Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

29 junho, 2018

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que você precisa fazer para garantir o sucesso na sua obra.

- Transporte

As estruturas metálicas normalmente são fabricadas e montadas em lugares diferentes, por isso o transporte é uma etapa necessária.  Na maioria dos casos, o transporte é feito por meio rodoviário. É preciso escolher o veículo com dimensões adequadas e com capacidade de carga suficiente, além disso é necessário verificar se o veículo não ultrapassa os limites de altura e peso imposto pela rodovia.

- Armazenamento

As peças precisam ser armazenadas com segurança, sempre seguindo as recomendações do fabricante. Também é preciso evitar o contato de peças com a terra ou ambientes úmidos.

- Equipamentos

Recomenda-se o uso de guindastes e gruas para o içamento vertical das peças metálicas.  Observe as condições climáticas do dia, não é recomendado a montagem em dia de muito vento, por exemplo.

- Içamento adequado

Observe o ponto de gravidade da peça e a carga útil da mesma. A falta de segurança nessa etapa pode causar acidentes graves.

- Ligações e soldas

As ligações e soldas são responsabilidade do montador das estruturas metálicas. Elas devem ser inspecionadas conforme as normas vigentes.

Antes de iniciar o processo de sondagem devem ser averiguadas todas as informações referentes ao processo, como:

- Processo de soldagem;

- Tipos de junta;

- Configurações das juntas;

- Especificação e espessura do material base;

- Especificação e classe do material depositante;

- Temperaturas mínimas e máximas;

- Parâmetros de soldagem;

- Controle do material de solda.

Além disso, para um bom processo de soldagem é importante adotar os procedimentos de soldagem pré-qualificados conforme normas em vigor, equipe qualificada e treinada e a inspeção das soldas.

Fonte:  Engenharia Concreta

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 02 de julho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

• 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades

Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

• 07 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 2

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.Viga (ou feixe)Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um f(...)

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019