Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

Aditivos para Concreto: melhor aplicação e propriedades

28 setembro, 2017

Os aditivos para concretos são capazes de influenciar as proporções da mistura, garantindo redução de custos e baixa permeabilidade.

Esses aditivos são adicionados à mistura entre cimento, água, areia e brita que oferecem características especiais ao concreto. Essas substâncias são capazes de alterar as propriedades do material no estado fresco e endurecido, ampliando as qualidades e minimizando desvantagens da mistura.

Algumas das substâncias utilizadas na composição do concreto aditivado são os superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega, incorporadores de ar, entre outros. O preparo deste material pode ser feito em centrais ou nos canteiros de obras.

APLICAÇÕES ESPECIAIS

Os aditivos permitem aplicações que eram inviáveis através da mistura convencional, uma delas é o concreto projetado, muito utilizado em construções subterrâneas, os aditivos permitem uma secagem rápida ao concreto, facilita a aderência e dispensa o uso de fôrmas para conter o selamento da superfície.

Os aditivos utilizados nessa aplicação podem ser cloretos de cálcio, formiatos, trietanolaminas, silicatos e carbonatos, que aceleram o tempo de desenvolvimento de resistência e de pega do concreto.

Outra aplicação que os aditivos permitem é o concreto submerso, ficam em ambientes subaquáticos de água doce ou salgada. Os aditivos utilizados para esse tipo de concreto são os polímeros de celulose, antisegregantes, superplastificantes e redutores de água. As substâncias proporcionam maior coesão ao concreto, impedindo a dispersão dos grãos em contato com a água.

CONSUMO REDUZIDO

Aditivos redutores de água otimizam a trabalhabilidade do concreto e reduzem o consumo dos componentes do material.

Os aditivos superplastificantes reduzem em até 40% o conteúdo de água, otimizando a trabalhabilidade do concreto e facilitando a aplicação, enquanto os hiperplastificantes podem reduzir mais de 50% de água e requerem baixo conteúdo de cimento.

Já os plastificantes convencionais reduzem em 8% a quantidade de água, mantendo a trabalhabilidade e resistência da mistura, com limitação de dosagem para não interferir no início de pega do concreto.

CUSTO REDUZIDO

Os aditivos além de reduzirem os custos na etapa da construção, estendem a durabilidade do projeto que proporciona economia em longo prazo.

O concreto leve possui agregados de baixa massa específica  (menor que 2.000kg/m³) e permite reduzir a carga e aliviar esforços exigidos sobre as estruturas onde é aplicado.

PERMEABILIDADE REDUZIDA

O uso de aditivos que reduzem a relação água-cimento, como superplastificantes, hiperplastificantes e redutores de água, é possível fabricar o concreto impermeabilizante, esse tipo de concreto também pode ser feito com cristalizantes à base de silicatos e polímeros acrílicos.

Fonte: aecweb
Imagens: ecivil

21 de junho de 2018

Emulsão Asfáltica - Aplicação.

A Emulsão Asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes.  As emuls&otil(...)

20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

14 de junho de 2018

Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)