Entenda as diferenças entre calhas e rufos

Entenda as diferenças entre calhas e rufos

12 junho, 2018

As calhas e rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção, mas você qual a diferença entre eles, e qual é a melhor escolha para sua obra? Hoje vamos explicar quais são as principais características desses materiais.

Calhas

As calhas são os canais responsáveis pela coleta das águas da chuva e que correm pelo telhado ou terraços das construções. Geralmente as calhas são produzidas em aço galvanizado, ou seja, são revestidas com camadas de zinco para evitar a corrosão.

As calhas podem variar conforme as características da edificação, e servem principalmente para evitar danos, como alagamentos, excesso de humidade e apodrecimento.

Também existem calhas de PVC, essa é a mais comum de encontrar em lojas de materiais de construção. Esse tipo de calha é muito prática na hora de limpar, mas elas não coletam um alto nível de água.

Já as calhas de alumínio, coletam bastante água e são mais sólidas e resistentes, esse modelo também possui um acabamento melhor, além disso podem receber tinta e não enferrujam.  Também existe a calha de piso, que são utilizadas para o escoamento de águas dos quintais e piscina.

Rufos

Os rufos são peças moldadas e fixadas em determinados pontos de uma residência e servem para impedir que a água infiltre nas paredes e muros.  Normalmente os rufos são fabricados com chapas metálicas e são fixados com rebites ou pregos, além disso há uma camada de argamassa na borda para garantir vedação.

Os rufos possuem vários modelos, entretanto os mais comuns são o pingadeira, o capa, e o interno e externo.

Uma boa dica para fazer a manutenção das calhas, é observar se elas funcionam com chuvas de alta intensidade, se o fluxo de água não correr corretamente pode haver obstrução por sujeira na calha.

No caso de rufos, verifique se não há manchas por humidade nas paredes, rufos mal instalados podem causar rachaduras na construção, fique atento!

• 04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

• 01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

• 25 de setembro de 2018

A durabilidade das construções e as intempéries naturais | Parte 1

A durabilidade das construções está relacionada a diversos fatores, entre eles estão qualidade e na execução do projeto, na falta de manutenções(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 10 de setembro de 2018

Os 3 tipos de tijolos mais usados no Brasil

No Brasil existem uma variedade de tijolos no mercado. Com isso escolher o melhor tipo de tijolo usar se torna uma tarefa árdua. Eles não possuem apenas aparência diferente, mas ta(...)

• 05 de setembro de 2018

Recuperação de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

Na última segunda, falamos um pouco sobre manifestações patológicas em pavimentos asfálticos, hoje apresentaremos formas de solucionar esses terríveis problem(...)

• 03 de setembro de 2018

7 tipos de manifestações patológicas em pavimentos asfálticos

As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos podem acontecer por diversos fatores, como a falta de manutenção, projeto deficiente ou construç&(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia