As mais incríveis obras de Renzo Piano

As mais incríveis obras de Renzo Piano

10 agosto, 2018

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de misticismo e magia.

Em 1964, Renzo se graduou em arquitetura pela Escola de arquitetura do Instituto Politécnico de Milão, onde foi orientado pelo professor Franco Albini, um arquiteto neo-racionalista.

O primeiro escritório de Renzo Piano foi fundado em 1970, juntamente com o arquiteto Richard Rogers, o escritório foi chamado de “Piano & Rogers”.  Juntamente com o Richard, Renzo criou uma das suas mais célebres construções, o Centre Pompidou, o marco da arquitetura contemporânea em Paris. A partir de 1977, Renzo firmou parceria o arquiteto Peter Rice, a qual durou até 1993 com a morte do Rice.

Renzo Piano possui apenas uma constante:  “ a ideia de fazer um edifício voar – criando algo com a gravidade zero”. Suas obras não possuem um traço característico, e é isso que o faz ser tão louvado, cada um de seus projetos possui características únicas, inovadoras e surpreendentes.

As ideias dele são coerentes e lógicas, ele sempre busca por soluções estruturais e o uso de tecnologias existentes no momento do projeto. Algumas de obras de Piano possuem aspecto futurista, já outras um estilo mais conservador, essa junção fez que Renzo Piano fosse ganhador de diversos prêmios.

Principais Prêmios de Renzo Piano

1989 – Medalha de Ouro RIBA

1990 – Prêmio Kyoto em Artes e Filosofia

1995 – Prêmio Erasmus

1998 – Prêmio Pritzker

2002 – Medalha de Ouro UIA

2008 – Medalha de Ouro AIA

Conheça Algumas das Principais Obras de Renzo

Centro Cultural Jean-Marie Tibaeu

Centre Georges Pompidou

Edifício-sede do jornal The New York Times. Nova York, 2007.

Zentrum Paul Klee. Berna, 2015

The Shard inaugurado em 2012

Fonte:  44 Arquitetura

• 14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

• 24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

• 11 de julho de 2018

Quais são as funções do CREA ?

A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, possui entidades em cada estado do Brasil e constituem a incorporação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agr(...)

• 05 de julho de 2018

3 Principais tipos de demolição

Você achou o terreno perfeito para aquele projeto, entretanto há uma casa em mal estado no lugar e precisa ser demolida, e agora? Nesse post vamos detalhar os 3 tipos principais de demoli(...)

• 03 de julho de 2018

Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

• 02 de julho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

20 de julho de 2018

Detalhes do Sistema Drywall