Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

02 agosto, 2018

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propriedade.  A mudança de estado civil, cancelamento de hipoteca, o Habite-se; documento expedido pela prefeitura, são exemplos comuns de atos de averbação.

Qualquer negociação envolvendo a compra ou venda de um imóvel não deve ser uma ação sem registro, pois, perante a lei devemos mostrar o que foi feito e como foi feito. Atualmente é muito comum encontrarmos imóveis com problemas na documentação, que vão desde inexistência da escritura até construções irregulares.

Ao adquirir um imóvel a primeira coisa necessária a se fazer é lavrar a escritura de compra e venda. Entretanto, essa escritura também precisa ser averbada, por isso no cartório irá ser lançado o registro no histórico do imóvel, dizendo quem é o novo proprietário.

Toda vez que acontecer alguma alteração que afete de alguma forma a propriedade, é preciso voltar ao cartório para que o registro seja atualizado.

Se você fazer a averbação de forma correta, seu imóvel terá um histórico onde você pode encontrar todas as mudanças já realizada, assim é possível constatar quem é o atual proprietário, se o imóvel está sendo financiado, as verdadeiras condições do imóvel, entre outras.

O custo da averbação é informado pelo cartório mediante a análise do que será averbado e a documentação também varia conforme o tipo de registro realizado.

Quando existir a necessidade de averbação é preciso solicitar uma matrícula do imóvel no cartório de registros de imóveis. Outro passo importante é verificar a documentação necessária para fazer a averbação, porque, como citado anteriormente, ela varia conforme a necessidade.

Além disso é preciso salientar que não se pode fazer a averbação em qualquer cartório, apenas no Cartório de Registro de Imóveis. Esse procedimento demanda tempo, mas não pode deixar de ser feito, pois, o proprietário do imóvel é aquele que o tem registrado!

Fonte:  Baggio Imóveis e Casa Dicas

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

• 22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

• 18 de maio de 2018

Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

• 16 de maio de 2018

O que é a norma de desempenho NBR 15575?

Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras(...)

• 15 de maio de 2018

Você sabe o que faz um Tecnólogo em Construção de Edifícios?

O mercado de trabalho pede cada vez mais rapidez na formação profissional, por isso está se tornando muito comum as pessoas optarem por cursos superiores de tecnologia, esses curs(...)

15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)