concretos autoadensáveis, concreto com inibidores de corrosão, nano tubos de carbono, entre outros.

As armaduras acompanham a evolução do concreto, hoje elas são constituídas por materiais mais resistentes e com maior vida útil, como as armaduras com aço inoxidável, as galvanizadas, com revestimentos epoxídios e as poliméricas.

Fonte: AecWeb

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 05 de setembro de 2018

Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia