Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

04 junho, 2018

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execução da obra podem ser reduzidas em até 40 %.

Todas as obras precisam de uma quantidade mínima de aço, esses elementos podem ser produzidos de diversas formas, como soldados, laminados, perfis formados a frio, entre outros, são elementos aplicados no sistema construtivo do em aço.

Os principais meios de ligação utilizados entre os elementos de aço são soldas, parafusos, barras roscadas, como por exemplo os chumbadores. No canteiro de obras o parafuso é o mais utilizado, já nas fábricas a solda é o mais comum.  As ligações por solda são consideradas permanentes e resistem a tensões de tração, compreensão e cisalhamento, já as ligações por parafusos são caracterizadas como desmontáveis, e devem resistir a esforços de tração e cisalhamento.

A estruturas em aço possuem a vantagem de chegar prontas no canteiro de obras, onde serão montadas, esse processo acelera a execução do projeto. Além disso, as estruturas metálicas possuem versatilidade e flexibilidade, pois permitem ganho de espaço.

As construções em aço costumam  ser mais sustentáveis, pois esse material pode ser reciclado. Outra vantagem é a menor utilização de água e madeira nas construções. Como a construção com estruturas metálicas é mais rápida, o impacto ambiental causado pelo canteiro de obras também é menor.

Existem alguns cuidados que devemos tomar ao usar estruturas metálicas, o cálculo estrutural necessita ser preciso e também é necessário pensar na logística, pois as estruturas são grandes e chegam prontas no canteiro.

O custo das estruturas de aço possui um custo elevado, mas é preciso levar em consideração  que o gasto com mão de obra será menor e também existe economia de tempo. Os resíduos também são menores, sendo assim os gastos com limpeza também serão reduzidos.  Com menos tempo de obra, o investidor recebe seu retorno financeiro antecipadamente.

Fonte: AECweb

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 02 de julho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 2

Na última publicação, nós falamos sobre alguns cuidados que devemos tomar na montagem das estruturas metálicas, nesse post vamos continuar detalhando esse assunto, f(...)

• 29 de junho de 2018

Cuidados com Estruturas Metálicas - Parte 1

As estruturas metálicas requerem vários cuidados especiais, que vão desde da fabricação até a montagem. Nesta publicação vamos descrever o que v(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

1. Ademir 18 de dezembro, 2018 - 21h13

Gostei muito do artigo, trabalho com estrutura metálica em Curitiba, e sei como é importate ter sites com artigos relevantes sobre o assunto.. principalmente para esclarecer ao cliente.

Obs: posso colocar um link pra eseu site no meu?

Deixe sua resposta
  2. Daniel Oliveira 18 de setembro, 2018 - 15h09

Muito bom o artigo!!

Deixe sua resposta
15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

30 de novembro de 2018

O que é graute?

20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros