As mais incríveis obras de Renzo Piano

As mais incríveis obras de Renzo Piano

10 agosto, 2018

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de misticismo e magia.

Em 1964, Renzo se graduou em arquitetura pela Escola de arquitetura do Instituto Politécnico de Milão, onde foi orientado pelo professor Franco Albini, um arquiteto neo-racionalista.

O primeiro escritório de Renzo Piano foi fundado em 1970, juntamente com o arquiteto Richard Rogers, o escritório foi chamado de “Piano & Rogers”.  Juntamente com o Richard, Renzo criou uma das suas mais célebres construções, o Centre Pompidou, o marco da arquitetura contemporânea em Paris. A partir de 1977, Renzo firmou parceria o arquiteto Peter Rice, a qual durou até 1993 com a morte do Rice.

Renzo Piano possui apenas uma constante:  “ a ideia de fazer um edifício voar – criando algo com a gravidade zero”. Suas obras não possuem um traço característico, e é isso que o faz ser tão louvado, cada um de seus projetos possui características únicas, inovadoras e surpreendentes.

As ideias dele são coerentes e lógicas, ele sempre busca por soluções estruturais e o uso de tecnologias existentes no momento do projeto. Algumas de obras de Piano possuem aspecto futurista, já outras um estilo mais conservador, essa junção fez que Renzo Piano fosse ganhador de diversos prêmios.

Principais Prêmios de Renzo Piano

1989 – Medalha de Ouro RIBA

1990 – Prêmio Kyoto em Artes e Filosofia

1995 – Prêmio Erasmus

1998 – Prêmio Pritzker

2002 – Medalha de Ouro UIA

2008 – Medalha de Ouro AIA

Conheça Algumas das Principais Obras de Renzo

Centro Cultural Jean-Marie Tibaeu

Centre Georges Pompidou

Edifício-sede do jornal The New York Times. Nova York, 2007.

Zentrum Paul Klee. Berna, 2015

The Shard inaugurado em 2012

Fonte:  44 Arquitetura

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 05 de setembro de 2018

Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia