Tipos de estruturas de pontes existem aos montes, mas existem quatro tipos de pontes com que todo engenheiro precisa saber trabalhar de olhos fechados! Vem saber quais são elas.
Resultado de anos de pesquisa na engenharia, é comprovado que quatro estruturas de pontes se destacam como as principais e que devem estar na lista número um dos engenheiros. Estamos falando das pontes suspensa, estaiada, cantiléver e a treliça.
Agora, é para que você tenha o conhecimento necessário para o uso correto de cada estrutura em determinados tipos de projetos, que o IDD News apresenta hoje as estruturas de pontes com que todo engenheiro precisa saber trabalhar de olhos fechados! Confira.
1. Ponte pênsil ou suspensa
Na ponte de suspensão, o tabuleiro de suporte para as cargas é sustentado por cabos de suspensão verticais, que agem como suspensórios. De forma geral, a tecnologia é bastante simples:
Torres verticais fazem a conexão da ponte com o solo, suportando o peso do tabuleiro e do tráfego acima da ponte;
O peso do tabuleiro não é distribuído diretamente sobre as torres, mas transmitido para elas por meio dos cabos de suspensão;
Há um cabo de longa extensão que liga uma torre a outra, e cabos secundários que se ligam ao cabo principal. Com isso, garante-se uma maior distância entre cada uma das torres.
O sistema é bastante utilizado em regiões montanhosas, mas durante a construção, o tabuleiro deve ser feito com um excelente sistema de propensão, para evitar os riscos de quebra da estrutura de concreto.
Esse tipo de ponte também garante um ótimo sistema de dispersão de energia com o tabuleiro absorvendo parte da energia dos movimentos dos carros. Devido ao sistema de protensão, a estrutura conta com um nível de flexibilidade e os cabos transmitem a energia para o solo, e a dissipam.
Os primeiros exemplos modernos desse tipo de ponte foram construídos no início do século XIX. Porém, a tecnologia veio avançando durante todo o século XX, atingindo seu ápice com a construção da Ponte Golden Gate.
2. Ponte estaiada
Ela pode parecer apenas uma variação da ponte de suspensão, mas a estrutura tem muito mais que torres similares e estradas suspensas!
As pontes estaiadas dispensam o uso de duas torres para garantir a sustentação do tabuleiro. Cada cabo é conectado diretamente à torre, não havendo necessidade de um cabo principal. Por isso, as pontes que usam esse sistema têm os cabos sempre em posição diagonal.
A torre de uma ponte estaiada absorve e lida com forças de compressão, mas o esforço sobre ela pode ser diminuído com o uso do aço no sistema de protensão, o que garante maior segurança e absorção dos impactos sobre o tabuleiro.
Esse tipo de estrutura é ideal para intervalos mais longos do que os suportados pela cantiléver e mais curtos do que os das pontes suspensas. No Brasil, um dos maiores exemplos de ponte estaiada é a ponte sobre o Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo.
No IDD News de hoje nós trouxemos quatro exemplos para você, mas o Instituto IDD agrega ainda mais conhecimento no curso de pós-graduação em “Pontes e Grandes Estruturas Viárias com Ênfase em Projetos”. E você conhece muito mais das possibilidades da área e do mercado de trabalho, acessando o link.
3. Pontes cantiléver
Esse tipo de ponte utiliza estruturas de sustentação que são apoiadas a uma estrutura sólida em apenas uma de suas extremidades, chamadas de cantiléver.
O tabuleiro dessa estrutura se apoia em vigas que irão dissipar a energia gravitacional e cinética dos carros. Esse sistema é independente de cabos para o tabuleiro às vigas, porém, grandes pontes cantiléver, projetadas para lidar com tráfego rodoviário ou ferroviário, irão necessitar de treliças feitas de aço estrutural. Nessa estrutura também pode-se utilizar aço no sistema de protensão para evitar rachaduras ou quebras na estrutura.
As primeiras pontes cantiléver apareceram no século XIX, quando a necessidade de pontes mais longas surgiu para melhorar a infraestrutura ferroviária. Para solucionar o problema de comprimento, os engenheiros da época descobriram que a utilização de muitos suportes iria distribuir as cargas igualmente entre eles e ajudar a atingir o comprimento necessário.
4. Pontes de treliça
O nome vem da estrutura feita de treliças - sistemas de barras de aço entrelaçadas - compostas de barras de aço que, juntas, apoiam uma grande quantidade de peso e se estendem por grandes distâncias.
De fabricação e montagem bastante simples, as treliças são estruturas muito rígidas que transferem a carga a partir de um ponto único a uma área muito mais ampla, e isso garante a absorção do peso e do impacto. As pontes de treliças apenas irão ocupar um espaço maior em comparação com outros modelos, já que suas vigas de ação ocupam uma extensão vinte vezes maior do que os cabos de aço.
Pontes dessa estrutura apareceram cedo na história das pontes modernas e são muito econômicas para construir, por utilizarem materiais de forma eficiente. No Brasil, não há muitos exemplos, mas o tipo de estrutura é recomendado para pequenas distâncias e proporcionam uma segurança ímpar.
É essencial saber quais estruturas de pontes escolher para cada projeto. O perigo de erro está em escolher um tipo de ponte previamente e depois, adaptar ao pedido do cliente. Isso poderá gerar custos desnecessários e insatisfação. Por isso é essencial aliar o desejo do projeto mais em conta para o cliente e que ainda garanta o máximo de segurança.
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Fonte: Conteúdo de awacomercial
Imagens: pinterest | sabreautonomous | pexels