Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

02 agosto, 2018

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propriedade.  A mudança de estado civil, cancelamento de hipoteca, o Habite-se; documento expedido pela prefeitura, são exemplos comuns de atos de averbação.

Qualquer negociação envolvendo a compra ou venda de um imóvel não deve ser uma ação sem registro, pois, perante a lei devemos mostrar o que foi feito e como foi feito. Atualmente é muito comum encontrarmos imóveis com problemas na documentação, que vão desde inexistência da escritura até construções irregulares.

Ao adquirir um imóvel a primeira coisa necessária a se fazer é lavrar a escritura de compra e venda. Entretanto, essa escritura também precisa ser averbada, por isso no cartório irá ser lançado o registro no histórico do imóvel, dizendo quem é o novo proprietário.

Toda vez que acontecer alguma alteração que afete de alguma forma a propriedade, é preciso voltar ao cartório para que o registro seja atualizado.

Se você fazer a averbação de forma correta, seu imóvel terá um histórico onde você pode encontrar todas as mudanças já realizada, assim é possível constatar quem é o atual proprietário, se o imóvel está sendo financiado, as verdadeiras condições do imóvel, entre outras.

O custo da averbação é informado pelo cartório mediante a análise do que será averbado e a documentação também varia conforme o tipo de registro realizado.

Quando existir a necessidade de averbação é preciso solicitar uma matrícula do imóvel no cartório de registros de imóveis. Outro passo importante é verificar a documentação necessária para fazer a averbação, porque, como citado anteriormente, ela varia conforme a necessidade.

Além disso é preciso salientar que não se pode fazer a averbação em qualquer cartório, apenas no Cartório de Registro de Imóveis. Esse procedimento demanda tempo, mas não pode deixar de ser feito, pois, o proprietário do imóvel é aquele que o tem registrado!

Fonte:  Baggio Imóveis e Casa Dicas

• 11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

• 07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!