Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

15 janeiro, 2019

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tarde. Para isso, estão disponíveis no mercado diversos produtos impermeabilizantes e cabe ao engenheiro decidir qual é a melhor opção para a sua edificação.

Para ajudá-lo nessa missão iremos dar mais detalhes sobre os 3 principais sistemas de impermeabilização.

SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

Manta Asfáltica

Esse material está disponível no mercado de duas formas: placas de composto asfáltico e as membranas moldadas in loco

As placas de composto asfáltico são unidas no canteiro de obras, e possuem impermeabilização parcialmente aderida, por isso, caso haja defeitos a água tende a se alastrar sobre a manta e o vazamento pode surgir em região diversa da do furo.

Já as membranas moldadas in loco são feitas de um material líquido muito semelhante a tinta. Elas possuem maior poder de absorvição de deformidades pois são flexíveis, no entanto sua estrutura é mais frágil se comparada as placas de composto asfálticos.

Ambas necessitam de mão de obra especializada pois são muito difíceis de aplicar.

Argamassas Impermeáveis

Composta de polímero e cimento essa mistura é aplicada na forma líquida. Com a aplicação com a brocha ela forma uma camada espessa com aparência de cimento. A argamassa impermeável não é recomendada para áreas que podem haver trincas.

Pinturas

Esse sistema de impermeabilização geralmente é feito através de pinturas epóxi e acrílico, podendo ser realizada de outros compostos. Com aplicação mais difícil que a manta asfáltica, as pinturas também requerem mão de obra especializada.

É o sistema mais caro dos 3, porém a qualidade é infinitamente superior. Elas possuem alta durabilidade e boa capacidade de deformação. A pintura não pode ser feita em bases rugosas ou ásperas, elas exigem uma superfície lisa.

QUAL SISTEMA DE IMPERMEABIIZAÇÃO DEVO USAR?

- Superfícies de grandes dimensões: pintura ou manta asfáltica;

- Encontro entre vigas e pilares em edificações: pintura ou manta asfáltica;

- Ambientes com grande variação de temperatura: manta asfáltica.

CUIDADOS NA EXECUÇÃO

- Contrate mão de obra especializada;

- Realize teste hidráulico;

- Isole o local da impermeabilização;

- Verifique se área onde será aplicada está limpa.

Fonte: Engenheiro No Canteiro

• 12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

Com o avanço dos espaços urbanos, os sistemas de contenção têm se tornado cada vez mais necessários.  Eles fazem parte de grandes estruturas, tais como: s(...)

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 20 de julho de 2018

Detalhes do Sistema Drywall

O sistema drywall é composto por uma estrutura metálica de sustentação e placas que ficam em contato com meio externo, elas podem ser de madeira, material cimentício(...)

• 04 de julho de 2018

4 Materiais sustentáveis para sua construção

Atualmente materiais sustentáveis são elementos presentes na construção civil, conheça 8 opções sustentáveis para sua obra:Hidrocerâmica E(...)

• 07 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 2

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.Viga (ou feixe)Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um f(...)

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 28 de maio de 2018

Os drones podem melhorar a segurança e produtividade na sua obra

A cada ano que passa os drones são mais utilizados no canteiro de obras, principalmente para verificar as condições de infraestrutura e instalações das obras. No ano(...)

• 18 de abril de 2018
    Arquitetura

As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

• 12 de abril de 2018

Dicas básicas sobre impermeabilização

A impermeabilização é muito importante para evitar danos futuros com infiltração. Fazer o processo de impermeabilização corretamente e usar produtos de(...)

11 de abril de 2019

4 tipos de pontes que você precisa conhecer

Anos antes do nascimento de Cristo, as pontes já faziam parte do cotidiano das pessoas. Com o avanço da engenharia civil, quatro estruturas destacam-se, sendo elas:  ponte suspensa,(...)

15 de março de 2019

4 motivos para você investir em inspeção!

As inspeções de obras sempre são motivos de polêmica no mundo da construção civil. Entretanto, se forem feitas de maneira correta, podem trazer inúmeros(...)

12 de março de 2019

Os principais sistemas de contenção

07 de março de 2019

Saiba tudo sobre pavimento permeável!

Também conhecido como ecopavimento, a pavimentação permeável é um conjunto de técnicas para pavimentação de estradas, calçadas, cicl(...)