Conheça as vantagens da laje de isopor!

Conheça as vantagens da laje de isopor!

04 outubro, 2018

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito conhecidas no Brasil, além disso esse tipo de material causa a impressão de fragilidade.  Do contrário do que pensam a laje de isopor pode sim suportar o peso de um telhado desde que siga algumas recomendações existentes.

Para que haja êxito na instalação da laje de isopor, é preciso que exista uma estrutura fabricada com o uso de vigotas e uma laje entrelaça de aço.  A junção dessas partes cria uma base para o encaixe das peças de isopor, formando assim a superfície da laje.  Depois disso, são posicionadas escoras, que darão maior sustentação para o próximo passo da construção.

Na próxima etapa, a parte de cima da laje recebe uma abundante camada de concreto. Posteriormente, esse tipo de laje pode passar por qualquer tipo de acabamento, inclusive impermeabilizante, para que não haja o acumulo da água da chuva.

Na verdade, o que sustenta o peso disposto sobre a laje não é o isopor em si, mas sim as treliças de aço e os componentes em concreto. Com isso a laje de isopor se torna segura e garante ótima durabilidade.

PREÇO DA LAJE DE ISOPOR

A diferença de preço da laje convencional e a laje de isopor é pequena. O metro quadrado da laje feita com tijolo custa em torno de R$28,00, já a de isopor custa cerca de R$25,00.

VANTAGENS DA LAJE DE ISOPOR

- Redução do peso da laje: esse benefício acontece graças ao peso leve do isopor. Esse alivio de peso gera uma grande economia em toda construção, devido a redução das cargas nas vigas, pilares e fundações.

- Conforto térmico: as placas de isopor mantêm a temperatura do ambiente estável, pois não permite que o ambiente esquente ou esfrie demais com mudanças extremas de temperatura.

- Redução do prazo de montagem da laje:  por ser leve, as placas de isopor proporcionam maior velocidade na montagem e no transporte das mesmas.

- Fácil adequação:  o isopor é um material que pode ser cortado com facilidade, bem diferente dos cortes em elementos cerâmicos.

- Redução dos escoramentos:  uma das maiores vantagens desse tipo de laje, é a redução do número de escoras durante a concretagem e durante o processo de cura do concreto.

- Obra limpa: o uso desse material diminui a produção de entulhos e os custos com a caçamba.

Fonte:  Engenharia Concreta e Clube do Concreto.

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 01 de novembro de 2018

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)