Entenda as diferenças entre calhas e rufos

Entenda as diferenças entre calhas e rufos

12 junho, 2018

As calhas e rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção, mas você qual a diferença entre eles, e qual é a melhor escolha para sua obra? Hoje vamos explicar quais são as principais características desses materiais.

Calhas

As calhas são os canais responsáveis pela coleta das águas da chuva e que correm pelo telhado ou terraços das construções. Geralmente as calhas são produzidas em aço galvanizado, ou seja, são revestidas com camadas de zinco para evitar a corrosão.

As calhas podem variar conforme as características da edificação, e servem principalmente para evitar danos, como alagamentos, excesso de humidade e apodrecimento.

Também existem calhas de PVC, essa é a mais comum de encontrar em lojas de materiais de construção. Esse tipo de calha é muito prática na hora de limpar, mas elas não coletam um alto nível de água.

Já as calhas de alumínio, coletam bastante água e são mais sólidas e resistentes, esse modelo também possui um acabamento melhor, além disso podem receber tinta e não enferrujam.  Também existe a calha de piso, que são utilizadas para o escoamento de águas dos quintais e piscina.

Rufos

Os rufos são peças moldadas e fixadas em determinados pontos de uma residência e servem para impedir que a água infiltre nas paredes e muros.  Normalmente os rufos são fabricados com chapas metálicas e são fixados com rebites ou pregos, além disso há uma camada de argamassa na borda para garantir vedação.

Os rufos possuem vários modelos, entretanto os mais comuns são o pingadeira, o capa, e o interno e externo.

Uma boa dica para fazer a manutenção das calhas, é observar se elas funcionam com chuvas de alta intensidade, se o fluxo de água não correr corretamente pode haver obstrução por sujeira na calha.

No caso de rufos, verifique se não há manchas por humidade nas paredes, rufos mal instalados podem causar rachaduras na construção, fique atento!

• 11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 26 de outubro de 2018

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

• 17 de outubro de 2018

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

20 de novembro de 2018