Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

02 julho, 2018

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, fique ligado!

Ligações parafusadas

O primeiro cuidado que devemos tomar é a separação dos parafusos, pois existem parafusos de diâmetros e comprimentos diferentes, nessa etapa é imprescindível prestar muita atenção na indicação do projeto.  Outro fator importante é garantir que a superfície esteja isenta de sujeira, tinta, óleo ou qualquer outra coisa que interfira na fixação do parafuso com a estrutura metálica. Uma dica importante é respeitar o torque do parafuso, extrapolar os limites pode gerar tensões de tração e alongar o parafuso.

Limites de Tolerância da Estrutura

Os limites geralmente são especificados pelas normas ou pelo projeto da estrutura metálica, o montador deve observar se existem erros existentes e verificar com base nos limites de tolerância se esses erros não prejudicam o funcionamento da estrutura ou até mesmo a inviabilização da montagem.

Existem 3 tipos de limites de tolerância classificados pelo Eurocode:

- Normais: limites para todos os tipos de edificações;

- Particulares: são mais rigorosas que as normais, mas que se aplicam a certos componentes;

- Especiais: são mais rigorosas que as normais, mas se aplicam a determinada estrutura ou projeto.

Estabilidade Estrutural Durante a Montagem

Para garantir que tudo dê certo, é essencial seguir plano de montagem, assim será garantido o funcionamento adequado da estrutura em todas as fases. O plano de montagem leva e consideração as cargas acrescidas progressivamente e o funcionamento das peças já instaladas durante este acréscimo de cargas.  Normalmente o plano é feito pela empresa contrata para montagem.

Utilização de Professionais Especializados

Contrate uma empresa com mão de obra qualificada, os professionais devem ter sido treinados e capacitados para cada tipo de operação.

Utilização de Equipamentos de Eventos

Para a montagem das estruturas metálicas, é necessário que os profissionais usem equipamentos de proteção individual e coletivo. Por ser nas alturas o risco de queda é alto, para isso precisamos usar diversos equipamentos, por exemplo: cabos guia, redes de segurança, guarda corpos, pontos de ancoragem, etc.

Esses são os cuidados essenciais para que dê tudo certo na montagem das estruturas metálicas!

Fonte:  Engenharia Concreta

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 28 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 2

Hoje continuaremos a detalhar os cincos tipos de cimentos existentes, fique ligado!TIPO DE CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO CP III (COM ESCÓRIA NBR 5736)Nesse tipo de cimento existe uma incorpora(...)

• 22 de agosto de 2018

Guia dos Tipos de Cimento - Parte 1

Principal componente do concreto, o cimento é um dos materiais mais consumidos do mundo. O cimento é um pó fino que em combinação com a água endurece, tornand(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 07 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 2

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.Viga (ou feixe)Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um f(...)

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 07 de maio de 2018

Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019