Concreto inflável: ideia inovadora

Concreto inflável: ideia inovadora

26 setembro, 2017

Do que é feito o concreto? É basicamente o resultado da mistura de cimento, água, areia e brita. Na hora de prepara-lo é necessária muita atenção e cuidado ao colocar a quantidade de água, pois, é responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Caso a quantidade seja menor, a reação não ficará completa, e se for maior a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.

Como o concreto já é deriva de milhares de anos acabou passando por mudanças, e uma delas é o chamado ‘’concreto inflável’’.

O processo é denominado de ‘’Formação Pneumática de Concreto Endurecido (PFHC)’’ e foi inventado pelo Dr. Benjamin Kromoser e Prof. Johann Kollegger no Instituto de Engenharia Estrutural. A ideia é que se coloque uma almofada de ar embaixo e apoie-a com sistema de tendão de pós-tensão para transformar uma laje de concreto plana em uma concha de concreto curvo. O processo não se utiliza de mão de obra e materiais excessivos, o que resulta em significativa redução de custos.

Múltiplas cunhas em forma de placas de concreto são lançadas sobre uma superfície plana. Uma vez que o concreto é curado uma almofada de ar é colocada por baixo é o mesmo é inflado. Os tendões de pós-tensionamento circundam toda a superfície e adicionam tensão para evitar que as lajes deslizem.

O método simples e eficaz dará aos Engenheiros e Arquitetos a liberdade de realizar grandes edifícios com uma maior eficiência.

O processo de construção inflável é suscetível em várias implementações e modificações. Irá otimizar o tempo de obra e reduzir custos e mão de obra. Esse tipo de técnica provavelmente será muito utilizado na construção de viadutos, passagens de animais e diversos projetos arquitetônicos. O novo método já está patenteado e muitas empresas ferroviárias estão interessadas.

Fonte: Engenharia é
Imagens: blog do pet civilinovação tecnológica

21 de junho de 2018

Emulsão Asfáltica - Aplicação.

A Emulsão Asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes.  As emuls&otil(...)

20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

14 de junho de 2018

Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)