Como fazer um telhado verde em uma laje de concreto

Como fazer um telhado verde em uma laje de concreto

24 abril, 2018

Os telhados verdes são ótimas soluções para o meio ambiente, além de mudar a cara da sua residência, também melhoram a qualidade de vida dos usuários dos ambientes abarcados pelo por ele. Hoje, nós vamos ensinar o passo a passo de como fazer um telhado verde em uma laje de concreto impermeabilizada.

1 – Construa uma laje de concreto com uma inclinação de 1,5% para escoar bem a água da chuva pelo ralo;

2 – Impermeabilize a laje com manta asfáltica, siga as orientações do fabricante e contrate mão de obra qualificada;

3 – Depois de impermeabilizar a área cubra com concreto;

4 –  Após a secagem do concreto, espalhe argila expandida sobre a laje, criando uma camada uniforme de mais ou menos 7cm de espessura;

5 – Logo em seguida estique uma manta de Bidim, sobrepondo uns 10cm um sobre o outro;

6 – Em cima da manta de Bidim, é espalhada uma camada de substrato com cerca de 7cm;

7 -  Sobre o substrato, coloque placas de grama de forma que não encostem nas paredes, preenchendo esse espaço com argila expandida para facilitar o escoamento e evitar a infiltração;

8 – Durante as primeiras semanas a grama deve receber bastante água para sua melhor adaptação.

Quais são os benefícios gerados pelo telhado verde?

- O telhado verde absorve até 90% mais calor do que os sistemas convencionais, este fator praticamente extingue a necessidade do uso de ar condicionado;

- As plantas produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar nas proximidades;

- O sistema também absorve os ruídos do entorno, servindo de isolamento acústico;

- Cria um agradável terraço para diversos tipos de uso.

Fonte: Ecoeficientes

• 11 de fevereiro de 2019

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 09 de julho de 2018

Motivos para fazer uma Pós-Graduação

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, atualmente ter somente uma graduação não garante o sucesso profissional.  Neste post iremos te dar 5 bons motivos (...)

• 03 de julho de 2018

Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

• 25 de junho de 2018

Quanto tempo dura um prédio?

Você já se perguntou por que alguns prédios duram séculos e outros são interditados logo após o seu lançamento?  Existem vários fatores intr(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)