Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

15 janeiro, 2019

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tarde. Para isso, estão disponíveis no mercado diversos produtos impermeabilizantes e cabe ao engenheiro decidir qual é a melhor opção para a sua edificação.

Para ajudá-lo nessa missão iremos dar mais detalhes sobre os 3 principais sistemas de impermeabilização.

SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO

Manta Asfáltica

Esse material está disponível no mercado de duas formas: placas de composto asfáltico e as membranas moldadas in loco

As placas de composto asfáltico são unidas no canteiro de obras, e possuem impermeabilização parcialmente aderida, por isso, caso haja defeitos a água tende a se alastrar sobre a manta e o vazamento pode surgir em região diversa da do furo.

Já as membranas moldadas in loco são feitas de um material líquido muito semelhante a tinta. Elas possuem maior poder de absorvição de deformidades pois são flexíveis, no entanto sua estrutura é mais frágil se comparada as placas de composto asfálticos.

Ambas necessitam de mão de obra especializada pois são muito difíceis de aplicar.

Argamassas Impermeáveis

Composta de polímero e cimento essa mistura é aplicada na forma líquida. Com a aplicação com a brocha ela forma uma camada espessa com aparência de cimento. A argamassa impermeável não é recomendada para áreas que podem haver trincas.

Pinturas

Esse sistema de impermeabilização geralmente é feito através de pinturas epóxi e acrílico, podendo ser realizada de outros compostos. Com aplicação mais difícil que a manta asfáltica, as pinturas também requerem mão de obra especializada.

É o sistema mais caro dos 3, porém a qualidade é infinitamente superior. Elas possuem alta durabilidade e boa capacidade de deformação. A pintura não pode ser feita em bases rugosas ou ásperas, elas exigem uma superfície lisa.

QUAL SISTEMA DE IMPERMEABIIZAÇÃO DEVO USAR?

- Superfícies de grandes dimensões: pintura ou manta asfáltica;

- Encontro entre vigas e pilares em edificações: pintura ou manta asfáltica;

- Ambientes com grande variação de temperatura: manta asfáltica.

CUIDADOS NA EXECUÇÃO

- Contrate mão de obra especializada;

- Realize teste hidráulico;

- Isole o local da impermeabilização;

- Verifique se área onde será aplicada está limpa.

Fonte: Engenheiro No Canteiro

• 13 de setembro de 2018

Tipos de argamassa e suas aplicabilidades

Atualmente existem 3 tipos de argamassa disponíveis no mercado, elas são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa possui um emprego diferente e a escolha de qual usar inf(...)

• 07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

• 20 de julho de 2018

Detalhes do Sistema Drywall

O sistema drywall é composto por uma estrutura metálica de sustentação e placas que ficam em contato com meio externo, elas podem ser de madeira, material cimentício(...)

• 04 de julho de 2018

4 Materiais sustentáveis para sua construção

Atualmente materiais sustentáveis são elementos presentes na construção civil, conheça 8 opções sustentáveis para sua obra:Hidrocerâmica E(...)

• 07 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 2

Hoje iremos continuar a detalhar os sistemas estruturais existentes na construção civil.Viga (ou feixe)Originalmente é um sólido pedaço de madeira, parecido com um f(...)

• 05 de junho de 2018

Sistemas Estruturais - Parte 1

Hoje iremos detalhar mais sobre os sistemas estruturais existentes no mercado.Paredes de suporte de carga Esse tipo de parede carrega a carga de pisos e telhados acima e também seu própr(...)

• 28 de maio de 2018

Os drones podem melhorar a segurança e produtividade na sua obra

A cada ano que passa os drones são mais utilizados no canteiro de obras, principalmente para verificar as condições de infraestrutura e instalações das obras. No ano(...)

• 18 de abril de 2018
    Arquitetura

As 4 melhores obras de Antoni Gaúdi

O catalão Antoni Gaudí, é o mais famoso arquiteto espanhol.  Conhecido por misturar muitas cores e texturas nas construções, Antoni Gaudí tinha forte inf(...)

• 12 de abril de 2018

Dicas básicas sobre impermeabilização

A impermeabilização é muito importante para evitar danos futuros com infiltração. Fazer o processo de impermeabilização corretamente e usar produtos de(...)

• 30 de novembro de 2017

Conheça o Holedeck: sistema de laje que economiza mais concreto

Você já conhece o Holedeck? É um sistema de lajes inovador que gasta 55% menos de concreto que aquele usado há tempos nas construções.  COMO FUN(...)

24 de janeiro de 2019

Ponte importante em SP é interditada!

No último dia 23, a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê foi interditada, o motivo: um rompimento na viga de apoio.A falha fo(...)

22 de janeiro de 2019

O que é Retrofit ?

A palavra retrofit sempre aparece quando precisamos fazer uma reforma em um edifício ultrapassado, mas afinal, o que esse termo significa?O retrofit surgiu na Europa, continente que possui gran(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)