Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

02 agosto, 2018

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propriedade.  A mudança de estado civil, cancelamento de hipoteca, o Habite-se; documento expedido pela prefeitura, são exemplos comuns de atos de averbação.

Qualquer negociação envolvendo a compra ou venda de um imóvel não deve ser uma ação sem registro, pois, perante a lei devemos mostrar o que foi feito e como foi feito. Atualmente é muito comum encontrarmos imóveis com problemas na documentação, que vão desde inexistência da escritura até construções irregulares.

Ao adquirir um imóvel a primeira coisa necessária a se fazer é lavrar a escritura de compra e venda. Entretanto, essa escritura também precisa ser averbada, por isso no cartório irá ser lançado o registro no histórico do imóvel, dizendo quem é o novo proprietário.

Toda vez que acontecer alguma alteração que afete de alguma forma a propriedade, é preciso voltar ao cartório para que o registro seja atualizado.

Se você fazer a averbação de forma correta, seu imóvel terá um histórico onde você pode encontrar todas as mudanças já realizada, assim é possível constatar quem é o atual proprietário, se o imóvel está sendo financiado, as verdadeiras condições do imóvel, entre outras.

O custo da averbação é informado pelo cartório mediante a análise do que será averbado e a documentação também varia conforme o tipo de registro realizado.

Quando existir a necessidade de averbação é preciso solicitar uma matrícula do imóvel no cartório de registros de imóveis. Outro passo importante é verificar a documentação necessária para fazer a averbação, porque, como citado anteriormente, ela varia conforme a necessidade.

Além disso é preciso salientar que não se pode fazer a averbação em qualquer cartório, apenas no Cartório de Registro de Imóveis. Esse procedimento demanda tempo, mas não pode deixar de ser feito, pois, o proprietário do imóvel é aquele que o tem registrado!

Fonte:  Baggio Imóveis e Casa Dicas

• 22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)