Entre em contato conosco

Fibras de Concreto

  • Fibras de  Concreto

Fibras de Concreto

06 novembro, 2018
Por : Instituto IDD
Comentários : 0

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural já com o concreto endurecido.

Com o desenvolvimento de pesquisas recentes, foram descobertos diversos tipos de fibras para o concreto, entretanto para que elas façam seu papel, as fibras precisam ser utilizadas de maneira adequada e deve contar com profissionais capacitados e habilitados. O uso incorreto da fibra pode causar danos irreversíveis e prejuízos.

A primeira coisa a se fazer é avaliar a obra considerando o processo executivo, as características físicas desejáveis do concreto, a disponibilidade da fibra escolhida no mercado e a relação custo benefício.

As fibras podem ser classificadas conforme sua aplicação ou pelo material que a constitui, veja a seguir essa classificação:

MATERIAL DE COMPOSIÇÃO E APLICAÇÃO DAS FIBRAS

As fibras podem ser fabricadas de:

- Aço;

- Vidro;

- Microfibras poliméricas (náilon ou polipropileno);

- Macrofibras poliméricas.

TIPOS DE FIBRA

Existem incontáveis tipos de fibra, porém, para exemplificar, trouxemos as principais:

Fibra sintética de vidro:

O objetivo principal dessa fibra é melhorar as características físicas do concreto. Ela possui a função de evitar a aparição de fissuras e microfissuras na superfície do concreto. A fibra sintética de vidro é recomendada somente para o concreto usinado. É comumente usada em pisos de concreto e em telas soldadas.  

 

 

Fibra de aço treliçado a frio:

Essa fibra possui uma excelente resistência a tração, por isso é geralmente usada como fibra estrutural. A fibra de aço treliçado a frio tem como objetivo substituir a armadura convencional ou parte dela.  A utilização dessa fibra pode melhorar a características mecânicas do concreto, aumentando também a impermeabilidade do mesmo.

Fibra de polipropileno

Feita de fitas ou laminetes de polipropileno, essas fibras também servem para melhorar as características mecânicas do concreto. São fácies de aplicar pois não se empola ou se aglomera durante a aplicação.  A fibra de polipropileno possui o benefício de ser inerte, ou seja, não se modifica ao passar do tempo.

 

 

Fibras de aço coladas

Normalmente usada em concreto projetado, tubos de concreto e elementos pré-fabricados, as fibras de aço coladas possuem características destinadas ao reforço estrutural.  O sistema dessas fibras evita que elas se aglomerem, garantindo assim uma boa homogeneização do concreto.

Fibras sintéticas nervuradas

Essas fibras possuem função estrutural. Fabricadas a partir de polipropileno aditivado, blendas de polipropileno ou polietileno aditivado.  Elas possuem grande resistência à tração.

 

Achou relevante essa informaçãoCompartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários!

Nos acompanhe também pelas redesFacebookLinkedinInstagram e Twitter.

Fonte: Civilização Engenheira 

EXPANDA SEU CONHECIMENTO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
  • 16 de agosto de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Reparos superficiais em estruturas de concreto

    Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

  • 18 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Saiba tudo sobre o concreto usinado!

    O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

  • 03 de julho de 2018
    Por: Instituto IDD

    Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

    O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

  • 20 de junho de 2018
    Por: Instituto IDD

    O que é Concreto Celular?

    O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

  • 29 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    3 Motivos para usar reforço estrutural com fibra de carbono

    O reforço estrutural aumenta a resistência das peças de concreto armado. Esse processo é indicado quando as construções, sendo novas ou antigas, estão s(...)

  • 17 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

    O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

  • 07 de maio de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Dicas importantes sobre estruturas de concreto armado

    Podendo ser usado em vários tipos de construções, o concreto armado é muito eficiente pois ele aproveita da melhor forma possível a resistência à compre(...)

  • 04 de maio de 2018
    Por: Instituto IDD

    5 fatores que causam rachaduras ou fissuras no concreto

    O concreto é um item essencial na construção civil, o material é feito a partir da mistura de areia, cimento, água e pedra brita. Por mais que seja resistente, o con(...)

  • 24 de abril de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Como fazer um telhado verde em uma laje de concreto

    Os telhados verdes são ótimas soluções para o meio ambiente, além de mudar a cara da sua residência, também melhoram a qualidade de vida dos usuá(...)

  • 16 de abril de 2018
    Engenharia Civil
    Por: Instituto IDD

    Vantagens e Desvantagens das Casas Pré-Moldadas de Concreto

    As casas pré-moldadas de concreto estão casa vez mais presentes na construção civil, por utilizar processos construtivos industrializados esse tipo de construç&atild(...)

Deixe seu comentário
  1. Seja o primeiro a comentar.
IDD NEWS
01 de novembro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

6 vantagens da laje nervurada.

Atualmente existem diversas opções para construção de lajes. Cada tipo de modelo proporciona um benefício diferente e implica em processos distintos.  No Brasil(...)

26 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tipos de fundações - Superficiais e Profundas

A função da fundação é absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo, por esse motivo elas devem possuir uma resist&(...)

17 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

5 princípios básicos do Lean Construction

O sistema de produção Lean Construction (ou Construção Enxuta em português) foi desenvolvido na década 1940 pela Toyota. Atualmente esse sistema é muito(...)

15 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018
Engenharia Civil
Por: Instituto IDD

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)

***1