Conheça as vantagens da laje de isopor!

Conheça as vantagens da laje de isopor!

04 outubro, 2018

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito conhecidas no Brasil, além disso esse tipo de material causa a impressão de fragilidade.  Do contrário do que pensam a laje de isopor pode sim suportar o peso de um telhado desde que siga algumas recomendações existentes.

Para que haja êxito na instalação da laje de isopor, é preciso que exista uma estrutura fabricada com o uso de vigotas e uma laje entrelaça de aço.  A junção dessas partes cria uma base para o encaixe das peças de isopor, formando assim a superfície da laje.  Depois disso, são posicionadas escoras, que darão maior sustentação para o próximo passo da construção.

Na próxima etapa, a parte de cima da laje recebe uma abundante camada de concreto. Posteriormente, esse tipo de laje pode passar por qualquer tipo de acabamento, inclusive impermeabilizante, para que não haja o acumulo da água da chuva.

Na verdade, o que sustenta o peso disposto sobre a laje não é o isopor em si, mas sim as treliças de aço e os componentes em concreto. Com isso a laje de isopor se torna segura e garante ótima durabilidade.

PREÇO DA LAJE DE ISOPOR

A diferença de preço da laje convencional e a laje de isopor é pequena. O metro quadrado da laje feita com tijolo custa em torno de R$28,00, já a de isopor custa cerca de R$25,00.

VANTAGENS DA LAJE DE ISOPOR

- Redução do peso da laje: esse benefício acontece graças ao peso leve do isopor. Esse alivio de peso gera uma grande economia em toda construção, devido a redução das cargas nas vigas, pilares e fundações.

- Conforto térmico: as placas de isopor mantêm a temperatura do ambiente estável, pois não permite que o ambiente esquente ou esfrie demais com mudanças extremas de temperatura.

- Redução do prazo de montagem da laje:  por ser leve, as placas de isopor proporcionam maior velocidade na montagem e no transporte das mesmas.

- Fácil adequação:  o isopor é um material que pode ser cortado com facilidade, bem diferente dos cortes em elementos cerâmicos.

- Redução dos escoramentos:  uma das maiores vantagens desse tipo de laje, é a redução do número de escoras durante a concretagem e durante o processo de cura do concreto.

- Obra limpa: o uso desse material diminui a produção de entulhos e os custos com a caçamba.

Fonte:  Engenharia Concreta e Clube do Concreto.

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019