Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

03 julho, 2018

O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência à tração.  Para melhorar o comportamento em relação a este segundo quesito, é necessário agregar barras de aço ao interior da mistura, constituindo assim o concreto armado.

Outra solução para melhorar a tração é utilizar barras de aço submetidas a um alongamento prévio, aplicando um esforço de compreesão inicial no concreto, constituindo-se o concreto protendido.

Os dois tipos de concreto possuem função estrutural, podendo ser usados na construção de edifícios, barragens pontes, entre outros.  Tanto o concreto armado como o protendido podem ser moldados in loco, pré-moldados ou pré-fabricados.

A principal diferença entre o concreto armado e o protendido é a condição das armaduras empregadas no seu interior. No concreto armado não existe um pré-alongamento das barras de aço, diferente do concreto protendido. Essa diferença proporciona ao concreto protendido o aumento da capacidade de carga, possibilidade de aumento dos vãos livres entre pilares, melhor aproveitamento de aços de alta resistência no Estado Limite Último, e também na limitação da abertura de fissuras, entretanto esse tipo de concreto requer um controle mais rigoroso na hora da execução, fato que encarece a obra.

Porém por outro lado as estruturas de concreto armado são mais convencionais, e a mão de obra já está habituada com esse tipo de trabalho.

Normalmente a escolha do tipo de concreto é responsabilidade do projetista. O concreto armado é mais usado para prédios em geral, já o concreto protendido é mais usado para pontes, shoppings centers, ou edifícios que necessitem de grandes vãos entre pilares e pisos industriais.

Fonte: AECweb

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 12 de junho de 2018

Entenda as diferenças entre calhas e rufos

As calhas e rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção, mas você qual a diferença entre eles, e qual é a melhor escolha para sua obra? Ho(...)

• 17 de maio de 2018

Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

• 07 de maio de 2018

Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

• 04 de maio de 2018

5 fatores que causam rachaduras ou fissuras no concreto

O concreto é um item essencial na construção civil, o material é feito a partir da mistura de areia, cimento, água e pedra brita. Por mais que seja resistente, o con(...)

• 24 de abril de 2018

Como fazer um telhado verde em uma laje de concreto

Os telhados verdes são ótimas soluções para o meio ambiente, além de mudar a cara da sua residência, também melhoram a qualidade de vida dos usuá(...)

• 16 de abril de 2018

Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

As casas pré-moldadas de concreto estão casa vez mais presentes na construção civil, por utilizar processos construtivos industrializados esse tipo de construç&atild(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)