As mais incríveis obras de Renzo Piano

As mais incríveis obras de Renzo Piano

10 agosto, 2018

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de misticismo e magia.

Em 1964, Renzo se graduou em arquitetura pela Escola de arquitetura do Instituto Politécnico de Milão, onde foi orientado pelo professor Franco Albini, um arquiteto neo-racionalista.

O primeiro escritório de Renzo Piano foi fundado em 1970, juntamente com o arquiteto Richard Rogers, o escritório foi chamado de “Piano & Rogers”.  Juntamente com o Richard, Renzo criou uma das suas mais célebres construções, o Centre Pompidou, o marco da arquitetura contemporânea em Paris. A partir de 1977, Renzo firmou parceria o arquiteto Peter Rice, a qual durou até 1993 com a morte do Rice.

Renzo Piano possui apenas uma constante:  “ a ideia de fazer um edifício voar – criando algo com a gravidade zero”. Suas obras não possuem um traço característico, e é isso que o faz ser tão louvado, cada um de seus projetos possui características únicas, inovadoras e surpreendentes.

As ideias dele são coerentes e lógicas, ele sempre busca por soluções estruturais e o uso de tecnologias existentes no momento do projeto. Algumas de obras de Piano possuem aspecto futurista, já outras um estilo mais conservador, essa junção fez que Renzo Piano fosse ganhador de diversos prêmios.

Principais Prêmios de Renzo Piano

1989 – Medalha de Ouro RIBA

1990 – Prêmio Kyoto em Artes e Filosofia

1995 – Prêmio Erasmus

1998 – Prêmio Pritzker

2002 – Medalha de Ouro UIA

2008 – Medalha de Ouro AIA

Conheça Algumas das Principais Obras de Renzo

Centro Cultural Jean-Marie Tibaeu

Centre Georges Pompidou

Edifício-sede do jornal The New York Times. Nova York, 2007.

Zentrum Paul Klee. Berna, 2015

The Shard inaugurado em 2012

Fonte:  44 Arquitetura

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019