O que é a norma de desempenho NBR 15575?

O que é a norma de desempenho NBR 15575?

16 maio, 2018

Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras e edificações.

A norma estabelece algumas exigências no quesito de conforto e qualidade, em cada um dos sistemas que compõem uma edificação: estrutura, vedações, pisos, instalações e coberturas.

A NBR 15575 é a primeira norma a tratar da qualidade dos produtos da construção civil, bem como sua utilização pelos consumidores, se tornando assim um dos principais indicadores de desempenho de uma edificação. Pela norma NBR 15575 é possível realizar a divisão correta das responsabilidades entre projetistas, construtores, usuários e até mesmo os fabricantes.

Existe alguns conceitos de desempenho contemplados pela NBR 15575, já que a norma estabelece critérios técnicos para o uso de uma edificação.  Em uma parede, por exemplo, a estrutura não pode apresentar rachaduras, tricas ou outras falhas após ser submetida a certo impacto. Há inúmeras outras situações que a norma de desempenho estabelece critérios, buscando sempre a melhor utilização possível por parte dos usuários. A norma também possui critérios em termos de sustentabilidade e habitabilidade.

Atualmente, existem vários testes de desempenho que visam se a norma foi ou não devidamente aplicada. Por exemplo no caso de pisos ou áreas descobertas, não pode haver infiltrações ou outros problemas. No isolamento acústico, são realizados testes de laboratório.

Por tanto podemos afirmar que a aplicação da norma se torna simples e efetiva para os profissionais da construção civil.

Fonte:  Total Cad

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

• 22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

• 18 de maio de 2018

Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

• 15 de maio de 2018

Você sabe o que faz um Tecnólogo em Construção de Edifícios?

O mercado de trabalho pede cada vez mais rapidez na formação profissional, por isso está se tornando muito comum as pessoas optarem por cursos superiores de tecnologia, esses curs(...)

• 10 de maio de 2018

4 novas tendências da construção civil

Já estamos na metade de 2018, porém o uso de determinadas tecnologias está em alta, vamos trazer para você algumas dessas tecnologias e como são usadas para melhorar (...)

• 09 de maio de 2018

Você sabe o que é Wood Frame?

Wood frame é um sistema de construção que utiliza principalmente painéis de madeira reflorestada, optar por este tipo de obra reduz o desperdício de material, o gast(...)

• 04 de maio de 2018

5 fatores que causam rachaduras ou fissuras no concreto

O concreto é um item essencial na construção civil, o material é feito a partir da mistura de areia, cimento, água e pedra brita. Por mais que seja resistente, o con(...)

• 20 de abril de 2018

Termos que todo engenheiro deve conhecer

No mundo da engenharia existe muitos termos, neste post nós vamos ensinar os significados de alguns deles, vem com a gente aprender! Agregado – Nome dado à areia (agregado mi&(...)

• 19 de abril de 2018
    Arquitetura

2 arquitetas que você precisa conhecer!

Atualmente mulheres são maioria nos cursos de arquitetura do país, entretanto alguns anos atrás não era exatamente o que acontecia, nesta publicação vamos dar(...)

• 13 de abril de 2018

Casas pequenas que são verdadeiras inspirações

A cada ano que passa, a população mundial só aumenta. É um desafio para os engenheiros e arquitetos encontrar soluções para este problema .Hoje o IDD New(...)

25 de maio de 2018

Os 4 edifícios mais altos do mundo!

Ao redor do mundo existem diversas construções de cair o queixo, com centenas de metros de altura, algumas edificações encantam por sua magnitude. Veja a seguir a lista dos(...)

24 de maio de 2018
Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

18 de maio de 2018

Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

17 de maio de 2018

Saiba mais sobre o uso do concreto reciclável

O conceito do concreto reciclável está em crescimento no mercado da construção, nesta publicação vamos falar mais sobre esse material, e quais vantagens da su(...)

15 de maio de 2018

Você sabe o que faz um Tecnólogo em Construção de Edifícios?