Conheça os tipos de estacas para fundação

Conheça os tipos de estacas para fundação

24 julho, 2018

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil.

As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo ser cravadas ou perfuradas, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. As estacas podem ser feitas de diversos materiais, por exemplo: concreto pré-moldado, concreto moldado in situ, madeira e aço.

As estacas podem ser divididas quanto a seu material, ou sua categoria.

Estacas Pré-Moldadas

- Estacas de Madeira: Normalmente são utilizadas abaixo do nível da água. O topo da estaca de madeira precisa ter diâmetro maior do que 25 cm e devem ser protegidos para não sofrerem danos de cravação. Para ponta da estaca recomenda-se ter diâmetro maior que 15 cm e devem ser protegidas com ponteira de aço quando for necessário penetrar camadas resistentes do solo. Geralmente a cravação é executada com martelo de queda livre.

- Vantagens: As estacas de madeira possuem duração mais alta quando utilizadas abaixo do nível d´água. Elas também podem ser moldadas mais facilmente.

- Desvantagens: Esse tipo de estaca é mais difícil de encontrar e não podem ser utilizadas acima do nível d’água por sofrerem ataque de microrganismos.

- Estacas Metálicas:  São constituídas de perfis laminadas ou soldados, tubos de chapas dobradas e trilhos.  A estacas de aço devem resistir a corrosão pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado. Se as estacas tiverem inteiramente em terreno natural, o uso do tratamento do aço é dispensável.

- Vantagens: As estacas de aço são facilmente emendadas, não fissuram, não trincam, não quebram, possuem elevada resistência a tração e possuem pouca vibração durante sua cravação.

- Desvantagens: Alto custo e poucos fornecedores.

Estacas pré-moldados de concreto: Podem ser feitas de concreto armado ou protendido e concretadas em formas horizontais ou verticais. A cravação é feita através de bate-estacas.

- Vantagens: Esse tipo de estaca possui boa capacidade de carga e boa resistência de esforços de flexão e cisalhamento.

- Desvantagens: Alto peso próprio, difícil execução.

Estacas Mega: São elementos de concreto pré-moldado que são cravados por prensagem através de macaco hidráulico. Normalmente são usadas como reforço de fundações já existentes.

-Vantagens: Recomendada para recuperar manifestações patológicas.

- Desvantagens: Alto custo e longo tempo de cravação.

Existem também as Estacas de Concreto In Loco que são produzidas e aplicadas no mesmo local.

Fonte: Escola da Engenharia

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 05 de setembro de 2018

Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

25 de setembro de 2018