Entenda as diferenças entre calhas e rufos

Entenda as diferenças entre calhas e rufos

12 junho, 2018

As calhas e rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção, mas você qual a diferença entre eles, e qual é a melhor escolha para sua obra? Hoje vamos explicar quais são as principais características desses materiais.

Calhas

As calhas são os canais responsáveis pela coleta das águas da chuva e que correm pelo telhado ou terraços das construções. Geralmente as calhas são produzidas em aço galvanizado, ou seja, são revestidas com camadas de zinco para evitar a corrosão.

As calhas podem variar conforme as características da edificação, e servem principalmente para evitar danos, como alagamentos, excesso de humidade e apodrecimento.

Também existem calhas de PVC, essa é a mais comum de encontrar em lojas de materiais de construção. Esse tipo de calha é muito prática na hora de limpar, mas elas não coletam um alto nível de água.

Já as calhas de alumínio, coletam bastante água e são mais sólidas e resistentes, esse modelo também possui um acabamento melhor, além disso podem receber tinta e não enferrujam.  Também existe a calha de piso, que são utilizadas para o escoamento de águas dos quintais e piscina.

Rufos

Os rufos são peças moldadas e fixadas em determinados pontos de uma residência e servem para impedir que a água infiltre nas paredes e muros.  Normalmente os rufos são fabricados com chapas metálicas e são fixados com rebites ou pregos, além disso há uma camada de argamassa na borda para garantir vedação.

Os rufos possuem vários modelos, entretanto os mais comuns são o pingadeira, o capa, e o interno e externo.

Uma boa dica para fazer a manutenção das calhas, é observar se elas funcionam com chuvas de alta intensidade, se o fluxo de água não correr corretamente pode haver obstrução por sujeira na calha.

No caso de rufos, verifique se não há manchas por humidade nas paredes, rufos mal instalados podem causar rachaduras na construção, fique atento!

• 14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

• 10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

• 24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)

• 11 de julho de 2018

Quais são as funções do CREA ?

A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, possui entidades em cada estado do Brasil e constituem a incorporação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agr(...)

• 03 de julho de 2018

Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

• 02 de julho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação