O que é a norma de desempenho NBR 15575?

O que é a norma de desempenho NBR 15575?

16 maio, 2018

Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras e edificações.

A norma estabelece algumas exigências no quesito de conforto e qualidade, em cada um dos sistemas que compõem uma edificação: estrutura, vedações, pisos, instalações e coberturas.

A NBR 15575 é a primeira norma a tratar da qualidade dos produtos da construção civil, bem como sua utilização pelos consumidores, se tornando assim um dos principais indicadores de desempenho de uma edificação. Pela norma NBR 15575 é possível realizar a divisão correta das responsabilidades entre projetistas, construtores, usuários e até mesmo os fabricantes.

Existe alguns conceitos de desempenho contemplados pela NBR 15575, já que a norma estabelece critérios técnicos para o uso de uma edificação.  Em uma parede, por exemplo, a estrutura não pode apresentar rachaduras, tricas ou outras falhas após ser submetida a certo impacto. Há inúmeras outras situações que a norma de desempenho estabelece critérios, buscando sempre a melhor utilização possível por parte dos usuários. A norma também possui critérios em termos de sustentabilidade e habitabilidade.

Atualmente, existem vários testes de desempenho que visam se a norma foi ou não devidamente aplicada. Por exemplo no caso de pisos ou áreas descobertas, não pode haver infiltrações ou outros problemas. No isolamento acústico, são realizados testes de laboratório.

Por tanto podemos afirmar que a aplicação da norma se torna simples e efetiva para os profissionais da construção civil.

Fonte:  Total Cad

15 de outubro de 2018

Uso dos gabiões na engenharia civil

Usado pelos egípcios e chineses na antiguidade e aprimorado no século XIX, os gabiões são altamente utilizados na engenharia até os dias atuais. Normalmente esse mat(...)

04 de outubro de 2018

Conheça as vantagens da laje de isopor!

Pensando em construir uma laje pré-fabricada? A laje de isopor pode ser uma ótima opção! Apesar de ser bastante vantajosa, as lajes de isopor não são muito co(...)

01 de outubro de 2018

Tipos de barragens mais usadas na engenharia

A função da barragem vai muito além de reter e controlar água.  Construídas sobre rios, córregos ou canais, essa estrutura é usada em hidroel&eacu(...)