Entenda as diferenças entre calhas e rufos

Entenda as diferenças entre calhas e rufos

12 junho, 2018

As calhas e rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção, mas você qual a diferença entre eles, e qual é a melhor escolha para sua obra? Hoje vamos explicar quais são as principais características desses materiais.

Calhas

As calhas são os canais responsáveis pela coleta das águas da chuva e que correm pelo telhado ou terraços das construções. Geralmente as calhas são produzidas em aço galvanizado, ou seja, são revestidas com camadas de zinco para evitar a corrosão.

As calhas podem variar conforme as características da edificação, e servem principalmente para evitar danos, como alagamentos, excesso de humidade e apodrecimento.

Também existem calhas de PVC, essa é a mais comum de encontrar em lojas de materiais de construção. Esse tipo de calha é muito prática na hora de limpar, mas elas não coletam um alto nível de água.

Já as calhas de alumínio, coletam bastante água e são mais sólidas e resistentes, esse modelo também possui um acabamento melhor, além disso podem receber tinta e não enferrujam.  Também existe a calha de piso, que são utilizadas para o escoamento de águas dos quintais e piscina.

Rufos

Os rufos são peças moldadas e fixadas em determinados pontos de uma residência e servem para impedir que a água infiltre nas paredes e muros.  Normalmente os rufos são fabricados com chapas metálicas e são fixados com rebites ou pregos, além disso há uma camada de argamassa na borda para garantir vedação.

Os rufos possuem vários modelos, entretanto os mais comuns são o pingadeira, o capa, e o interno e externo.

Uma boa dica para fazer a manutenção das calhas, é observar se elas funcionam com chuvas de alta intensidade, se o fluxo de água não correr corretamente pode haver obstrução por sujeira na calha.

No caso de rufos, verifique se não há manchas por humidade nas paredes, rufos mal instalados podem causar rachaduras na construção, fique atento!

• 21 de junho de 2018

Emulsão Asfáltica - Aplicação.

A Emulsão Asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes.  As emuls&otil(...)

• 08 de junho de 2018
    Eventos e Oportunidades

Alunas do IDD premiadas no 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização

Nos dias 4 e 5 de junho, aconteceu em São Paulo, o 15° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização. Cerca de 10% dos participantes do simpósio eram da famíli(...)

• 07 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 2

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.Viga (ou feixe)Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um f(...)

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 30 de maio de 2018

4 maiores obras da Engenharia Civil no Brasil

Não é só de obras atrasadas que vive o Brasil, por todo país engenheiros e arquitetos honestos constroem diversas maravilhas.  A exemplo disso, hoje falaremos sobre as(...)

• 22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

• 18 de maio de 2018

Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

• 14 de maio de 2018

Casa se monta sozinha em apenas 5 minutos!

No final de abril de 2018, a Ten Fold Engineering apresentou ao público a primeira unidade de seu edifício auto desdobrável e transportável, chamado de TF-64.  O model(...)

• 10 de maio de 2018

4 novas tendências da construção civil

Já estamos na metade de 2018, porém o uso de determinadas tecnologias está em alta, vamos trazer para você algumas dessas tecnologias e como são usadas para melhorar (...)

21 de junho de 2018

Emulsão Asfáltica - Aplicação.

20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

15 de junho de 2018

3 games para os engenheiros se divertirem!

Sexta-feira é dia de diversão, então que tal misturar videogame com engenharia? Há diversos jogos que tem como temática a construção civil.  Prepa(...)

14 de junho de 2018

Alvenaria de vedação ? vantagens e desvantagens

A alvenaria de vedação não é dimensionada para suportar cargas verticais, apenas seu próprio peso.  Esse tipo de alvenaria é o método construtivo (...)