O que é a norma de desempenho NBR 15575?

O que é a norma de desempenho NBR 15575?

16 maio, 2018

Em 2013 entrou em vigor a Nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575), ela veio com atualizações importantes que garantem a qualidade e a segurança das obras e edificações.

A norma estabelece algumas exigências no quesito de conforto e qualidade, em cada um dos sistemas que compõem uma edificação: estrutura, vedações, pisos, instalações e coberturas.

A NBR 15575 é a primeira norma a tratar da qualidade dos produtos da construção civil, bem como sua utilização pelos consumidores, se tornando assim um dos principais indicadores de desempenho de uma edificação. Pela norma NBR 15575 é possível realizar a divisão correta das responsabilidades entre projetistas, construtores, usuários e até mesmo os fabricantes.

Existe alguns conceitos de desempenho contemplados pela NBR 15575, já que a norma estabelece critérios técnicos para o uso de uma edificação.  Em uma parede, por exemplo, a estrutura não pode apresentar rachaduras, tricas ou outras falhas após ser submetida a certo impacto. Há inúmeras outras situações que a norma de desempenho estabelece critérios, buscando sempre a melhor utilização possível por parte dos usuários. A norma também possui critérios em termos de sustentabilidade e habitabilidade.

Atualmente, existem vários testes de desempenho que visam se a norma foi ou não devidamente aplicada. Por exemplo no caso de pisos ou áreas descobertas, não pode haver infiltrações ou outros problemas. No isolamento acústico, são realizados testes de laboratório.

Por tanto podemos afirmar que a aplicação da norma se torna simples e efetiva para os profissionais da construção civil.

Fonte:  Total Cad

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

• 26 de junho de 2018

Normas Regulamentadoras para Construção Civil

As Normas Reguladoras (NR) são um conjunto de regras, requisitos e instruções relativas à segurança do trabalho. Ao todo são 36 NRs definidas pelo Minist&eacu(...)

• 20 de junho de 2018

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais caracter(...)

• 04 de junho de 2018

Estruturas Metálicas - O que você precisa saber

As estruturas metálicas são muito utilizadas na construção civil, elas aumentam a produtividade e velocidade da obra.  Se comparado com a alvenaria, o tempo de execu&c(...)

• 24 de maio de 2018
    Arquitetura

Lista de comandos no AUTOCAD que todos os engenheiros precisam saber!

O AUTOCAD é um software essencial na vida dos engenheiros, porém o que muitas pessoas não sabem é que o trabalho pode ficar ainda mais eficiente se você souber alguns(...)

• 22 de maio de 2018

5 sites que todo estudante de exatas precisa conhecer!

Todos sabemos que a vida dos estudantes de exatas não é fácil, por mais que você já esteja na pós-graduação, aquelas dúvidas básica(...)

• 18 de maio de 2018

Palavras comuns que possuem outros significados para engenheiros!

Na engenharia existe diversos termos que são usados no canteiro de obras, veja abaixo alguns exemplos de termos feitos a partir de palavras comuns:- Banheiro seco: O banheiro seco é uma (...)

• 15 de maio de 2018

Você sabe o que faz um Tecnólogo em Construção de Edifícios?

O mercado de trabalho pede cada vez mais rapidez na formação profissional, por isso está se tornando muito comum as pessoas optarem por cursos superiores de tecnologia, esses curs(...)

• 10 de maio de 2018

4 novas tendências da construção civil

Já estamos na metade de 2018, porém o uso de determinadas tecnologias está em alta, vamos trazer para você algumas dessas tecnologias e como são usadas para melhorar (...)

14 de agosto de 2018

Protensão no caso de pontes

A protensão é uma técnica utilizada para construir a maioria das pontes e viadutos de concreto. Esse processo é caracterizado pelo emprego de elementos estruturais de concr(...)

10 de agosto de 2018

As mais incríveis obras de Renzo Piano

Italiano, nascido em Gênova em 1937, Renzo Piano é um dos mais brilhantes arquitetos da atualidade. As construções de Piano misturam um estilo high-tech com elementos de mis(...)

07 de agosto de 2018

Tire suas dúvidas sobre seguro de obra

Por mais que a obra tenha sido bem planejada e bem executada, ninguém está livre de eventualidades. Para isso existe a modalidade de garantia contratual pelo seguro de obra. Nesta public(...)

02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

30 de julho de 2018

Você conhece as vantagens do uso da régua vibratória? Nós te contamos!

Se você já procurou alternativas para otimizar o tempo na sua construção, deve ter se deparado com a régua vibratória. Nesta publicação nó(...)

24 de julho de 2018

Conheça os tipos de estacas para fundação

Hoje iremos discutir os principais tipos de estacas usadas no universo da construção civil. As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos(...)