Conheça os tipos de estacas para fundação

Conheça os tipos de estacas para fundação

24 julho, 2018

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil.

As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo ser cravadas ou perfuradas, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. As estacas podem ser feitas de diversos materiais, por exemplo: concreto pré-moldado, concreto moldado in situ, madeira e aço.

As estacas podem ser divididas quanto a seu material, ou sua categoria.

Estacas Pré-Moldadas

- Estacas de Madeira: Normalmente são utilizadas abaixo do nível da água. O topo da estaca de madeira precisa ter diâmetro maior do que 25 cm e devem ser protegidos para não sofrerem danos de cravação. Para ponta da estaca recomenda-se ter diâmetro maior que 15 cm e devem ser protegidas com ponteira de aço quando for necessário penetrar camadas resistentes do solo. Geralmente a cravação é executada com martelo de queda livre.

- Vantagens: As estacas de madeira possuem duração mais alta quando utilizadas abaixo do nível d´água. Elas também podem ser moldadas mais facilmente.

- Desvantagens: Esse tipo de estaca é mais difícil de encontrar e não podem ser utilizadas acima do nível d’água por sofrerem ataque de microrganismos.

- Estacas Metálicas:  São constituídas de perfis laminadas ou soldados, tubos de chapas dobradas e trilhos.  A estacas de aço devem resistir a corrosão pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado. Se as estacas tiverem inteiramente em terreno natural, o uso do tratamento do aço é dispensável.

- Vantagens: As estacas de aço são facilmente emendadas, não fissuram, não trincam, não quebram, possuem elevada resistência a tração e possuem pouca vibração durante sua cravação.

- Desvantagens: Alto custo e poucos fornecedores.

Estacas pré-moldados de concreto: Podem ser feitas de concreto armado ou protendido e concretadas em formas horizontais ou verticais. A cravação é feita através de bate-estacas.

- Vantagens: Esse tipo de estaca possui boa capacidade de carga e boa resistência de esforços de flexão e cisalhamento.

- Desvantagens: Alto peso próprio, difícil execução.

Estacas Mega: São elementos de concreto pré-moldado que são cravados por prensagem através de macaco hidráulico. Normalmente são usadas como reforço de fundações já existentes.

-Vantagens: Recomendada para recuperar manifestações patológicas.

- Desvantagens: Alto custo e longo tempo de cravação.

Existem também as Estacas de Concreto In Loco que são produzidas e aplicadas no mesmo local.

Fonte: Escola da Engenharia

• 15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros

Às 03:30h do dia 15 de novembro de 2018, aconteceu um terrível acidente no estado de São Paulo. Um dos viadutos da Marginal Pinheiros cedeu, atingindo 5 automóveis que circ(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)