O que é Concreto Celular?

O que é Concreto Celular?

20 junho, 2018

O concreto celular é um concreto denominado leve que se caracteriza bastante por ser espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.  Uma das principais características do concreto celular é a capacidade de controlar a densidade, que é alcançada por meio da adição de quantidade calculada de espuma na mistura de água e cimento, podendo conter ou não, areia ou outro tipo de agregado.

No lugar da espuma, pode ser acrescentado um aditivo que sirva de agente expansor na mistura.  Deste modo, a densidade do concreto celular é muito menor que a do concreto convencional, ficando em torno de 300 a 1920 kg/m³, enquanto a do convencional varia de 2300 a 2500kg/m³.

Por ter essas características, o concreto celular pode ser usado para bloco, com a finalidade de vedar vãos e preencher lajes. Quando armado, pode ser utilizado com parede e laje.

Vantagens do Concreto Celular

Desvantagens do Concreto Celular

- Leveza

- Ótimo desempenho térmico;

- Ótimo desempenho acústico;

- Redução de quantidade de concreto;

- Redução de custos totais;

- Resistência ao fogo.

- Perda de desempenho;

- Baixo módulo de elasticidade;

- Maior custo de produção.

Fonte: Escola Engenharia

• 20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

Uma das mais relevantes partes da engenharia é a pavimentação.  Vários engenheiros ao redor do mundo criaram estradas incríveis e ao mesmo tempo assustadoras. N(...)

• 18 de dezembro de 2018
    Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

Embora presente com mais intensidade há aproximadamente 20 anos, essa manifestação patológica ainda ocorre de forma esporádica em algumas edificações. (...)

• 30 de novembro de 2018

O que é graute?

Você sabe o que é e para que serve um graute? O graute é um tipo especifico de cimento ou argamassa de alta resistência, usada para preencher espaços vazios. O objetiv(...)

• 06 de novembro de 2018

Fibras de Concreto

As fibras possuem o poder de melhorar diversas características do concreto, que vão desde sua trabalhabilidade no estado fresco, na fase de cura e no aumento da capacidade estrutural j&a(...)

• 20 de setembro de 2018

3 tecnologias que facilitam a vida do engenheiro civil

Cada vez mais a tecnologia vem transformado a maneira que vivemos, na construção civil isso não é diferente. A cada ano várias novidades são lançadas n(...)

• 16 de agosto de 2018

Reparos superficiais em estruturas de concreto

Corrosão em estruturas de concreto são muito comuns.  Essa manifestação patológica acontece devido algumas falhas de concretagem, erros na mistura, adensamento (...)

• 02 de agosto de 2018

Averbação de imóveis - Tudo o que você precisa saber!

A averbação são todas as alterações que ocorrem no registro do imóvel, é o histórico de modificações já realizadas na propr(...)

• 18 de julho de 2018

Saiba tudo sobre o concreto usinado!

O concreto usinado é um tipo de concreto que é produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. O concreto usinado poss(...)

• 03 de julho de 2018

Diferenças entre concreto armado e concreto protendido

O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência &agrav(...)

• 28 de junho de 2018

Tudo que você precisa saber sobre fundação radier!

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Po(...)

1. Hiagno 04 de setembro, 2018 - 22h13

Excelente artigo, o concreto celular pode ser usado em sistemas construtivos como paredes de concreto?

Deixe sua resposta
    • IDD 05 de setembro, 2018 - 14h18

Obrigado Hiagno! O concreto celular pode ser usado na composição de paredes sim. Porém não é recomendado para estruturas armadas muito robustas.

Deixe sua resposta
15 de janeiro de 2019

Escolha o melhor Sistema de Impermeabilização para sua obra!

O excesso de água é um dos maiores inimigos de uma construção. Podendo ocasionar mofo, manchas na pintura, entre outros, a umidade precisa ser combatida antes que seja tard(...)

11 de janeiro de 2019

5 tendências para Engenharia Civil em 2019

Não é de hoje que a tecnologia está presente no canteiro de obras, algumas ferramentas já estão sempre amplamente usadas, o drone é um exemplo disso. Esses ve(...)

20 de dezembro de 2018

5 estradas pelo mundo que são incrivelmente perigosas!

18 de dezembro de 2018
Por: Alexandre Britez

Por que as paredes estouram?

30 de novembro de 2018

O que é graute?

20 de novembro de 2018

Detalhes sobre o desabamento na Marginal Pinheiros